Lembranšas
Carteiras dos anos 80

Hoje iremos falar de algo que com certeza muitos que viveram nos anos 80 irão lembrar, as carteiras dos anos 80.

Essas carteiras viraram uma verdadeira “febre” guardadas em suas calças de cores New Wave em que B-52’s e DEVO dominavam as lojas de discos, no jeans e calças de moletom com muito New Order e Depeche Mode tocando em nossos Walkman’s , ou mesmo nas jaquetas de veludo com “pele de carneiro” quando Noel e Information Society invadiam as pistas de dança.

Apesar de esta moda ter sido originada principalmente pelas marcas de Surf e Skate, podemos voltar em média dois anos atrás e lembrar que uma marca de esportes em geral também vendeu bastante essas carteiras, que foi a TIGER. Quem é que não se lembra de algum colega de escola que tinha uma bolsa da TIGER? E já naquela época os materiais falsificados corriam solto, sendo que era muito comum ver bolsas com este nome ter o logotipo com 2 listras, ora com 3 listras, uma forma que podíamos distinguir claramente a falsificação da marca.

Foi muito vendida as carteiras da TIGER com o famoso velcro. O som de colar e descolar velcro, era quase que uma ostentação para que os outros ouvissem e vissem , quem tinha uma carteira daquelas.



Com a chegada mais forte do estilo New Wave no Brasil em meados de 80, as marcas de Surf e Skate atacaram forte nas vendas destas carteiras.

A marca FICO já fazia sucesso com suas mochilas e vendeu muito essas carteiras, era muito comum algum colega tirar do bolso uma carteira de velcro azul e a chance de ser da marca FICO era enorme.

E para quem acha que essa moda foi só coisa de menino, está enganado! As meninas também adoravam essas carteiras, tanto que uma das marcas prediletas delas nos anos 80 era a Pakalolo e vendeu horrores. Aliás, as lojas da Pakalolo aos sábados pareciam uma verdadeira queima de estoque que hoje vemos na TV.

A marca Cairê também teve seu destaque nessas carteiras, o que me lembra também a marca COMPANY que era mais utilizada no Rio de Janeiro e a famosa marca Ocean Pacific – OP, com suas carteiras emborrachadas e os modelos tradicionais.

A Hawaiian Dreams (HD), aproveitou a moda das jaquetas de veludo com ou sem “pele de carneiro” e lançou sua linha de carteiras de veludo que eram muito bonitas.

Neste meio tempo, apareceram carteiras “genéricas” que variavam de desenhos da Disney, personagens de filme da época, como: Robo Cop, Gremlins e muitas outras coisas, já com uma qualidade inferior. Todavia, foi possível atingir as mais variadas classes sociais para obter uma carteira desse tipo.

Foram diversas marcas além das citadas, como: Hang Loose, Lightning Bolt, Ron Jon, K&K, Hang Ten, Quiksilver, 775, Town & Country, e muitas outras. Além das marcas locais de Surf Shop da região.

Não posso deixar de citar algumas coisas que fazíamos com estas carteiras:

- Colocar um cartão nada a ver dentro, que nem de crédito ou débito era.

- Encher com papel para ela ficar “recheada” e fazermos uma média para as meninas. Rs

- Passar um bom tempo destacando os passes escolares e colocar naquele compartimento da frente.

- E quem nunca escondeu uma ficha de fliperama ou recadinho de amor naqueles compartimentos secretos. Rsrs

Essas carteiras com certeza ficarão na lembrança de muitas pessoas.

 

 

Vanderlei Schiavolin