Lembranšas
Chocolates dos anos 80

Vamos relembrar alguns dos chocolates mais famosos dos anos 80! Lançados na própria década ou imortalizados por ela!

Aposto que o primeiro que veio na cabeça de vocês foi o Chocolate Surpresa... Pois é! Não tem como não se lembrar da curiosidade ao abrir a sua embalagem! Lançado pela Nestlé em 1983, vinha com cartões ilustrando fotos e explicações sobre diferentes animais. Conseguia juntar o prazer de um saboroso chocolate em barra com um bicho estampado em alto-relevo com informação e curiosidades (nome popular, família, nome científico, habitat,hábitos alimentares, etc). A cada ano era lançado um álbum que, para ser adquirido, bastava enviar uma carta à Nestlé com três embalagens vazias! Todos os álbuns eram compostos de trinta cartões, com exceção do primeiro, que teve apenas vinte.

Olhem só:
1983 Animais de todo o mundo
1984 Animais do Pantanal
1985 Maravilhas do mar
1986 Animais da Amazônia
1987 A fantástica Mata Atlântica
1988 Litoral e ilhas oceânicas
1989 Campos e cerrados
1991 Sertões
1992 Cães de raça
1993 Dinossauros
1995 Viagem surpresa ao fundo do mar
1998 Viagem espacial
1999 Shows da Natureza
2000 Guia dos curiosos

Também do ano de 1983: o chocolate KROT com amendoim, que em 2003 passou a se chamar SHOT da Lacta.

Seguindo essa mudança de nomes: KRI (o “Chocolate do Barulho” com leite e flocos de arroz): Crocante, mais tarde mudou o nome para Crunch, mas muitos (inclusive eu!) gostariam de ver de volta a versão original...

Por falar em versão original... Lollo “o chocolate fofinho da Nestlé”: Lançado em 1982 e inesquecível pelo personagem: uma barra de chocolate charmosa e rechonchuda! Para nossa tristeza, em 1992 ele passou a se chamar Milkbar e só vinha na caixinha de bombons Especialidades... (criada em 1988). Mas, finalmente, ele voltou em 2012 e com o mesmo formato e receita anterior!

Alguns chocolates, originalmente, anos 80 e que continuam firmes e fortes até hoje:

Suuuuuuuuflaaaair (Suflair): Lançado em 1980 e como não existia chocolate areado no Brasil e ninguém sabia exatamente o que era isso, quando ele chegou foi uma loucura!

Charge (1985) recheado com amendoim e caramelo, super macio e saboroso...

Lacta Amaro (1986), chocolate com 43% de cacau.

Outros que integraram os anos 80 e que continuam até hoje mas com mudanças na embalagem...

Diplomata: com castanhas e toque de mel... perdeu a embalagem chique que parecia uma barra de ouro... snif...

Galak (chocolate branco): em formato igual ao do Chocolate Surpresa com embalagem ilustrando bichinhos fofinhos bebendo leite!

Agora, alguns lançados em anos anteriores, mas, imortalizados pela década 80 e continuam:

Direto do ano de 1974: O que é o “leite condensado ca-ra-me-li-za-do coberto com flocos crocantes e o deliciosoooooo chocolate Nestlé”? Definição que marca o chocolate Chokito por anos e segue no mercado.

Criado em 1938 e batizado simplesmente de Chocolate Lacta: o primeiro chocolate com crocante. Diamante negro: Homenagem a Leônidas da Silva, famoso jogador da Seleção Brasileira, pertencente ao São Paulo Futebol Clube, apelidado dessa forma pela imprensa paulista. O chocolate adotou o símbolo do diamante estilizado em sua embalagem.

A marca PAN tinha as bolinhas que conhaque que vendem até hoje e continuam caras. RS

Prestígio (1961): chocolate com coco, eterno!

Toblerone: chocolate suíço com mel e nougat de amêndoas... hummm...

Sensação: Morango, Laranja, Limão e Coco. Hoje é apenas encontrado no sabor morango... buáááá...

Chegou a hora do mais polêmico: Cigarrinhos de chocolate! Fabricados pela Pan, com embalagem que permaneceu inalterada de 1952 a 1996, ano em que foi considerada “politicamente incorreta”, por supostamente “incentivar o tabagismo”, foi modificada no detalhe da mão do menino (neste momento fazendo sinal de “jóinha” e alteração no nome: Rolinhos de Chocolate...). Detalhe: o próprio garoto que a ilustrava, Paulinho Pompéia (ator, professor e apresentador do Telecurso 2000) nunca fumou!

O que nunca vai mudar: Criança é criança e todo mundo sabia que não se tratava de fumar de verdade, apenas brincar de gente grande... Sem dúvida, foram moda nos anos 80 e marcaram toda uma geração! Atualmente (tamanha a “loucura") se transformaram em Chocolápis...

Também da Pan e eternizadas nos anos 80: Moedas de chocolate: estampadas com o número 1 na frente, são produzidas até hoje e continuam com forte apelo devido à embalagem.

Nesse formato, quase lembrando moedas, Croquete: Um tubo na cor vermelha, de papelão grosso e tampa de plástico, com pastilhas de chocolate ao leite que vinham embrulhadinhas uma a uma, em papel laminado... Derretiam na boca... Não tem como esquecer!

Chocolate Stik que hoje leva o nome de “Stikadinho”.

Nessa onda de formatos diferentes: K-chuva (Guarda-chuvinha de chocolate da marca Evelyn): De sabor meio que duvidoso, era baratinho e fazia o maior sucesso! O desafio era tirar a embalagem sem quebrar a pontinha! rs

Sem esquecer do chocolate Baton, na época, somente na versão ao leite...

Alguns que fizeram história e que, infelizmente, sumiram:

Cad-lac (Lacta): Igual ao Kit-Kat (importação iniciada pela Nestlé em 94)... só que com 2 partes...

Rocky (Nestlé) concorrente do Bis da Lacta, em formato um pouquinho maior.

Mach (Nestlé) com leite e amendoim, lançado em 84 para competir com o KROT da Lacta.

Sem Parar – Eram bolinhas de chocolate com um tipo de cereal que lembra muito o Nescau Ball nos dias de hoje.

Nucita – Um creme de chocolate com avelã onde a empresa chegou no Brasil em 1957. Nos anos 80 seu gosto lembrava muito o Nutella, infelizmente hoje em dia perdeu o gosto que tinha.

Por fim, a marca Sönksen que foi uma das mais antigas e teve sua primeira fábrica em 1888 no século XIX em São Paulo, mais precisamente na Rua Vergueiro.
A história da Sönksen é muito interessante, depois de passar por várias coisas boas e ruins, teve seu final em 1983. Aqueles que pegaram o começo dos anos 80 devem se lembrar. Era um chocolate mais artesanal e de ótima qualidade. Ficou conhecido nos anos 80 com os tabletes Urso Branco e Urso Marrom, uma verdadeira delícia!

Damaris Aranha