Lembranšas
Utilidades Domésticas dos anos 80 na Cozinha

Muitas das coisas que usamos na cozinha hoje em dia já eram bastante utilizados na década de 80 ou surgiram nessa década. Embora a tecnologia de hoje tenha avançado bastante, muitos aparelhos ainda podem ser encontrados por aí. Em uma época em que não existia a Internet, os utensílios domésticos se popularizavam através de feiras e grandes eventos, como a UD, famosa feira de Utilidades Domésticas que surgiram na década de 60, mas que se tornaram importantes nos anos 80 devido a alguns lançamentos que revolucionaram essa época, como o microondas e os primeiros computadores de uso pessoal. Irei apresentar alguns aparelhos famosos na época:

Tostex: Um dos aparelhos que mais usamos nas tardes, quando queríamos fazer um sanduíche rápido. Os lanches ficavam mais saborosos quando esquentados sob o fogão e eram usadas essas sanduicheiras.

Magiclick: Esse era o famoso que vinha na caixa escrito "Garantia de 104 anos", lógico que não durava nem 4 anos se usado muito. Ainda mais quando nós brincávamos com ele naqueles Magiclick com formato de revólver de brinquedo.


Regador Girafa: Lançado nos anos 80 pela empresa Astra, este recipiente era utilizado para regar as plantas que as pessoas deixavam no jardim e nas cozinhas.

Girapotes: Conjunto de cinco potes que formavam um círculo quando colocados lado a lado. Ficavam sob uma bandeja giratória e tinha várias utilidades.

Jogo de Marmitas: Lançado em 1985, o jogo de marmitas continha 3 peças que podiam ser empilhadas e transportadas por uma alça que unia.

Esses são alguns dos utensílios domésticos utilizados na cozinha nos anos 80, e, você lembra delas?

Potes de mantimentos: Quem é que não se lembra daqueles potes de mantimentos de vários tamanhos. Alguns até vendiam um dentro do outro. Era muito útil para armazenar arroz, feijão e até mesmo açúcar nos famosos sacos de 5Kg que vendiam naquela época no mercado.

Mesa de cozinha que aumentava: Isso mesmo, recebeu visitas? É só aumentar a mesa. A maioria delas era só abrir a mesa e colocar a parte "adicional" que vinha na parte debaixo. Algumas mesas também tinham essa "extensão" nas pontas. Era só puxar um tipo de cano e colocar as partes adicionais. Com certeza era bem utilizada aos domingos nos almoços com as famílias enquanto passava Domingo no Parque patrocinado pelo Tênis Montreal. rsrs

Majipack: Esse foi uma febre das donas de casa dos anos 80, o famoso filme em PVC que segurava tudo (ou quase tudo). Tinha até nos mercados as expositoras que colocavam copos com água de ponta cabeça e todos ficavam admirados. Esse produto fez uma grande parceria com o Tuppeware, que era só uma questão de tempo para as tampas quebrarem ou se perderem.

Chaleira e Leiteira que apitavam: Uma verdadeira mão na roda para as donas de casa onde podiam se preocupar com outras tarefas.

Exaustor de parede: Ao contrário do que vemos hoje na grande maioria das casas, naquela época era necessário abrir um buraco enorme na parede para colocar o exaustor na cozinha. A grande maioria tinha uma luz vermelha na ponta que parecia mais um avião.

Cortina de plástico: Apesar de ser algo mais antigo, nos anos 80 era possível achar em algumas casas aquelas cortinas de plástico na entrada das cozinhas.

Lâmpada fluorescente: É certo dizer que essa lâmpada surgiu no mercado mais precisamente em 1938, mas no Brasil nos anos 80 foi a coziha que na maioria das vezes essa lãmpada inaugurou diversos lares.

ODD: Sem dúvida um dos detergentes mais famosos nos anos 80.

Furador de azeitona: Isso mesmo, existiu um aparelho que era destinado somente para este uso. Era parecido com um quebra nozes mas tinha uma ponta. Nele você tirava o caroço da azeitona, assim como existu o cortador de ovos. O ovo cozido ficava em um encaixe e tinha uma parte de de aço que faziam fatias de ovos cozidos.

Ralador de queijos: Outro utensílio que apesar de ter sido fabricado bem antes, era muito utilizado nos anos 80. Seja aquele manual de segurar o queijo com a mão ou outro modelo com manivela.

Tampinha de plástico para o refrigerante:
Ainda existe, mas na atualidade é até raro achar um abridor em algumas cozinhas, imagine então aquelas tampinhas de plásticos que colocávamos após beber um refrigerante, sendo que atualmente os refrigerantes em garrafas de plástico não precisam mais. Aquilo segurava o gás, tanto que muitas vezes vazia um enorme barulho ao abrir.

Copos Duralex: O famoso jogo de copos cobiçado pelas donas de casa e também tinham vasilhas para ir ao forno.

Vidros de Toddy e de Requeijão:Para os mais novos, sim...existiu Toddy em vidro e copos de vidro de Requeijão. Foram de grande utilidade para guardar os mais diversos tipos de alimentos e coisas na cozinha. Algumas garagens das casas também era muito comum vermos os vidros de Toddy com pregos e parafusos guardados. rsrs Os copos de requeijão eram muitos utilizados como copos e se formos ver, até hoje são utilizados.

Filtro de barro: Por mais que exista a tecnologia, nada mais gostoso de se tomar água naqueles filtros, ainda mais se fosse com um copo de virdro da Geléia de Mocotó Colombo. ;)

Saia de botijão de gás: Foi muito utilizado nos anos 80, servia para decorar o botijão e evitar a sujeira. Na época as pessoas faziam até costuras personalizadas com essa arte que praticamente acabou.

Microondas: Embora o microondas tenha surgido na década de 40, foi só em 1985 que ele chegou por aqui. Com um design moderno e diferente, foi uma verdadeira revolução quando chegou por aqui. Foi um dos produtos lançados na grandes feiras de UD naquele ano.

Esses são alguns dos utensílios domésticos utilizados na cozinha nos anos 80, e, você lembra delas?

 

Reynaldo Rivero e Vanderlei Schiavolin