Lembranças
Cozinhas - Parte II




Para muita gente, viver em pleno anos 80 era sinônimo de inovação, com muitas novidades tecnológicas e muitos equipamentos sendo produzidos para facilitar a vida das pessoas. Feiras como a UD no Anhembi atraiam milhares de pessoas em busca de novidades. Em continuação aos equipamentos que encontrávamos nas cozinhas dos anos 80, trazemos aqui alguns exemplos do que encontrávamos naquela época na maioria das casas:

-MESA: nos mais diversos formatos, a mesa retangular era a mais comum e geralmente acomodava a família, um dos modelos que fez muito sucesso, era aquele que tinha uma parte que ficava embaixo que permitia ampliar a mesa, depedendo do número de convidados para o almoço familiar de domingo, quando as famílias se reuniam para almoçar juntas e as cozinhas eram grandes pois a maioria morava em casas e não em apartamentos como hoje em dia, era um momento de reunião familiar.

-GELADEIRAS: Entre os vários modelos de geladeira e mini-bar (já famosos na época), tínhamos as da marca ETERNY de 50 litros, muito usado na época pois guardava o estritamente necessário e também havia os da marca PROSDÓCIMO e os da extinta marca CLÍMAX.

A BRASTEMP lançava um modelo super famoso (Brastemp BRJ-44D), o qual substituiu o modelo redondo Brastemp Príncipe. Uma outra marca super conhecida eram os da empresa General Eletric. Famosa marca de eletrodomésticos, era comum toda residência possuir um equipamento dela.

Como curiosidade, a General Eletric mantinha um pequeno clube para os seus funcionários em Santo André, que logo depois da saída da Empresa do ABC foi comprada pela prefeitura e aberta para o público com o nome de G.E. (Atual parque Celso Daniel). Até hoje é comum os trintões o chamarem pelo nome de G.E.


-ARMÁRIOS: presentes nas cozinhas em diferentes formatos e modelos, geralmente eram bem coloridos e raramente eram embutidos como os armários atuais. Os vermelhos eram os mais famosos, mas também tinham amarelos e azuis, entre outras cores que viraram moda na época. A maioria deles era de ferro. Além disso, podiam ser trocados a qualquer momento devido a sua praticidade.

-TELEVISÃO: embora já tenhamos falado das televisões, podemos fazer uma menção às televisões de tubo que geralmente faziam parte nas cozinhas. Aquela mini-TV com rádio que vinha do Paraguai, populou várias cozinhas nos anos 80.

-FOGÃO: um dos ítens mais controversos, os fogões dos anos 80 eram enormes e super pesados para se carregar. Muitos tinha aquelas abas laterais, na época de cozinhas grandes. Abastecidos com gás de bujão, os fogões da época tinham uma tampa que após o uso poderia fechar o fogão e tampá-lo. A marca mais famosa na época era a da Brastemp.





 

Reynaldo Rivero