Lembranšas
Cozinhas de brinquedo dos anos 80

Como é bom recordarmos os momentos mágicos da nossa infância!!

Hoje vamos brincar de casinha! Vamos lembrar as cozinhas de brinquedo que todas as meninas tinham quando eram crianças. Eu digo que todas tinham, pois existiam cozinhas de vários modelos e preços, desde os mais baratos até as importadas mais caras.

Aliás, quando não tínhamos as cozinhas prontas, nós improvisávamos e bastavam alguns baldes de cabeça pra baixo, algumas tábuas e caixas e pronto, nossa cozinha estava pronta. Mas claro que as compradas eram sempre as mais desejadas.

Vamos falar das mais baratas que eram as feitas de lata e as de madeira que eram vendidas geralmente nas feiras livres.

As cozinhas de metal eram geralmente feitas de lata de óleo e lata de refrigerante. Essas latas eram cortadas e torcidas com alicate e os detalhes finais eram pintados no metal. Ás vezes o artista não era tão caprichoso e não pintava o verso do metal, ai dava até pra ver a marca do óleo.

Já as de madeira davam mais trabalho, pois as peças de madeira eram cortadas em pedacinhos bem pequenos, depois lixados, colados e pintados. Até os detalhes como os puxadores dos armários eram de madeira também. As cadeirinhas eram um charme a parte, algumas com detalhes tão reais que pareciam de verdade.

Com certeza, tanto a de lata como a de madeira eram feitas por artistas, que naquele tempo não eram tão valorizados como hoje, pois lá nos 80 era comum fazer trabalhos manuais.

Outras que faziam muito sucesso eram as de plástico vendidas em lojas de brinquedo. Lembro que todas as marcas famosas tinham essas cozinhas e geralmente eram cor-de-rosa.

Claro que os acessórios eram de extrema importância, pois do que valia uma cozinha sem panelas, pratos e talheres? Haviam muitos modelos diferentes e de vários materiais, mas os mais usados eram os de plástico. Vendiam o jogo completo de pratinhos, xícaras e panelinhas, até os talheres eram perfeitos.

Lembro que um dos melhores presentes que ganhei foi um mini carrinho de mercado com várias miniaturas imitando mantimentos. Era o máximo, tinha caixa de sabão em pó, leite, óleo, pão, enfim, tudo que a gente usava na cozinha.

Mas o sonho de consumo de todas as meninas eram as cozinhas em tamanho real, lembro que minha prima tinha uma casinha de madeira no quintal e tudo lá dentro era do nosso tamanho e a cozinha tinha tudo,fogão, geladeira, pia e mesa com cadeiras!!! Pra mim aquilo era uma mansão, mas não passava de 4 metros quadrados.

Valeu pessoal, até a próxima!!!!

 

 

 

Ivana Fevereiro