Lembranšas
Disco Picture

Quem viveu na década de 80 sabe que o disco de vinil imperou, mesmo com a criação do CD nos anos 80, que apesar de ser um dos maiores avanços da era áudio, ainda o custo era bem caro, e por isso a maioria das pessoas compravam e colecionavam os tradicionais “bolachões”.

Quem era muito fã de alguma banda, procurava comprar também os singles de cada álbum lançado e tinha também uma novidade que se tornou o maior sonho de consumo de qualquer fã: o famoso “Picture Disc”.

Para quem não conhece, o “Picture Disc” é um disco que vem com imagens impressas no próprio vinil, a sua maioria singles de 7”, geralmente com 01 ou 2 faixas por lado.

Foram produzidos também Picture Discs de álbuns inteiros, são belíssimos, na minha opinião uma verdadeira obra de arte. Infelizmente acabam sendo somente objetos de coleção mesmo, pois eles são super frágeis, só de olhar pra eles, já riscam rs.

Muitos colecionadores especializados afirmam que as prensagens americanas eram muito ruins, tanto o som quanto o material do vinil, que arranhava muito mais fácil. Já eles são unânimes em dizer que os Picture Discs europeus são os melhores.

As gravadoras costumam presentear os fãs em edições comemorativas de grandes álbuns, como é o caso de “Thriller”, do Michael Jackson, o álbum mais vendido da história que completou 25 anos em 2008 e ganhou uma edição Picture Disc pra lá de especial.

A maioria dos Pictures são edições limitadas e possuem uma Artwork exclusiva para esse tipo de formato, ou seja, acaba dando um gostinho a mais para garimparmos, portanto preparem o bolso, pois não vai sair barato.

Lembrando que, para quem tiver curiosidade, todo sábado na festa do Projeto Autobahn são expostos diversos Picture Discs, na cabine de som, sempre com discos das melhores bandas e artistas, como Kraftwerk, Depeche Mode, Smiths, New Order, Madonna, entre tantos outros, vale a pena conferir.

Carlos Simões