Lembranšas

Doces Lembranças


Esta semana estréia no site a mais nova seção onde englobará desde doces, chocolates á figurinhas a todo o tipo de lembrança que nos remete a cultura dos anos 80, para começar vamos falar sobre os doces da época que alguns são comercializados até hoje, mas é algo que deixou saudades e água na boca até os dias de hoje.

Começando, quem não se lembra do Minichicletes Adams, chamava atenção por vir num saquinho com um desenho de um boneco rindo, os chicletinhos tinham quatro cores diferentes no sabor tutti-frutti e era praticamente impossível não virar o pacotinho inteiro de uma só vez. Já os chicletes Adams, são mais antigos, e foi bem vendido nos anos 80, vinha em duas embalagens no tamanho grande e pequeno, com duas unidades sempre, nos sabores, hortelã de caixinha amarela, menta de caixinha verde e o tutti-frutii de caixinha rosa, o de sabor frutas apenas existia na versão grande, onde a caixa era toda colorida.

O chiclete Ploc Monters, vinha com tranfers de monstros relacionado a um nome, era engraçado encontrar seu nome com a cara do monstro.

Outro sucesso da época é o chiclete Bubbaloo, surgiu no Brasil em 1981, o sabor de tutii - frutti foi o primeiro a ser lançado, logo depois vieram os sabores hortelã e morango.

Entre os pirulitos, o Dipn’lik, era o mais procurado, porque alem do pirulito, ele vinha num saquinho com um pó dentro nos sabores uva, laranja e cereja, foi uma febre na época.

O Pirocóptero vinha com uma hélice de plástico, quando o pirulito acabava, era só encaixá-lo no cabinho e partir para a brincadeira.

A hora mais divertida da escola, para muitos era à hora do recreio, hora de brincar e abrir a lancheira e saborear delicias como o lanchinho Mirabel, eram biscoitos pequenos que vinha nos sabores, limão, baunilha, morango e chocolate.

“Outro biscoito muito conhecido da época foi o dos Monstrinhos Creck, os biscoitos já vinham mordidos da fábrica, com os dizeres no biscoito “mordida do monstro” para dar a idéia que os monstrinhos já haviam experimentado, eram no sabor chocolate, nata e coco deliciosos.

Na época do verão, o gostoso era poder saborear os picolés, como o Ice Pop, um picolé industrializado que foi lançando em 1983, eles vinham num saquinho, com estampa de bichos, fez grande sucesso por ser diferentes de outros picolés, pois eram vendidos em mercados em caixas com 12 unidades, nos sabores laranja com o desenho da girafa, groselha com o desenho do pelicano e dois macaquinhos, limão com o desenho do jacaré e morango com o desenho do urso e elefante, na embalagem dizia que em apenas 15 minutos no congelador estaria pronto, mais sempre demorava um pouquinho a mais.


O sorvete Fura-bolo, da Gelato, também fezbastante sucesso entre a garotada, seu formato era de uma mão no sabor morango com um dedo indicador, realmente era uma delicia.



Outro sorvete da Gelato famoso era o Gol, em formato de bola de futebol sabor baunilha.

Entre as balas da época, a Soft, teve uma grande repercussão, por ter seu formato liso, arredondado com um furo no meio era muito fácil ser engolida por inteira, diziam-se até que a cada 12 minutos, uma criança morria engasgada por ela, mesmo assim tinha um sabor irresistível de frutas e duravam bastante na boca.

As balas Supra Sumo, pareciam remédios, vinha num saquinho laminado dentro de caixinhas, a primeira a ser lançada foi sabor limão numa caixinha verde e branca, logo em seguida surgiu a de sabor laranja na caixinha laranja e branca.

Quem sem lembra das pastilhas Players? Vinham em caixinhas nos sabores menta e tangerina, lançados em 1980, muito parecidas com as pastilhas tic - tac de hoje.



Mas o mais famoso deles era o Cornetto, carro-chefe da Gelato nos anos 80, que nos 90 passou a ser comercializado pela Kibon, mas o mais legal era a propaganda inesquecível: "Dá-me um Cornetto, muito crocante, é pio cremoso, é da Gelato..."

Foi também nos 80 que surgiram os sorvetes dos deliciosos chocolates que a gente já amava. A Yopa lançou vários chocolates da Nestlé em sorvete, que hoje em dia, já saem pela própria marca Nestlé, uma vez que a Yopa durou apenas nos anos 80 e era na época a mais forte concorrente da Kibon e da Gelato.


Dos pirulitos, ainda tínhamos o famoso Bolette, sim o pirulito que virava chiclete... :)
O pirulito em forma de chupeta colorida, no mesmo estilo das balas Soft, em diversas cores, eram deliciosas. Ainda tinha o famoso pirulito de Coca Cola...

O famoso Hall’s foi lançado nos anos 80, existem até hoje, os sabores originais são, cereja, mentol e extra forte.

Como não lembrar do sabor de hortelã da bala Mentex, muito vendido nas bomboniéres dos cinemas, existem até hoje também, apenas sua embalagem e logotipo foram mudadas.

As balas Klep’s não eram muito conhecidas pelo seu nome, mais foi muito vendida na época, tinham desenhos de bichinhos na embalagem e eram em formatos de tirinhas com sabores sortidos.

A famosa bala Dadinho da Diziolli, é um doce de amendoim, foram umas das primeiras a utilizar papel metalizado na embalagem.

As balas caramelos da Nestlé derretiam na boca, vinha numa embalagem parecida com as dos drops, eram quadradinhas, logo depois surgiram os sabores de chocolate e coco.

Pode o tempo passar, mais nossas doces lembranças será impossível esquecê-las.

Andrea Rosa


Voltar