Lembranšas
Dubladores dos anos 80

 


Sumara Louise
Com um timbre de voz forte e marcante, Sumara Louise é conhecida por dublar personagens maduras, fortes, muitas vezes mulheres de temperamento difícil ou que atravessam alguma crise. Já deu voz a atrizes como Anne Bancroft (em "Nunca te Vi... Sempre te Amei", de 1986), Pamela Reed (em "Um Tira no Jardim de Infância", de 1991) e tantas outras. É considerada a dubladora oficial de Meryl Streep e de Glenn Close, dando voz a boa parte dos filmes das duas atrizes.




Miriam Fischer
A voz doce e delicada de Miriam Fischer é lembrada por todos os brasileiros sempre que ela é chamada para dublar adolescentes e jovens mulheres em filmes e séries de TV. Um dos seus primeiros sucessos foi na série "ALF - O ETeimoso", onde dublou a adolescente Lynn (interpretada por Andrea Elson), a filha mais velha da família Tanner. É considerada a dubladora oficial de Drew Barrymore, Nicole Kidman, Jodie Foster e Meg Ryan.

 


Júlio Chaves
Os filmes de Mel Gibson certamente não seriam os mesmos aqui no Brasil sem Júlio Chaves. Isso porque o dublador empresta a sua voz ao ator norte-americano há quase 30 anos. É quase impossível não associar a imagem de Gibson à voz de Chaves. Um dos primeiros filmes dublados por ele foi "Mad Max 2", em meados dos anos 80. A partir dali, Júlio Chaves passou a dublar praticamente todos os filmes de Mel Gibson, entre eles "Máquina Mortífera" (toda a coleção), "Eternamente Jovem".O dublador brasileiro também é conhecido por emprestar sua voz a Tommy Lee Jones e Jeff Bridges.



Orlando Drummond
O dublador mais antigo em atividade no mundo não poderia, claro, ficar de fora de nossa lista. O famoso Orlando Drummond, hoje com os seus 91 anos de idade, imortalizou a voz de diversos personagens desde que se iniciou no mundo da dublagem, na década de 60. Consagrou-se graças às impressionantes interpretações em desenhos animados e séries, como Popeye, Scooby-Doo, Vingador (em Caverna do Dragão), ALF - O ETeimoso, Sargento Garcia (em Zorro), entre outros. Graças ao seu característico timbre de voz, Drummond também é frequentemente escalado para dublar atores do cinema, dando voz quase sempre a personagens velhos ou obesos.




Garcia Júnior
Quando se fala em brutamontes no cinema, não há como não lembrar da voz de Garcia Jr. Este jovem dublador de 43 anos, que começou a carreira ainda na infância dublando Pica-Pau, é até hoje lembrado no Brasil por ser a voz oficial de Arnold Schwarzenegger. Praticamente todos os filmes do grandalhão austríaco dublados no Rio de Janeiro ganharam a voz de Garcia Jr: "Conan - O Bárbaro", "O Exterminador do Futuro" (partes 2 e 3), "O Vingador do Futuro", "O Sobrevivente", "Comando para Matar", "O Predador", "Inferno Vermelho", "Um Tira no Jardim de Infância", entre tantos outros. Além de Schwarzenegger, Garcia Júnior também ganhou fama ao dublar dois importantes personagens da década de 80: "He-Man" (tanto no desenho como no filme estrelado por Dolph Lundgren) e "MacGyver" (na famosa série "Profissão Perigo", estrelada por Richard Dean Anderson). Eternizou a voz do Harrison Ford nos inesquecíves Blade Runner, O Império Contra Ataca, O Retorno de Jedi, etc. Garcia ainda deu voz a diversos filmes de Jean-Claude Van Damme, James Belushi e tantos outros atores.



André Filho
Considerado um dos dubladores mais versáteis de todos os tempos, André Filho imortalizou aqui no Brasil a voz de alguns dos mais famosos personagens do cinema. Durante muito tempo, ele foi o dublador oficial de Sylvester Stallone, conseguindo dar uma personalidade marcante ao famoso ator norte-americano em filmes como "Rocky", "Rambo" e "Stallone Cobra". Também dublou Christopher Reeve nos quatro filmes do heroi Super-Homem e Burt Reynolds em diversos longas nos anos 70 e 80. André Filho trabalhou em diversos estúdios de dublagem, como Herbert Richers, BKS e Peri Filmes. Seus últimos trabalhos foram gravados na VTI, onde permaneceu dublando até 1997, ano em que veio a falecer.





Um dos dubladores de maior destaque nos anos 80 é o ator Nizo Neto, filho do Chico Anysio e que se destacou interpretando o Seu Ptolomeu na Escolinha do Professor Raimundo.

Nizo começou seu trabalho de dublagem em 1983 e sua voz ficou bastante conhecida e inesquecível em vários filmes e desenhos

que marcaram os anos 80 aqui no Brasil, sendo os principais deles:

- A voz de Michael J. Fox no seriado “Caras e Caretas”

- Barney Rubble no desenho “Os Flintstones nos Anos Dourados”

- Fozzie, no desenho “Muppet Babies”

- Gastão, no desenho “Duck Tales”

- Presto, no desenho “Caverna do Dragão”

- Vassourito, no desenho “She-ra”

- Willycat, no desenho “Thundercats”

- A voz de Johnny Depp, no filme “Férias do Barulho”

- A voz de Kevin Bacon, no filme “Footloose”

- A voz de Mathew Broderick, nos filmes “Curtindo a Vida Adoidado” e “O Feitiço de Áquila”.

- A voz de Patrick Dempsey, no filme “Namorada de Aluguel”

- A voz de Tom Hanks, nos filmes “Splash – Uma Sereia em Minha Vida”; “Nada em Comum” e “Quero Ser Grande”

- A voz de Zach Galligan, nos filmes “Gremlins 1 e 2”.





Lady Charisthy, Ludwig e Carlos Simões