As Eleições nos Anos 80


Queridos amigos!

Estamos em 2010, ano de eleições, e como não poderia ser diferente, estamos sendo bombardeados por aquele “blá blá blá” infindável e repetitivo como de costume, tem ‘xaveco’ pra tudo que é gosto.
Mas, nem tudo nas eleições é ruim, nós conseguimos lembrar de alguns momentos hilários das eleições dos anos 80.
E “vamo que vamo”, pois há muito pra ser dito sobre esse assunto...

Traçaremos uma linha do tempo comentando o que for mais relevante, e como a vida é uma festa, vamos ao que houve de mais engraçado na década em termos de eleições.

1982 – Eleições gerais no Brasil:


Em 1982 o Brasil teve direito às eleições gerais por voto direto, onde puderam ser eleitos os respectivos Governado além de vereadores, num processo de redemocratização do país.

A parte cômica ficou por conta do histórico debate entre Franco Montoro e o ex-presidente Jânio Quadros (conhecido como fujão por ter renunciado à presidência nos anos 60).

Em determinado trecho do debate, o candidato Franco Montoro acusa Jânio e pede explicações sobre o fato, Jânio ao ver-se acusado pede informações sobre a ‘fonte’ citada por Montoro, neste momento Montoro toma posse da ‘prova’ onde estaria a acusação contra Jânio cita trecho escrito por ‘Carlos Lacerda. Neste momento vem a parte mais engraçada do debate, Jânio dispensa a leitura da acusação dizendo que Montoro queria citar as escrituras valendo-se de ‘Asmodeu e Satanás’, simplesmente um dos momentos mais hilários dos debates políticos de todos os tempos.


1984 – Diretas já!

Em 1984 a ditadura militar levou praticamente um ‘Direto de Direita’ (com o perdão do trocadilho) do movimento das Diretas, juntamente com a manifestação pública que levou 1 milhão de pessoas às ruas reivindicando seu direito ao voto para escolher seu Presidente - Diretas já! - O movimento teve início em 1983, mas culminou em 1984.

O movimento conquistou uma vitória parcial quando seu principal líder e representante Tancredo Neves foi eleito Presidente pelo colégio eleitoral.

A comédia ficou por conta do seu concorrente, ninguém menos que Paulo Maluf (também conhecido como ‘Maluftal’ em alusão ao remédio para gases ‘luftal’, ou Ladruf) que foi simplesmente massacrado no embate direto contra Tancredo, fato que nos encheu de alegria na época.

Infelizmente Tancredo não assumiu a presidência como era esperado, ele simplesmente ‘sumiu’ do mapa, quando o povo tomou conhecimento do seu falecimento após longo período internado.

Quem assumiu foi o Vice José Sarney (Sarnento como era conhecido), e o resto da patetada muitos devem lembrar, com os sucessivos ‘Planos furados’ que tomaram conta da economia, fazendo o Brasil pagar mico perante o mercado e a política internacional. (Difícil é acreditar que esses fósseis ainda circulam por ai, e o pior com fiéis seguidores).

Quando José Sarney lançou mais um plano cruzado por coincidência na mesma época da terceira parte do filme Indiana Jones, a piada foi inevitável – Sarney Jones  e o Último Cruzado! Simplesmente hilário...

1986 - Eleições estaduais

Mais uma eleição chegou e o povo mais uma vez preparava-se para dirigir-se às urnas.


Porém vou abrir um pequeno parêntese sobre um fato isolado, o então Ministro das Comunicações (também chamado de “Sinistro das Comunicações”) Antônio Carlos Magalhães - ACM (que já foi tarde) agrediu um repórter ao ser entrevistado quando era vaiado em Brasília, os vídeos de tal agressão juntamente com os palavrões estão disponíveis na Internet.

Voltando às eleições, que agora eram estaduais, um fato deve ser comentado, o Brasil inteiro praticamente foi dominado pelo PMDB naquele ano que conseguiu eleger governadores em todos os estados, o único estado que ficou fora foi o Sergipe que elegeu um candidato do PFL.

Outro fato muito divertido aconteceu no estado de SP, quando em espaço destinado à propaganda eleitoral de determinado partido (não me lembro qual, mas o candidato era o Armando Corrêa) apareciam umas marionetes caricatas representando os candidatos da época e logicamente satirizando todos eles.

Infelizmente essa ‘chacota’ não permaneceu muito tempo, pois a justiça eleitoral se encarregou de suspender a propaganda e o partido, e nós (crianças e adolescentes da época) perdemos muito com a retirada daqueles bonequinhos tão feios e divertidos...

1989 – Eleições para a Presidência

E finalmente chegava o momento tão esperado (eu até antecipei a retirada do meu título de eleitor em 1989), quando o povo brasileiro finalmente poderia novamente votar naquele candidato que governaria e representaria seu país.

Opções não faltaram, o Brasil após longos anos tinha novamente em suas mãos o poder de eleger seu tão querido Presidente!!

Foi uma campanha eleitoral cheia de ‘figuras’ inesquecíveis; entre elas o saudoso Enéas (MEU NOME É ENÉAS!), Fernando Gabeira; Manoel Horta; um tal de Pedreira (afff...); o falso ‘caçador de marajás’ Fernando Collor (um do maiores micos da política nacional); Silvio Santos (ha hai..hi..hi...ele mesmo o homem do Baú) que até se aventurou a lançar campanha eleitoral, e não duvidem que o cara podia ganhar; Leonel Brizola (que batia sem dó na Rede globo); o atual presidente Luis Inácio lula da Silva, e o Candidato Affonso Camargo que contava com o apoio de ninguém menos que Tião Macalé (ele mesmo - Nojento!! Tchan!!).

Para o segundo turno, a disputa foi protagonizada por Fernando Collor (que após dois anos sofreria o Impeachment, bem feito...); e o ‘baixinho’ Luis Inácio Lula na época ainda com uma vasta barba e de macacão, com vitória do suposto ‘Karateca’, o restante da estória nós sabemos como acabou...
Bons tempos que deixaram saudades, onde as disputas eram acirradas, verdadeiras ‘rinhas’ atrás do voto do brasileiro...

Com tudo isso o povo aprendeu muito, e como estamos em ano de eleições, desejo a todos uma boa votação, estejam todos conscientes de suas escolhas, para que não haja arrependimento depois (vide exemplo do Collor).

Um grande abraço a todos, e até a próxima!!



Ivan Guilherme Beneri


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80