Lembranças
Materiais Escolares dos anos 80 - Parte 1

Vamos fazer uma verdadeira viagem ao túnel do tempo, para relembrar os materiais escolares que faziam a nossa alegria na década mais divertida de todas!

Estojos
Começando pelos estojos que eram de vários tipos: tinha os de pano que eram mais simples e os de madeira com uma tampa que abria e fechava na horizontal, dependendo do tamanho era possível colocar muitas canetas, lapiseiras, borrachas, apontadores e colas. Depois surgiram uns de madeira com tampas formadas de pequenos retângulos coloridos deslizando para dentro do próprio estojo, era um "must". Tinham também aqueles que tinham botões e possuíam vários compartimentos, para você carregar o que quisesse. Esses estojos eram mais modernos que os de pano e madeira, e não era qualquer um que possuía um desses. As meninas amavam este tipo de estojo, principalmente porque tinham uns que eram rosa ou coloridos e era possível levar muitos itens neles. Ainda tinham os estojos de lata e quando caía no chão.... era um barulho nada agradável.

Lancheiras
E o que dizer das lancheiras... era uma mais linda que a outra. Geralmente as lancheiras vinham com uma garrafinha que podíamos levar água ou suco e também levávamos o lanchinho para a hora do recreio.

Borrachas
As borrachas de cor verde da Faber-Castell eram mega eficientes e apagavam de verdade. Também haviam as borrachas com personagens da Disney, Pateta, Pato Donald, não era muito boas, mas todo mundo gostava de ter uma.

Agora a famosa borracha Mercur que era vermelha e azul era indicada para apagar tinta de caneta e lápis de cor, mas ás vezes o resultado não era tão agradável e se você fizesse muita força para apagar, digamos que a folha acabava rasgando.

Será que a garotada de hoje sabe o que é uma folha de papel almaço... Pois bem elas eram usadas para fazer os trabalhos escolares e para surpresa dos mais novos, tudo era escrito à mão, sim todos os trabalhos eram feitos à mão, pois estávamos bem distante de ter tudo a disposição na tela do computador.

Lápis de cor
A maioria dos alunos possuía uma caixa de lápis de cor com 12 cores no total e quem tinha a caixa com 36 ou até 48 cores, era considerado o "riquinho" ou riquinha" da classe, pois ter uma caixa com tantas cores à disposição era considerado sinônimo de ostentação.

Canetinhas
Pra dar um charme a mais aos desenhos nas aulas de educação artística, outro item que fez bastante sucesso foram as canetinhas Sylvapen que eram fininhas e vinham em um pequeno estojo de acrílico.

E também na hora de fazer trabalhos nas aulas de educação artística, todo mundo tinha na mão a famosíssima cola Tenaz e a diversão estava garantida. Claro que muita gente usava a cola Tenaz na mão, depois de secar brincavam de puxar como um segunda pele. Pouco depois a moda foi usar a Prit, a cola em bastão que era mais seca, e passou a ser muito usada nos trabalhos de Educação Artística.


Giz de cera
Mesmo sujando muito as mãos, a galera também adorava brincar e usar o giz de lousa das professoras. Mas os alunos costumavam carregar em suas mochilas, uma caixa de giz de cera e raramente essa caixa terminava o ano letivo inteira, já que eles quebravam com uma certa facilidade.

Nos anos 80 ainda não exista mochila com rodinha, então muitos alunos usavam um carrinho de alumínio para carregar a sua mochila.

Ah e claro que todo começo de ano, os pais e mães recebiam as famosas listas de material escolar que incluíam massa pra modelar, o famoso plástico xadrez para encapar os cadernos e livros (era recomendado usar uma cor diferente em cada caderno para não confundir), papel crepom, etiquetas para os cadernos, réguas, carimbos (as meninas amavam e usavam para deixar os seus cadernos super coloridos), caderno de brochura, apontador com depósito (tinha aqueles que eram iguais a um capacete de corrida e os meninos sempre tinham).

Pra vocês verem que até nisso os anos 80 foram mega divertidos, devido a variedade de materiais que a gente levava pra escola e acabava tornando os estudos ainda mais divertidos. No terceiro piso do Projeto Autobahn tem um display com alguns itens dessa época que os frequentadores da festa podem ver e se lembrar do quanto era divertido estudar nos anos 80!

Neste sábado é dia de embarcar nessa viagem no tempo de volta aos melhores anos da nossa infância e adolescência na pista do Projeto Autobahn! Mega Revival ANOS 80 com o relançamento e sorteio exclusivo de vários pares de London Fog, o calçado mais usado nas baladas dos anos 80! Revivendo os bons tempos das principais casas da época: Up & Down, Contramão, Woodstock, Toco, Zoom, Victoria, Sunshine, QG etc!

Nos vemos lá


Ronaldo Lima