Fliperamas

Você já ouviu falar em “Tilt”, “Bônus”, “Bola Extra”, “Ficha”, “Cavaleiro Negro”, “Vortex”, “Pac Man ou Come-Come”, “Space War”?

Se já conhece estes termos e nomes então matou a charada!!
O tema da nossa matéria é Fliperamas (Pinballs) e Arcades (jogos de vídeo) como eram chamados nos anos 80.

Qual é o garoto que não jogou um Fliperama ou Arcade nos anos 80?

Eu mesmo, certa vez cheguei a gastar uma mesada inteira com ‘fichinhas’ no Fliperama ou ‘Diversões Eletrônicas’ como era conhecido também o lugar onde havia máquinas eletrônicas com diversos jogos.

Vamos começar falando um pouco das máquinas de Fliperama (Pinballs), máquinas fascinantes multi-coloridas que encantavam com seus jogos.

O funcionamento de uma Pinball é algo bem básico, consiste em um placar eletrônico onde são marcados os pontos, uma ‘mesa’, ‘tabuleiro’ ou ‘campo’ onde se desenvolve o jogo.  O objetivo é evitar que uma bolinha de aço ultrapasse uma ‘barreira’ defendida por você através de dois pinos paralelos, com um toque nos botões de comando laterais da máquin a você pode rebater a bolinha acertando o alvo e marcando os pontos, para ganhar uma ‘ficha’ extra você tem que marcar um determinado número de pontos, a máquina registra todos os scores, principalmente as melhores pontuações.

Os Pinballs dispunham de várias configurações e animações, chegando até a ter algumas máquina scom ‘2 andares’ onde o jogo se tornava mais emocionante pelo grau de dificuldade oferecido.

Os termos e seus significados:

Tilt – A função ‘Tilt’ era indicar quando a máquin a entrava em pane ou travava literalmente, isso acontecia geralmente quando algum jogador exaltado dava uma pancada na máquina, fazendo com que a mesma travasse.

Bônus – A função bônus indicava quando um jogador tinha direito a uma porção de pontos extra devido a uma boa jogada ou por ter acertado um alvo difícil uma ou mais vezes.

Bola Extra – Esta função presenteava o jogador com uma bola extra, no Pinbal cada ficha jogada dava direito a 5 bolinhas, uma bola extra significava jogar com 6 bolinhas aumentando a possibilidade de ganhar uma ficha extra e poder se deliciar jogando mais uma rodada.


Algumas máquinas que fizeram história

Cavaleiro Negro – Esta máquina reproduzia a era medieval onde o principal desafio era enfrentar o poderoso Cavaleiro Negro, a máquina tinha um Playback de voz onde o próprio Cavaleiro Negro desafiava seus Oponentes em frases como: como é, vai desistir do combate?

Oba Oba – O Oba Oba trazia em sua configuração a ilustração de uma espécie de Cassino Carnavalesco, onde no painel estavam lindas mulatas e o tabuleiro era todo decorado em clima de festa.

Vortex – Vortex transportava o jogador a um reino mágico onde lindas amazonas cavalgavam em seus cavalos alados, através de dimensões desconhecidas sempre em busca de aventura.


Titan – Aqui você tinha que se deparar com o poderoso Titan, espécie de andróide que na proposta do jogo faria o possível para impedi-lo de alcançar seu objetivo e ganhar fichas extras.




Outras Pinballs famosas: Fire Action, Sure Shot, Hawkman, Cosmic, Rally, Gemini 2000, Monster Bash, Medieval Madness, Revenge from Mars, Scared Sttif, Circus Voltaire.





Arcades

Os Arcades eram os games de vídeo que dividiam a atenção dos gamemaníacos com os Pinballs nos anos 80, também funcionavam  na base da fichinha e podeiam ser jogados visualizando o jogo numa telinha quadrada, muitos jogos dos Arcados eram os mesmos jogos dos víde-games da época – Atari, Odyssey -  vamos conheecr alguns Arcades famosos:

Pac  Man – Clássicos dos clássicos, o jogo consistia em ajudar o Pac Man a escapar dos fantasminhas –Blinky, Inkey, Pinky e Clyde – onde tinha que comer as frutinhas para marcar pontos, poderia também comer as pastilhas para ficar invencível e matar os fantasminhas, o jogo se desenrolava numa espécie de labirinto.


Space Invaders – Este jogo também ficou muito conhecido, o jogador dispunha de algumas naves para combater os invasores alienígenas, talvez este tenha sido o primeiro Arcade lançado no mercado de games.

Rally – Clássica corrida de carros, onde o participante podia se sentir em Daytona, logicamente proporcional à tecnologia oferecida nos anos 80.

Centipede - O precursor do viciante Snake (aquele que você joga no seu celular, seu noob).

Defender - Um dos mais emocionantes jogo de combate de naves, também lançado em versão para Atari. .

Monkey Donkey - Jogo precursor do Donkey Kong, aqui um macaco tem de superar desafios e ganhar pontos.

Donkey Kong - Este jogo foi um sucesso absoluto, foi o primeiro jogo da marca Nintendo para Arcades.

Popeye - Outro sucesso, aqui o jogador ajuda o velho marinheiro a superar desafios e ganhar pontos.

Mario Bros. -  Outro grande sucesso, os irmãos Mário e Luigi tinham de superar obstáculos e cumpri diversas tarefas.

Teenage Mutant Ninja Turtles - O famoso jogo das Tartarugas Ninja, sucesso na segunda metade dos anos 80.

Street Fighter - Primeira versão, da segunda metade dos anos 80; jogo sobre lutadores de rua que se enfrentam disputando e usando seus poderes, este jogo não chegou ao Brasil, mas nos anos 90 propriamente em 91 saiu a versão de Street Figher II, que foi um marco na história dos fliperamas e videogames de todos os tempos.

Elevator Action – Bem típico dos 80, luzes de neon e tudo mais. O “Agente 17” personagem do jogo, era uma espécie de 007, na espionagem procurando documentos e tendo que enfrentar os ladrões no prédio, ele atirava ou apenas pulava em cima dos ladrões, descendo os 30 andares do prédio por elevador ou pelas escadas rolantes.

Rally X – Outro inesquecível de carros, o corredor precisava resgatar as bandeirinhas sendo perseguido por outros carros, podendo soltar fumaça para impedir que os adversários  atrapalhem seu caminho. E a musiquinha então? Histórica, marcou época! Era só entrar em uma casa com flipers que já se ouvia a música do Rally X, com certeza a máquina estava ocupada e teria que esperar um pouco para gastar suas fichas...

Good Times...

Ivan Guilherme Bereni


voltar

Favoritos Página Inicial - Recomendar - Cadastre-se para receber a newsletter e participar de sorteios
© Este site 1997-2009 by Projeto Autobahn
Desde 1993, o ponto de encontro dos fãs dos anos 80