Lembranšas
Frases e Brincadeiras dos anos 80

Olá pessoal, como não há nada melhor do que relembrarmos os momentos mágicos de nossa infância, então vamos matar saudades das frases e brincadeiras dos anos 80.
Como só a chuva nos prendia dentro de casa, passávamos a maior parte do tempo na rua, interagindo com os vizinhos e inventando brincadeiras.

O difícil era chegar a um consenso de qual seria a primeira brincadeira, então quase todas as brincadeiras começavam com a famosa frase "quem quer brincar põe o dedo aqui".

Quando a maioria escolhia brincar de esconde-esconde a frase inicial era sempre "fulano vai bater cara". E quando a criança que ia procurar as outras ficava muito perto do pique todo mundo gritava "pára de guardar caixão!" É claro que a frase mais odiada por quem estava batendo cara era " o último salva todos".

Outra forma de brincar de esconde-esconde era o "balança caixão". Lembra da musiquinha? "Balança caixão, balança você, dá um tapa na bunda e vai se esconder".

Quando o assunto era pipa, os meninos que já estavam empinando suas pipas gritavam para os meninos das outras ruas "vem buscar" para começar as disputas de quem cortava quem. E quando as pipas eram cortadas, era uma correria danada pra quem pegava a pipa "mandada" e o primeiro a pegar gritava "tá na mão", esse era o código do vencedor.

As corridas de bicicletas eram famosas também e a frase de largada era "o último a chegar é a mulher do Padre".

Pular corda também trazia muitas frases legais, mas a mais clássica é "um homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras e senhores bota a mão no chão, senhoras e senhores pulem de um pé só, senhoras e senhores deem uma rodadinha e vão pro olho da rua".

Agora nada funcionava mais pra fazer a galerinha ficar quieta que a brincadeira da vaca amarela. "Vaca amarela cagou na panela e quem falar primeiro come toda a bosta dela", ninguém queria perder.

Enquanto isso do outro lado do mundo, que na verdade era do outro lado da calçada, ficavam os adolescentes, sempre reunidos no portão de alguém com um rádio gravador tocando as musicas da época, aliás, eles passavam horas esperando a música tocar na rádio com o dedo no rec para gravar e no final fatalmente o locutor falava antes de acabar a música, mas ainda assim valia o esforço.

Suas brincadeiras eram mais picantes como "beijo, abraço e aperto de mão" e a frase clássica era "uva, pera, maçã ou salada mista? Claro que a opção mais pedida era salada mista em que o prêmio era geralmente um selinho, ou mais, dependendo da intenção dos participantes.

No dia do aniversário todo mundo tinha medo de sair na rua, pois os amigos se reuniam pra jogar ovo e farinha nos aniversariantes, era uma correria só, no fim todo mundo saia sujo.

Usar tênis novo era um terror, porque todo mundo pisava no seu pé pra "estrear seu tênis", resumo, no final do dia ele estava com aparência de velho.

Mas mesmo essas brincadeiras maldosas eram legais e hoje o que posso dizer é que valeu a pena porque todos esses momentos tornaram-se inesquecíveis!!!!

Até a próxima!!!!

Ivana Fevereiro