LembranÁas
Marcas de Roupas dos anos 80 - parte II

Olá pessoal, hoje vamos continuar nossa viagem no tempo relembrando das marcas que fizeram parte da nossa infância e adolescência!


QUIKSILVER - Fundada em 1969 na Austrália pelo surfista Alan Green, um jovem que sonhava em ganhar dinheiro com algo que fosse relacionado ao seu esporte favorito. O primeiro grande sucesso da marca foram as "Boardshorts" as bermudas de surfe, que alem de perfeitas para surfar, esbanjavam estilo.

Em 1976, o surfista Jeff Hakman, que era patrocinado pela marca, conseguiu a licença para produzir e distribuir nos EUA. Ele e Bob McKnight levavam os produtos no porta malas da caminhonete e percorriam o litoral da Califórnia para divulgar a marca, foi assim que a Quiksilver caiu no gosto dos surfistas americanos. Somente em 1985 a marca passou a ser vendida em lojas de departamento e pelo seu estilo despojado acabou conquistando praticantes de outros esportes como skate e esqui.

A grande jogada da marca foi patrocinar atletas de esportes radicais o que fez com que a marca se tornasse conhecida mundialmente. A Quiksilver chegou ao Brasil nos anos 80 conquistando de cara a galera do surf e skate, mesmo sendo uma das marcas mais caras de surfwear.

Desde 1985 a marca realiza anualmente o Quiksilver In Memory of Eddie Aikau, em Waimea Bay no Havaí. Este campeonato de ondas gigantes é uma homenagem a Eddie Aikau, primeiro salva-vidas oficial da baía de Waimea e surfista de onda gigante mais famoso do Havaí. Eddie perdeu sua vida tragicamente em 1978, aos 31 anos, durante a recreação da Viagem Polinésia, entre o Havaí e o Taiti.

RAY-BAN - Marca criada pela empresa americana Bausch&Lomb em 1937 e vendida para a italiana Luxxótica em 1999, era o sonho de consumo de todos os jovens dos anos 80. Embora tivesse uma variedade grande de modelos, dois deles, o Aviator e o Wayfarer se destacaram se tornando um item indispensável para compor o visual da moçada. Nos anos 80, a empresa decidiu investir pesado na divulgação desses modelos em filmes de Hollywood, o que alavancou as vendas do produto no mundo inteiro.

Praticamente todos os artistas usavam o modelo Wayfarer tanto nas telas como longe delas. Era comum artistas como Tom Cruise, Madonna, Michael Jackson serem fotografados com um Ray Ban. Para seguir a moda New Wave, foram criados modelos com armações coloridas e o pink, o vermelho e o azul eram os mais cobiçados.



COMPANY – Empresa carioca que fez muito sucesso nos 80 por ter um estilo despojado/confortável que agradava várias tribos como surfistas,skatistas e burgueses. A marca tinha uma variedade muito grande de produtos como roupas, calçados, carteiras, porta-trecos, mas as mochilas eram as mais famosas, aliás, a Company foi a primeira marca a fabricar as mochilas emborrachadas que viraram febre nos 80.

775 – Marca brasileira que começou com produtos voltados para o surfwear, mas com a intenção de atingir vários públicos, aos poucos começaram a incluir outros itens como calças jeans e moletons, porem seu maior sucesso foram os sapatos estilo London Fog que conquistaram de vez o gosto da moçada. O segredo do sucesso da marca foi unir bom gosto ao preço, que era bem acessível comparado às marcas importadas. Foi a 775 que revelou a modelo Ana Paula Arósio , que por 4 anos foi garota propaganda da marca.

WRANGLERMarca criada da década de 40 por uma indústria textil americana, se consagrou nos EUA como o jeans oficial do mundo country. A Wrangler desembarcou no Brasil no início dos anos 80 seguindo essa proposta de oferecer a irreverência do rural aliado à modernidade e conforto. Era na época minha marca preferida de jeans, pois alem de lindos, eram bem mais baratos comparados com outras marcas. A Wrangler investia pesado em propaganda e uma das suas modelos mais famosas foi Luciana Vendramini que fez vários comerciais da marca.


SIDEWALK – Em 82, três amigos brasileiros que praticavam hipismo, decidiram investir no mercado de roupas e calçados e criaram a Sidewalk que teria como missão derrubar a ditadura da moda clássica masculina. O maior sucesso da marca foram os sapatos estilo docside e topside que mesmo abusando das cores mantinham o estilo "esporte chic". Alem disso, a grife investiu tambem nas polos que tinham a mesma variedade de cores dos sapatos, portanto, logo viraram itens básicos dos jovens da classe média paulistana, pois podiam desfilar com o modelito combinando desde os jantares informais até as academias.

LEE – Quem nos anos 80 nunca sonhou em ter uma jaqueta ou calça jeans da Lee? Sim, era o sonho de consumo dos jovens, pois a Lee retratava o melhor estilo americano com seus modelos únicos e modernos. A Lee foi uma das primeiras marcas a lançar o jeans stone washed , uma lavagem à pedra que fazia com que o jeans tivesse aparência de surrado e velho, mas o clássico modelo délavé também fazia sucesso. As jaquetas e os macacões jeans tinham modelos exclusivos e assim como as calças de brim brancas tinham um caimento perfeito. Como era muito cara, a Lee foi uma das marcas mais pirateadas nos 80.


POOL – Marca brasileira criada pela fabricante das roupas das Lojas Riachuelo, foi lançada em 1982 para conquistar o público jovem e logo se tornou um ícone da moda nos 80. Embora tivesse uma grande variedade de roupas, os jeans e as pólos eram os preferidos da galera. A Pool investia pesado em propaganda tanto na TV como em Outdoors e revistas e sua modelo mais famosa foi Cristiane Torloni.

Pool, visando chamar a atenção do público masculino também investia em esportes e foi a principal patrocinadora do piloto Ayrton Senna no início da sua carreira.



Ivana Fevereiro