Lembranšas
Livros - Coleção - Para Gostar de Ler - Parte I




A coleção "Para gostar de ler" surgiu da ideia do escritor Affonso Romano de Sant'Anna após ter tido uma conversa com o editor Jiro Takarashi sobre o cronista Rubem Braga. Eles queriam tentar entender o motivo de seus livros serem tão utilizados nas salas de aulas e essa popularidade não se refletir na divulgação e venda dos seus livros de crônicas nas livrarias.

Eles se reuniram então com um grupo de professores para fazer uma triagem sobre qual seria o quarteto de cronistas que iriam fazer parte de uma primeira edição de um livro sobre contos e crônicas voltados para crianças com uma linguagem simples e de fácil compreensão, ficou decidido então que o time seria formado por Rubem Braga, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Carlos Drummond de Andrade.

Feita esta triagem a editora Ática fez uma edição experimental com 3 mil exemplares para ser distribuída entre os alunos para que eles julgassem os textos. Podemos dizer então que este foi um projeto realmente testado por professores e alunos.

Em 1977 saiu a primeira edição da coleção "Para gostar de ler" com uma tiragem de 100 mil exemplares, já em sua introdução o livro deixava bem claro aos leitores que a pretenção não era de ensinar gramática ou redação mas sim convidar o estudante a conhecer o mundo da leitura.


A aceitação foi imediata e a editora teve que fazer mais uma tiragem de 150 mil exemplares quebrando assim o mito de que livros de crônicas não vendia. Foram feitos quatro volumes com o mesmo time de cronistas depois decidiram ampliar o leque de cronistas, poetas e contistas como José Carlos Oliveira, Luis Fernando Veríssimo, Lourenço Diaféria e Carlos Eduardo Novaes.

No volume 1 podemos encontrar as seguintes crônicas:

-Hora de dormir, O dia da Caça, Aspirador, Se não me falha a memória e Macacos me mordam (Fernando Sabino)

-Menina do jardim, A verdadeira história de Pio, A cesta, Os bons Ladrões e Continho (Paulo Mendes Campos)

-No restaurante, O pintinho, Caso de arroz, Serás ministro e Recalcitrante (Carlos Drummond de Andrade)

-Negócio de menino, Historia triste de tuim, Conversa de compra de passarinho, O padeiro e Recado ao senhor 903 (Rubem Braga)

E a coleção segue com mais de 30 volumes e mesmo após três décadas está coleção ainda é um grande sucesso.

 

Nanda Ramona