Lembranšas

Playcenter - Parte 2

Nessa segunda parte, já entrando no clima da festa imperdível deste sábado no Autobahn com vários sorteios de livros, passaportes da alegria, bottons exclusivos do Playcenter, iremos relembrar mais algumas atrações que fizeram história no parque mais divertido do Brasil!

Atrações:

Cine 2000 – Também conhecido como Cine 180º, tratava-se de um cinema completamente futurista. Nele o participante tinha aquela sensação de estar dentro do filme, pois o assistia em pé dentro de uma grande estrutura e que tinha uma tela de 180º de diâmetro.

Montanha Encantada – Quem não lembra daquela música que começava assim: “Na montanha encantada.... Esta atração que era uma das preferidas das crianças consistia em os visitantes passearem dentro de um barco navegando por muitos cenários animados como: Branca de Neve, A Fábrica de Chocolate, A Floresta Encantada, entre outros.

Ciclone – Conhecido como tobogã com seus 25 metros de altura, onde os participantes escorregavam gostoso em sacos de pano que pareciam tapetes. O famoso tobogã era uma das atrações preferidas dos visitantes para descansar daqueles brinquedos mais radicais. A atração funcionou de 1985 até o começo dos anos 2000.

Casa Maluca – A Casa Maluca ficava localizada em um auditório com o chão que tinha 15 graus de inclinação. Dentro da casa as pessoas conheciam objetos como a água que caía para cima e uma cadeira que se prendia à parede, e também um chão que deixava qualquer pessoa desequilibrada. Esta atração funcionou de 1987 até 2005.


Evolution – Definitivamente um dos brinquedos que mais fez sucesso na história do parque. O Evolution veio diretamente da Itália, este brinquedo era um pêndulo com uma base em formato circular onde nesta base tinham 10 bancos com 4 lugares cada, com capacidade total para 40 pessoas. Essa base girava em torno dela mesma, enquanto o pêndulo fazia o movimento em 360 graus á direita e á esquerda, chegando a 20 metros de altura e arrancando muitos gritos dos participantes da brincadeira.

Labirinto – Esta atração tratava-se de um grande salão com divisão interna de vidros transparentes que formavam um labirinto com muitos corredores em várias direções onde a finalidade era que os visitantes encontrassem sua saída. A atração funcionou de 1978 até 1997.

Tornado – Andar nessa montanha-russa era para quem tinha nervos de aço, pois contava com um percurso em subida de formato em espiral (semelhante mesmo a um tornado de verdade). Na sua queda atingia quase 80 KM por hora.

Boomerang – Com certeza a montanha-russa que mais fez sucesso nos quase 40 anos de história do Playcenter. Ela já impressionava por ficar localizada de frente para a Marginal Tietê. O percurso dela contava com dois meios loopings e um looping completo, tudo isso feito a uma velocidade de quase 80 Km por hora. Mas o melhor da brincadeira, era quando seu carrinho realizava o mesmo percurso de marcha-ré. A atração foi inaugurada em 1998 e funcionou até 2012.

Orca Show – Era uma apresentação com duas baleias chamadas de Nandu (macho) e Samoa (fêmea) fazendo muitas acrobacias. As baleias chegaram ao Brasil em 1984, depois de uma longa viagem de avião, vindas diretamente da Islândia, especialmente para o parque. As baleias fizeram tanto sucesso que muitas famílias vinham de outras cidades apenas para assistir o show delas.

Para relembrar esse parque que fez a história da nossa infância o Autobahn preparou uma Mega Festa ANOS 80 neste sábado com sorteio de livros e o melhor, muitas raridades do Playcenter, entre eles os passaportes da alegria e os raríssimos bottons de despedida entregues a quem esteve presente no último dia de funcionamento do parque mais querido da nossa infância e adolescência!


Ronaldo Martins Lima