Lembranšas
Propagandas de Bebidas dos anos 80

Nos tempos em que o “politicamente incorreto” não existia nos comerciais de TV , os intervalos eram recheados de propagandas de bebidas alcoólicas que eram exibidas a qualquer horário. Era muito comum vermos essas propagandas no intervalo de programas infantis.

O interessante é que a idéia que passavam era sempre a mesma, levando o telespectador a acreditar que a bebida trazia glamour e poder , algumas eram até engraçadas, outras sérias e cheias de requinte, algumas usavam a imagem de galãs da época e o mais incrível era como relacionavam as bebidas aos esportes, exatamente para atrair o público mais jovem.

Vamos relembrar algumas que marcaram nossa infância:

Martini Bianco – Considerado a versão mais leve e refrescante da bebida, os comerciais tinham um forte apelo com a juventude, sempre estrelados por belos jovens praticando esportes variados geralmente na praia ou na piscina. A música do comercial era super marcante e com certeza todo mundo vai lembrar “...é Martini Bianco a qualquer hora, em qualquer lugar é Martini” enquanto no fundo uma voz feminina sussurrava: “...Bianco”

Passport Scotch – Era um whisky produzido e envelhecido na Escócia, porem era engarrafado no Brasil, teve várias propagandas nos anos 80 mas a mais famosa era feita pelo ator Raul Cortes que dizia: “Este é meu Passport, legítimo scotch importado da melhor qualidade, a sua garrafa é brasileira, mas você não toma a garrafa, toma?”


St Remy – As propagandas do St Remy eram curtas, geralmente de 10 segundos, mas uma em especial marcou bastante que era um homem no restaurante flertando com uma das donas, ele então ao pagar a conta anota seu telefone no verso do cheque, como era de costume naquele tempo, enquanto isso a sócia incentiva a amiga a ligar para o rapaz, ao final os dois se encontram ao som do slogan “ Mude sua história com St Remy”.
Você pode relembrar essas histórias, pois no Autobahn você também encontra a bebida St Remy.

Cerveja Malt 90 – Cerveja badalada nos 80, foi a patrocinadora oficial do Rock in Rio em 1985 e teve uma propaganda clássica onde vários soldados correndo e entoando grito de guerra quando um deles começa a imaginar a uma garrafa bem gelada e começa a assoviar a música da cerveja , na mesma hora todos os outros o acompanham assoviando também, por fim numa bifurcação deixam o comandante pra trás e tomam outro rumo direto pro bar. O slogan era “Malt 90 o prazer de fazer bem feito”.


Caçacha 51 – Fez vários comerciais nos anos 80 onde surgiu o slogan usado até hoje:”Boa idéia 51”

Whisky Old Eigth – Ao longo dos anos 80 foram exibidos vários comerciais desse whisky onde ressaltavam que os maltes eram importados e envelhecidos 8 anos e sempre terminavam com a frase “Old Eight, beba com prazer, sirva com orgulho”.

Vodka Orloff – Entre os anos de 1985 e 1987 a Orloff lançou uma série de comerciais em que um clone da pessoa aparecia no bar, perguntava se ele estava tomando Orloff , como não, pedia ao garçom trocar a vodka e quando a pessoa perguntava; “Quem é você?”, o clone respondia;” Eu sou você amanhã”.

Cerveja Kaiser – O famoso baixinho da Kaiser que todos lembram. Ele fazia o papel de um “tiozinho” sempre simpático e muito feliz nas propagandas, muitas pessoas o adoravam e até hoje se comenta dele.

O famoso baixinho se chama José Valien Royo e é Catalão. Desde que chegou ao Brasil sempre trabalhou muito e quando foi chamado para fazer os comerciais da Kaiser, ele era o motorista de uma produtora de comerciais e fazia alguns papéis de figurante, quando foi chamado para fazer esse papel principal que muitas pessoas nunca irão esquecer.

Keep Cooler – Sempre esbanjou na produção de seus comerciais, naquela época já tinham um diferencial de algo mais moderno, algo que a própria bebida remetia ao seu público alvo. Além de usar modelos famosas que saiam na época em revistas como: Capricho, Contigo, etc.

E pra quem pensa que essa bebida deliciosa acabou, está enganado. Na festa Autobahn tem muito Keep Cooler com o melhor dos anos 80.

St Raphael – Bebida famosa entre a moçada, principalmente com a mulherada, seguia a mesma linha do St Remy e os comerciais eram sempre românticos, com casais brindando e ao fundo a Torre Eiffel e o slogan era “ St Raphael l’apéritif de France , sempre um bom começo”.



Até a próxima!!!!

Ivana Fevereiro