Lembranšas
Propagandas de roupas dos anos 80 - Parte II




Um dos grandes marcos dos anos 80 foram os comerciais que marcaram época e continuam na memória de muitos que viveram esta década. A moda era ser descolado e foi a partir daí que as grandes redes investiram pesado para promover as suas roupas.

Vamos relembrar aqui alguns comerciais da época:

Jeans Levi´s – 1984 – Um dos comerciais mais famosos da época no qual um rapaz vai a uma lavanderia para lavar as suas roupas e joga pedras na máquina junto com a calça e quando a tira, está toda desbotada. Isto foi para promover as calças jeans desbotadas na época.

Jeans Beltramo – 1981 – Outro comercial de Jeans, porém bem ousado, pois apresentava uma modelo com o bumbum em destaque. O anúncio começava com : “É bom prevenir os traseiros que usam jeans...”

Biquines Dropnyl – 1980 – Em 1980 foi veiculado uma propaganda de biquines na revista Veja, o que gerou críticas pelo modo ousado em que foram divulgadas as fotos. Foi o início da mudança estética com relação aos anos 70.
Valisére – 1989 – uma propaganda da Valisére com Victor Fasano fez o maior sucesso entre as mulheres, aumentando as vendas da empresa naquele ano.

Cueca DuPont – 1984 – Propaganda da cueca DuPont, foi uma grande novidade na época pois era feita de lycra e algodão. Foi publicado na revista Veja em 1984.

Jeans Staroup – 1989 – Famoso comercial de calça Jeans apresentado pela atriz Viviane Pasmanter. Acontece que as calças desta marca eram feitas para medidas menores e a personagem era gordinha. A partir daí ela começa a fazer exercícios e a fazer uma super dieta só para caber na calça.

Cueca Zorba – Um dos comerciais mais famosos da época. Havia um passarinho como símbolo do comercial. A marca vendeu bastante na época por causa deste comercial.


USTOP – 1984 - Quem não lembra da frase: “Bonita camisa, Fernandinho”? Um dos comerciais que mais fizeram sucesso na época e que até hoje é lembrado.

DeMillus – 1989 – Este comercial trazia várias mulheres jogando futebol só de sutiã e calcinha, para promover a marca. Como havia o clima de copa de 1990, a marca aproveitou o embalo. Foi premiado na época e é um dos comerciais símbolos das agências de propaganda.

Valisère – 1987 – Uma das mais famosas propagandas de todos os tempos, o comercial trazia uma jovem experimentando o seu 1º sutiã. Possui uma das frases mais lembradas até hoje: “O primeiro sutiã a gente nunca esquece”.
Calças Lee – 1982 – O comercial que levantou a marca Lee. Neste comercial a jovem só aceita que o vendedor, o qual está tentando vender outras marcas, apresente as calças Lee.

Hering – 1987 – Este comercial foi premiado no ano em que foi lançado. Mostrava jovens como se fosse nos anos 60 em plena era do Rock and Roll e trazia a ideia da juventude nas pessoas. Famoso pela frase: “...falou em camisetas, pensou camisetas Hering.”

 

Reynaldo Rivero