Media  |
Fale  |

Lembranças
Remédios Parte 1

O site da Autobahn traz um assunto inovador e ao mesmo tempo curioso que não há emnenhum blog, site ou qualquer matéria sobre os anos 80, abordando este tema: os remédios que cuidaram da saúde da galera naquela década. Alguns, inclusive tiveram os seu garotos-propagandas como o Vitasay, na ilustre presença do rei Pelé e o da Cebion, estrelado pelo saudoso ator Rômulo Arantes (que também foi um atleta na natação). Vamos então, relembrar alguns que se tornaram inesquecíveis na mídia e no mercado publicitário e que certamente, todos nós tivemos que usá-los algum dia de mil novecentos e oitenta e pouco.

Os Top da década:

Vitasay - Essa foi muito engraçada. Na primeira versão da propaganda do energético aparecia o Pelé dizendo "é o melhor para combater a impotência"... como ficou parecendoque o Pelé tinha o problema, e virou fama nacional, piada entre os boleiros e tudo mais, ele teve que gravar novamente a propaganda, pra tentar apagar a fama, desta vez com a chamada: "Eu não preciso, mas se precisasse, eu tomaria!" rs. De qualquer forma depois descobriram que o remédio não tinha efeito algum, como uma lista imensa de vários outros produtos "fakes" divulgada anos mais tarde.

Cebion - Propaganda do complexo de vitamina C, feita em 1982. Na propaganda, Rômulo Arantes cai na piscina, enquanto o locutor (o jornalista Eliakim Araújo), diz: "Antes do espirro e para manter a forma, tome Cebion, a vitamina C pura!".

Gelol - Quem não se lembra dos intervalos comerciais dos programas de futebol? Duas frases marcaram esta propaganda: "Caiu, bateu, escorregou, tem que ser... Gelol!" (de 1985), com uma rápida participação do ex-jogador Serginho Chulapa (titular da melhor seleção brasileira dos últimos 30 anos, a seleção de 82) e a outra: "Não basta ser pai, tem que participar!"(1984), que também virou jargão nacional;

Sonrisal - tem Vários comerciais legais do Sonrisal nos anos 80. O mais criativo de todos foi um que rolou num período de Carnaval: "O Melhor som do Carnaval: Sonrisal. Se o Carnaval provocar um carnaval no seu estômago e na sua cabeça, tome sonrisal, o som do bem-estar!". Genial!!!

Doril - Um dos comerciais do Doril, teve a presença da inesquecível atriz Regina Duarte (na época da novela Roque Santeiro), lá pelos idos de 1985. "Tomou Doril, a dor sumiu!". Virou até gíria dos anos 80. "Cadê fulano?" e o amigo respondia "tomou doril..." pra dizer que não via mais a pessoa. Uma entre muitas propagandas que viraram termos, jargões e ditos populares nos anos 80!

Melhoral - "Só o novo Melhoral tem microcamada protetora, não deixa gosto amargo e passa facilmente pela garganta. O novo Melhoral absorve rapidamente, você pode confiar, o melhor ficou ótimo. Melhoral, contra a dor, não tem igual"

Aspirina - "Será mesmo que todos os comprimidos para a dor de cabeça são iguais?... claro que não. Exiga aquele que lhe dá alívio imediato e seguro, a pura Aspirina. A Aspirina foi desenvolvida há 80 anos por um nome que é uma garantia. A dor termina com a pura Aspirina...é pura, é Bayer, é bom!"

Xarope Melagrião - Quem não se lembra deste comercial que passava direto no SBT e ainda era anunciado pelo programa Show de Calouros? O mais original de todos foi aquele em que aparecia a palavra tosse e seu diversos tipos... muito divertido!

Anemokol - Foi um xarope vendido na década de 80, cuja a propaganda se passava nas tevês locais do Nordeste. O garoto propaganda era o cantor brega Waldick Soriano. Era uma espécie de "viagra dos pobres", seu slogan: "Macho que é macho, toma Anemokol!". kkkkk

Pastilhas Vick - Outra hilária: "O bichinho do RRan RRan pegou você? Você precisa de pastilhas Vicky... pastilhas Vicky, refrescam e aliviam sua garganta. Troque o bichinho do RRa Raan pela delícia do Humm-Humm!"

Bem galera, espero que tenham gostado de reviver estas verdadeiras "pérolas" e que matem a saudade assistindo todos esse vídeos no youtube. Até os intervalos tinham graça, mesmo sendo de remédios.

Aguardem a segunda parte...

Um abraço,

Marco Paulo Vieira