Lembranšas
O que tinha nas salas dos anos 80

Vamos falar de um assunto que remete aos oitentistas de plantão uma grande recordação: as coisas que havia na sala das pessoas nos anos 80. Quem não se recorda de ter tido um Atari, um videocassete ou um gigante televisor de tubo fazendo parte de seu dia a dia? Vamos recordar estes e outros objetos bem usuais na década de 80, muitos dos quais ainda fazendo parte, mas de uma forma bem diferente, como as atuais TVs ultrafinas que não lembram nada as enormes e pesadas TVs de Tubo das décadas anteriores.

Vídeo Cassete: Um dos aparelhos mais usados na década. Embora tenha surgido na década anterior, chegou ao ápice no Brasil nos anos 80 quando várias empresas passaram a produzí-los como a Panasonic, Semp-Toshiba e Samsung. Houve vários formatos de Videocassetes como o VHS, Betacam, U-Matic entre outros. Hoje em dia estes aparelhos podem ser encontrados em algumas casas, porém a indústria já sinalizou a extinção completa destes com lançamentos de aparelhos de última geração. Quem nunca teve que rebobinar as fitas antes de devolver na locadora?

Televisor de Tubo: Uma das peças que faziam parte obrigatória de todas as salas da época eram os gigantes e pesados televisores de tubo. Introduzidos desde os anos 60 no Brasil, tornou-se item comum nos anos 80 com a redução dos preços, a inovação do controle remoto, que faziam com que as pessoas não precisassem mais levantar para virar de canal e com a variedade de programas que surgiram na década trazendo bastante entretenimento para as pessoas.

Vídeo Game: Quem não se lembra de clássicos como o Pac-Man, Enduro e River-Raid? Era uma festa quando toda a família se reunia na sala para jogar os jogos do Atari. Além deste videogame, outros aparelhos como o Intellivision, Odyssey, Mega Drive e Phantom System faziam parte dos aparelhos que eram presentes nas salas.

Chave Seletora TV-Videogame:
Esta peça era importantíssima para fazer a conexão do videogame com a televisão. Sem ela não era possível jogar o Atari.

Aparelhos de Som: Os aparelhos de som eram um dos itens obrigatórios de todos os oitentistas, principalmente na melhor década musical da história. Um dos equipamentos tradicionais era o 3 em 1, pois vinha com o aparelho de som, gravador e a vitrola.

Rack de Ferro: Um item comum era a estante de rack que as pessoas usavam para colocar a televisão, o videocassete e outros aparelhos como o videogame.

Antena para TV triângulo: Item obrigatório nas salas eram as terríveis antenas em formato de triângulo, e digo obrigatório já que sem elas era impossível assistir à televisão, pois dependia dela os sinais que as Tvs recebiam para poder assistir à programação.

Telefones: Os telefones da época eram daqueles que tinha que correr com a tecla até o final. No fim da década começaram a surgir os primeiros telefones com tecla digital.

Fitas K7: Difícil era a sala que não possuía milhares de fitas K7 com gravações das bandas favoritas ou das músicas que eram gravadas às pressas da programação das rádios.

Páginas Amarelas:
Numa época em que nem imaginávamos ter Internet, usávamos as páginas amarelas para localizar a assistência técnica mais próxima, ou o telefone da farmácia, de serviços, etc.

Ventilador quadrado: Um dos salvadores das pessoas nos dias quentes eram os ventiladores quadrados, surgidos em meados dos anos 80.

Estantes com enciclopédias: Era muito comum as salas dos anos 80 possuírem livros e quase sempre enciclopédias, como a Barsa e a Colorama. Uma outra que fez algum sucesso foi a enciclopédia da Disney.

Abajures: Algumas salas possuíam abajures que faziam parte da decoração. Abajures coloridos e algumas que iam mudando de cor faziam parte já das salas da época.

Piso de tacos: Era comum encontrar nas casas o famoso piso de tacos, principalmente nas salas, pois era mais barato. Além de ser facilmente limpo, as pessoas podiam colocar tapetes ou carpetes por cima.

Piso de carpete: Era muito comum as salas possuírem pisos de carpetes, geralmente por cima dos tacos. Essa ideia foi difundida até o final dos anos 90.

Toca-Discos: Embora já tenha citado acima, o toca discos único era uma peça bastante comum nas salas, principalmente para aqueles que não possuíam muita grana para comprar o 3 em 1.

Mesas de telefones:
Embora tenham surgido antes da década de 80, era bastante comum encontrar essa mesa nas salas das pessoas nessa época.

Reynaldo Rivero