Lembranšas
Triciclos dos anos 80

Um brinquedo que nos remete aos anos 80 e conhecemos por vários nomes: velocípede (termo mais genérico, cabendo até mesmo, a desejada biclicleta), velotrol, tico-tico, e, até mesmo: motoca! O amado triciclo é sonho de toda criança: Os pequeninos de 2 e 3 anos já conseguem andar (algo que requer força muscular e coordenação motora).

Os modelos mais famosos são:

Jet Ban - O tipo mais baixinho, bem compacto e com menor risco de virar (assento com guidão bem acoplado dificultando tombamento) é o Jet Ban: para que a criança se sinta segura e pegue o jeito de pedalar e começar a aventura!

Já o Tico-Tico, ao longo dos anos, ganhou novas versões e designs variados, mas a essência continua a mesma, feito totalmente em plástico também. Atualmente há diversas cores e personagens infantis: batmam, homem aranha, barbie, entre outros... Na década de 80, não tinhamos tanta variedade assim...

Trol - Havia a marca Trol... A minha "motoca" era essa! Cheguei a tirar muitas "fininhas" nos cômodos da minha antiga casa (minha família comenta até hoje)! Minha mãe ficava muito irritada com minhas peripécias... Ela chegou a arremessar longe, jogar pela escadaria abaixo e continuava intacta! Meu irmão chegou a andar muito com ela também 6 anos depois... Infelizmente a Trol não durou muito, encerrou suas atividades no início dos anos 90.

O Velotrol mudou bastante desde sua criação, onde não possuía acessório, contava apenas com o assento e os pedais. Hoje, possui pneu frontal em EVA possuindo maior aderência, suportando crianças de até 19kg, ou seja, mais resistente que o queridinho Tico-Tico Europa.


Outro que marcou foi o Pedalcar da Bandeirante, todo de plástico também, foi um dos mais vendidos nos anos 80, com decorações com detalhes pequenos de bandeiradas de fórmula 1 e adesivos de "chamas" na lateral, dava a idéia de veloz!

Agora, mais moderninho, há o Veloban que possui um tipo de guia superior para os adultos controlarem a direção do brinquedo. Coisas da época atual: "politicamente correta"... Outros modelos são América, Gatão e Banderetta todos da marca Bandeirantes, ativa até hoje. O logotipo passou por várias evoluções, chegando a adotar três rostinhos felizes dentro das três rodas de um triciclo, inspirado no seu slogan: “Tão fortes que passam de irmão para irmão”...

Essa paixão por três rodas deixa a criança mais interessada em explorar o mundo à sua volta, a se movimentarem, trabalhando até com a parte imaginativa! Na década de 80, tínhamos quintais nas casas... Hoje, apartamentos pequenos já são a realidade da grande parte da população, não há espaço para muita "aventura", como nos anos 80 era predominante... Só nos resta a saudade!

Damaris Camargo