Lembranças
Livros Infantis - Parte I - Coleção Vagalume


Olá amigos, hoje vamos relembrar de uma série de livros que encantaram nossa infância, a "Coleção Vaga-lume".


A série de livros foi lançada em 1972 pela editora Ática com o objetivo de despertar o interesse pela leitura no público infanto-juvenil, carente desse conteúdo na época. A série se tornou um sucesso contando estórias recheadas de mistérios e aventuras que eram protagonizadas por jovens corajosos.

Com uma narrativa simples e de fácil entendimento, e também pelas suas estórias eletrizantes que prendiam a atenção dos jovens, a série foi adotada por várias escolas como leitura didática pelo Brasil inteiro. Todos os livros vinham com um encarte chamado " Suplemento de Trabalho" que ajudavam os leitores a compreender as estórias, além de exercícios de análise do livro.

Com certeza, foi essa série de livros que despertou o gosto pela leitura em muitos de nós. A coleção é composta por duas séries, sendo a Vaga-lume com 69 livros voltados ao público infanto-juvenil e a Vaga-lume Jr com 22 voltados para o público infantil.

O sucesso dessa coleção se mantém até hoje, sendo que alguns títulos tiveram o direito comprado para o uso no cinema e um deles já virou sucesso nas telonas.

Agora vamos lembrar dos títulos mais famosos:

A Ilha Perdida - Maria José Dupré: Esse clássico da literatura é o livro mais vendido da série e conta as aventuras dos irmãos Eduardo e Henrique que durante as férias na casa do padrinho, resolvem explorar uma ilha próxima que é famosa entre os moradores por suas histórias e mistérios. Devido a uma cheia inesperada no rio da região, os garotos ficam presos na ilha e acabam se perdendo. Tentando achar uma saída da ilha eles descobrem um eremita que vive sozinho na ilha e acabam por fazer amizade com ele. A história surpreende pelos ensinamentos que aprendem com o velho sobre o amor à natureza.

O Escaravelho do Diabo: A estória se passa numa pequena cidade no interior de São Paulo, quando Hugo, é encontrado morto com uma espada cravada no peito logo após ter recebido de presente um escaravelho negro. Inconformado com a morte do irmão, o jovem Alberto, um estudante de medicina, começa por conta própria uma investigação para descobrir quem matou seu irmão. Mesmo após várias descobertas, ninguém dá atenção ao jovem. Enquanto isso, vários outros assassinatos acontecem na cidade, então Alberto consegue a atenção do maior investigador da cidade e partem em busca desse serial killer. Eles percebem que todas as vítimas tinham algo em comum, eram ruivas e recebiam um escaravelho dias antes da morte. No meio das investigações, Alberto se apaixona por Veronica, uma jovem órfã que vive na pensão de Cora O'Shea, que seria um lugar altamente suspeito.

Sem conseguir provar suas suspeitas o caso acaba sendo arquivado e solucionado muitos anos depois quando Alberto já adulto viaja a Europa.

Em 2016 foi lançado o filme "O Escaravelho do Diabo", dirigido por Carlo Milani e sendo estrelado por Marcos Caruso, Thiago Rosseti, Jonas Bloch entre outros. A estória sofreu algumas alterações no filme, como o personagem de Alberto que no livro era um jovem adulto e no filme ele é um garoto de 13 anos, mas o enredo continua o mesmo, vale a pena assistir.

As Aventuras de Xisto - Lúcia Machado de Almeida: Num reino medieval situado no meio do mar, Xisto e seu fiel escudeiro Bruzo, vivem muitas aventuras desde pequenos. Numa manhã, enquanto brincavam na floresta, eles flagram um cavaleiro todo de preto escondendo um embrulho entre as árvores. Assim que o cavaleiro desaparece eles correm para ver o embrulho e descobrem dentro dele o Manual Secreto dos Bruxos. Esse livro fala dos quatro feiticeiros que ainda estão vivos e que só eles poderiam salvar o reino do ataque das bruxas más. Iniciam uma viagem cheia de aventuras e perigos, que colocam à prova a coragem e a ética dos jovens.

Até a próxima!!!!


Ivana Fevereiro