Notorious
Bronski Beat - The Age of Consent

Lado A do Vinil de "The Age of Consent "

Lado A do CD de "The Age of Consent "

Este é o primeiro álbum desta banda, que tinha a participação da fantástica voz de Jimmy Sommerville (que depois, fez parte também do Communards), e mais dois integrantes: Larry Steinbachek and Steve Bronski. Este álbum foi lançado logo após o lançamento do single “Smalltown Boy”.

O lançamento deste álbum com um título deste (A Idade do Consentimento - a idade em que deixava de ser considerado crime a relação sexual, 18 em alguns países, 21 em outros, o Bronski Beat foi mais específico, se referia às leis que proibiam o homossexualismo entre adolescentes ou em qualquer idade em diversos países), isso ajudou a contribuir com os movimentos Homossexuais que começavam na Inglaterra e em toda a Europa. Em 1984 estes movimentos ainda eram vistos de forma muito pré-conceituosa e era crime em diversos países. No encarte do álbum, a banda colocou a "Homosexual Age of Consent" de todos os países europeus, na verdade, a idade a partir da qual o homosexualismo não era mais considerado crime, muitos países não permitiam em idade alguma, um casal homosexual era considerado criminoso, passível de prisão imediata. Este álbum foi o principal marco da luta contra a homofobia dos últimos 30 anos!

Os garotos do Bronski Beat levaram este assunto a sério, até no Clip de “Smalltown Boy” eles mostram como as pessoas que decidiam não esconder sua Homossexualidade eram até atacadas (e infelizmente acontece em alguns lugares, ainda hoje...) em locais públicos, como se fossem bandidos. No Clip, o próprio Jimmy é agredido, e volta prá casa da sua família com a Polícia, e a cena deixa claro também que a família dele não concorda com a sua escolha sexual.


Por ser um álbum com o título defendendo a causa gay, inicialmente o disco foi bem aceito no meio dos homossexuais, e depois, foi visto um aumento das vendas no público em geral.

FICHA

"Bronski Beat - The Age of Consent "
Data de Lançamento:
1984
10 faixas, 43 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Why?
02. Ain't Necessarily So
03. Screaming
04. No More War
05. Love And Money
06. Smalltown Boy
07. Heatwave
08. Junk
09. Need A Man Blues
10. I Feel Love / Johnny Remember Me

Produzido por: Mike Thorne
Música: - Bronski Beat
Vocais e Letras: Jimmy Somerville
Gravado por: Peter Griffiths (London), Carl Beatty (NYC) & Dominick Maita (NYC)
Mixado por: Harvey Goldberg and Julian Mendelsohn ("Why?")
Gravado em: The Garden (London), Skyline (NYC) & RPM (NYC)
Mixado em: Maison Rouge, The Town House and Right Track Recording
Masterizado por: Jack Skinner (Sterling Sound, NYC) & Aaron Chackraverty (The Master Room, London)
Gravadora: London Records

A gravação de todas as faixas deste álbum foi iniciada em Londres, e finalizada e mixada em Nova York. Isso ocasionou uma pausa, e serviu para que a banda pudesse refletir um pouco sobre as músicas. As mixagens foram feitas usando vários sintetizadores, inclusive as vozes e todos os instrumentos rítmicos, o que acabou ajudando que a banda não perdesse muito tempo.

Os músicos Larry Steinbachek e Steve Bronski tem perfis bem diferentes que podemos identificar nas gravações: Steve tem uma maneira mais sofisticada de tocar piano, e tem uma presença mais agressiva no palco. Já o Larry, é totalmente o contrário, é muito mais tímido, porém sua presença nos teclados é bem marcante.




Parte de Trás do CD

faixas que chegaram a Paradas Inglesas e foram as seguintes:

- "Smalltown Boy" em Junho de 1984 - UK chart number 3

- "Why?" em Setembro de 1984 - UK chart number 6

- "It Ain't Necessarily So" em Dezembro de 1984 - UK chart number 16







- Em 1997 esse mesmo CD foi lançado contendo algumas Bonus Tracks

11. I Feel Love
12.Run From Love - Bonus Remix
13.Hard Rain - Bonus Remix
14.Memories - Bonus Track
15.Puit D'amour - Bonus Track
16.Heat Wave - Bonus Remix




Paully