Notorious

Clan Of Xymox

 


Formada na Holanda em 1981, a banda inicialmente contava com Ronny Moorings (guitarra e vocal), AnkeWolbert (baixo e vocal) e Pieter Nooten (teclados e sintetizadores).

Essa formação lançou alguns álbuns considerados marcantes para a subcultura gótica, assim chamada nos anos 80. A banda despontou no cenário alternativa, quando foi convidada por Brendan Perry e Lisa Gerrard de Dead Can Dance, para abrirem os shows da banda na turnê pelo no Reino Unido! Logo depois assinaram contrato com a gravadora 4AD Records, gravadora do Dead Can Dance. O Clan of Xymox, foi uma das bandas que melhor uniu o gothic-rock ao technopop Kraftwerkiano.

 
FICHA

"Clan Of Xymox ‎– Clan Of Xymox"
Data de Lançamento:
1985
Faixas: 8 faixas
Duração: 41 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
Lado A
01. A Day - 6:40
02. No Words - 4:27
03. Stumble And Fall - 5:05
04. Cry In The Wind - 5:17

Lado B
01. Stranger - 7:41
02. Equal Ways - 5:44
03. 7th Time - 4:38
04. No Human Can Drown - 3:23

Arte [Dolls Detail From Teatro Contradino] – Terry Dowling
Engenheiro [Mixagem] – John Fryer
Engenheiro [Gravação] – Jon Turner, Keith Mitchell
Produção – Xymox, Ivo

Gravadora: 4AD

 

Mojca Zugna, esposa de Ronny entra para a banda um tempo depois, em tempos de indefinições,os dois passaram a ser os únicos membros fixos de constantes formações que viriam a seguir.

O primeiro álbum, lançado em 1985 apenas com o título “Clan Of Xymox”, apresenta faixas introspectivas e o clima ultrarromântico, que seria a marca registrada da banda. Os sintetizadores tomam conta do álbum para gerar texturas densas e complexas, com maestria, colocando o Clan num patamar acima de várias bandas do seu tempo, por saber utilizar os sintetizadores para criar um clima diferente com timbres que as bandas jamais poderiam alcançar com o básico, guitarra, baixo e bateria, isso colocava o Xymox no mesmo patamar de bandas seminais como Trisomie 21, Pink Industry e Anne Clark, que sabiam como criar timbres e musicalidade exclusiva, graças à forte influência do Kraftwerk e seus filhos diretos, Gary Numan, New Order, Soft Cell e OMD (Orchestral Manouevres in the Dark - Manobras Orquestrais no Escuro, um dos nomes de banda mais criativos e interessantes dos anos 80), bandas e artistas que estão no hall de maiores influências da banda holandesa!

Contém hits que todo fã de anos 80 já ouviu nas pistas como "Stranger" e "A Day", entre outras faixas marcantes, como a emocionante "Cry in the Wind", "No Words", "7th Time" (na voz de Anke) e "EqualWays" (na voz de Pieter). Os sintetizadores em Stranger e A Day tem uma sonoridade incrivelmente synthpop, com vocais e texturas mais góticas! No Words tem sintetizadores mais românticos e próximos ao OMD, banda pioneira do synthpop em Liverpool, ícone da música alternativa inglesa no começo dos anos 80. Há também fortes influências do Cure (fase 82-83), The The e de John Foxx (ex-vocalista do Ultravox no começo da banda), que conseguiu no final dos 70 e começo dos 80 misturar texturas synthpop e climas sombrios como em Underpass, entre outros grandes hits do músico britânico. Como a 4AD, apesar de ser uma gravadora independente, não apostava muito no sintetizadores/EBM, as demos tapes dessa época são mais bem elaboradas do que o próprio álbum, nas demo tapes antes de assinarem com a 4AD a sonoridade é mais synthpop ainda, a gravadora cortou alguns sintetizadores que foram substituídos por instrumentos acústicos nesse primeiro álbum, o que mudou um pouco a característica da banda que provavelmente evoluíria para a linha do Neon Judgment, Front 242, Split Second de seu país vizinho, a 4AD jogou um papel grande em segurar o decolar futurista da banda, que só pode ser definitivamente implementado quando saíram da 4AD e assim puderam fazer um synthpop mais próximo do Depeche Mode e New Order em 88, mudando o nome para apenas Xymox, mas isso é uma outra história que abordaremos na sequência dos álbuns do (Clan of) Xymox...

Uma banda que, em sua trajetória, representa muito bem o que a Darkwave e a música alternativa foram nos 80 e representam atualmente. Pioneiros da chamada darkwave eletrônica, começaram na fase áurea do gótico (80's) e mantiveram-se na ativa durante todos os anos 90 e 00, seguindo até os dias de hoje e influenciando grupos no mundo todo.

Marcos Vicente