Notorious

David Bowie - Let's Dance

Capa do single "Modern Love"

UM POUCO DE HISTÓRIA

David Bowie (David Robert Haywood-Jones), nasceu em Londres, no dia 8 de janeiro de 1947. Músico e ator, Bowie é conhecido pelo seu trabalho musical dos anos 70 e 80 e pela sua alta influência no mundo da música, mais especificamente do rock e do pop.

Começou sua carreira solo em 1966. Em 1968, sua canção "Space Oddity" ficou entre as cinco primeiras da Inglaterra. Mas o sucesso internacional viria apenas com o álbum The Rise and fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars. Foi nessa época que começou suas apresentações exuberantes, com performance, figurino e maquiagens super produzidas.

LET'S DANCE

Após o lançamento da trilha sonora para o filme Christiane F., em 1981, Bowie assinou contrato com a EMI e voltou com um trabalho inovador. Let's Dance, o primeiro álbum com apelo verdadeiramente comercial de Bowie, foi lançado em 1983. Contando com Nile Rodgers do grupo Chic como produtor e com o excelente bluesman texano Stevie Ray Vaughan (até então desconhecido pelo grande público) na guitarra solo, o camaleão investiu em uma fórmula mais voltada ao pop. O álbum foi gravado e mixado no tempo recorde de três semanas!

FICHA

"David Bowie - Let's Dance "
Data de Lançamento:
Janeiro de 1983
9 faixas, aproxim. 41 min..

Faixa a Faixa:
01- Modern Love - 04:47
02- China Girl - 05:33
03- Let's Dance - 07:33
04- Without You - 03:08
05- Ricochet - 05:12
06- Criminal World - 04:24
07- Cat People - 06:45
08- Shake It - 03:49
09- Under Pressure - 04:01 (Bonus)

Gravadora: EMI Records

A banda montada por Rogers contava com novos e veteranos músicos de estúdio. Omar Hakim, baterista do Weather Report, tocou na maioria das faixas. Tony Thompson, baterista do Chic, tocou em três canções. Confira os músicos que participaram das gravações:

  • Carmine Rojas: baixo
  • Omar Hakim, Tony Thompson: bateria
  • Nile Rodgers: guitarra
  • Stevie Ray Vaughan: guitarra solo
  • Rob Sabino: teclados
  • Mac Gollehon: trumpetes
  • Robert Arron, Stan Harrison: sax tenor, flauta
  • Steve Elson: sax barítono, flauta
  • Sammy Figueroa: percussão
  • Frank Simms, Geoge Simms, David Spinner: vocais
  • David Bowie, Nile Rodgers: vocal, arranjo de metais
  • Bernard Edwards: baixo em "Without You"

A música que dá nome ao álbum ficou em 1º lugar nos Estados Unidos e Inglaterra. Tornou-se uma das músicas mais famosas de Bowie. Modern Love e China Girl foram singles que também impulsionaram a vendagem de discos internacionalmente. China Girl foi composta em parceria com Iggy Pop. Foi a forma que Bowie encontrou para ajudá-lo financeiramente. A música foi lançada por Iggy no álbum The Idiot, de 1977.
No vídeo de "China Girl" (versão de Bowie), contracena a modelo chinesa Jee Ling, sua namorada na época. Cat People e Criminal World também fizeram sucesso e merecem destaque.

A turnê mundial de Bowie, "Serious Moonlight Tour", foi grandiosa. Uma única apresentação de Bowie no US Festival rendeu-lhe milhões de dólares. Tocando apenas em estádios, todos com a capacidade máxima lotada,  rendeu-lhe um vídeo e a marca de ser o artista que mais lucrou financeiramente no ano.  Stevie Ray Vaughan, que não participou da turnê por desentendimentos com o empresário de Bowie, foi substituído pelo guitarrista Earl Slick.

Em 1995, a Virgin Records relançou o álbum com a música Under Pressure como faixa bônus. Em 1999, a EMI fez um novo relançamento (remasterizado digitalmente) e sem faixa bônus.

"Put on your red shoes and dance the blues..."

 

Fabiano Ribeiro