Notorious

Duran Duran - Rio

Existem vários motivos para que o segundo álbum do Duran Duran seja selecionado para a nossa Discoteca Básica. Um deles é que esta banda inglesa, que foi considerada a "sensação britânica" com ótimas críticas da mídia especializada no começo dos anos 80 com o lançamento do primeiro álbum (1981), não se acomodou e fez de "Rio" (1982), alcançar o 3º lugar nas paradas permanecendo lá por 118 semanas!

Outro motivo é uma das músicas, a "Save a Prayer": provavelmente, toda pessoa de 10 a 60 anos já ouviu esta música pelo menos 1 vez e lembra dela!

O 1º. álbum do Duran Duran em 1981 foi um sucesso, e demonstrou que esses ingleses vinham pra mudar o cenário da música pop misturando vários estilos musicais como funk e new wave formando a geração dos "New Romantics"!

No 2º. álbum o que fez a grande diferença foram os clipes produzidos para cada faixa. Eles resolveram escolher lugares exóticos e inéditos no Sri Lanka como locação para o clipes, assim como a cultura do lugar, as praias, os locais e modelos também.

FICHA

"Duran Duran - Rio"
Data de Lançamento:
1982
09 faixas, aproxim. 40 min".

Faixa a Faixa:
01- Rio - 05:13
02- My Own Way - 04:50
03- Lonely in your Nightmare - 03:50
04- Hungry Like the Wolf - 03:25
05- Hold Back The Rain - 03:48
06- New Religion - 05:32
07- Last Chance on the Stairway - 04:19
08- Save a Prayer - 05:24
09- The Chaffeur - 05:12

Todas as músicas escritas e arranjadas: Duran Duran
Gravadora: EMI
Produção: Colin Thurston
Saxofone "Rio"
- Andy Hamilton
Ilustração:
Negel
Fotografia:
Andy Earl

Foi a primeira banda que resolveu investir muito dinheiro com a produção de clipes, com viagens, etc... e com isso emissoras especializadas em música garantem até hoje que o Duran Duran mudou a idéia do que era fazer vídeo clipe nos anos 80 (que até então em 90% das vezes as bandas se limitavam a ficar atrás de seus instrumentos enquanto eram filmados).

A divulgação de clipes como "Save a Prayer" e "Hungry Like The Wolf" e "Rio" também impulsionou as vendas na América, onde o álbum teve mais de 2 milhões de cópias vendidas!

ALGUMAS FAIXAS DE "RIO":
- 1ª. Faixa - "Rio", que também dá nome ao álbum, é umas das músicas mais animadas e dançantes que conquista as pistas de dança até hoje.

- 2ª. Faixa - seguida por "My Own Way", que ganhou uma versão um pouco mais acelerada no vídeo clipe, também tem um clipe muito diferente e animado, com a participação de modelos vestidas de espanhola, com direito a castanholas e tudo mais!

- 4ª. Faixa - Outro sucesso foi "Hungry Like The Wolf", que também teve o vídeo bem divulgado, e com uma letra bastante insinuante.

Outras não foram tão trabalhadas, como "Lonely in your Nightmare", "Hold Back the Rain", "New Religion" e "Last Chance on the Stairway".

- 8ª. E penúltima faixa é "Save a Prayer", que é umas das baladas New Romantics mais tocadas até hoje. Aqui no Brasil, "Save a Prayer" entrou até para a trilha internacional de novela de uma famosa emissora, e garanto que muito gente conheçeu o trabalho do Duran Duram e passou a ser fã a partir daí!

- 9ª. E última – "The Chauffeur", que também não tocou nas rádios, mas tem uma letra e vídeo muito polêmicos, que foi até proibido durante um tempo em alguns lugares, por ter uma insinuação homossexual entre 2 mulheres muito bonitas e refinadas (que no começo dos anos 80 ainda era um escândalo). A letra mais parece um texto de uma grande obra literária.

Só ouvindo o álbum, com atenção em cada frase pra conferir e aproveitar cada segundo!

Paully