Notorious
Duran Duran - Seven And Ragged Tiger


Capa Traseira do Vinil de
"Seven and Ragged Tiger "

Lado A de "Seven and Ragged Tiger "

Seven and the Ragged Tiger é o terceiro álbum de estúdio do Duran Duran,e foi lançado em Novembro de 1983. Como disse Simon Le Bon o nome do álbum é "uma história de aventura sobre uma pequena equipe de comando. Os Sete são os cinco membros da banda mais os dois gerentes da banda (Paul e Michael Berrow) e o Tigre Irregular é o êxito. Sete pessoas que perseguem o êxito. A ambição. Isto é o que significa o nome do album".

E parece que o nome deu certo,pois este album vendeu 12 milhões de cópias, o album mais vendido da banda!

O ano de 1983 foi o auge da banda. Eles conseguiram seu primeiro sucesso na parada de singles em março com o single "Is there something I should Know?", o primeiro albúm Duran Duran foi relançado e ganharam um Prêmio no Grammy com o Vhs 11 videos com clipes dos albúns :Duran Duran e Rio!

A banda passou um ano longe do Reino Unido por causa dos exílios fiscais, pois o seu rendimento aumentou depois do sucesso do Rio e a reimpressão do  primeiro albúm da banda Duran Duran.

Assim,durante maio de 1983 a banda começou a escrever e fazer demos em um chalé perto de Cannes em Côte d'Azur no sul da França. A banda escreveu várias letras por lá, e várias canções foram concluídas, inclusive "Seven and the Ragged Tiger", da qual foi tirada o nome do albúm. Esta canção nunca foi lançaada, mas partes dela foram envolvidas na música "The Seventh Stranger"!

Com a espera da tour de Sing Blue Silver que iria começar só em novembro de 83, a banda partiu para Austrália,para gravar o clipe de "Union of the Snake", sendo que 24 horas antes a banda ficou entretida com a gravação de "Secret Oktober"!

Em Outubro, o Duran Duran lançou o vídeo de “Union of the Snake” na MTV, uma semana antes de que o single fosse lançado no rádio, num momento em que a indústria temia que o vídeo realmente pudesse matar a estrela do rádio. O lançamento mundial do albúm seguiu algumas semanas após 21 de Novembro. O álbum foi nº 1 no Reino Unido e ganhou o disco de platina uma semana após o lançamento.Alcançou a posição n° 8 nos EUA e foi certificado platina em Janeiro de 1984, e consequentemente duplo de platina.

A tourne deste albúm foi registrado no documentário do diretor Russell Mulcahy-Sing Blue Silver, assim como o vídeo da música"The Reflex", o concerto  Arena (uma Noção Absurda) e As the Light Goes Down. A versão ao vivo do album Arena também foi registrado durante esta turne.
 
FICHA

  "Duran Duran - Seven and Ragged Tiger "
Data de Lançamento:
Novembro de 1983
10 faixas, 38 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. The Reflex - 5:29
02. New Moon on Monday - 4:16
03. (I'm Looking For) Cracks in the Pavement- 3:38
04. I Take the Dice - 3:18
05. Of Crime and Passion - 3:50
06. Union of the Snake - 4:20
07. Shadows on Your Side - 4:03
08. Tiger Tiger - 3:20
09. The Seventh Stranger - 5:24

Singles "Union of the Snake" (Outubro 1983)
"New Moon on Monday" (Janeiro 1984)
"The Reflex" (Abril 1984)
"Tiger Tiger" (Somente no Japão como b-side de New Moon on Monday)

Músicos Adicionais: "Andy Hamilton - Saxofone"
"Raphael DeJesus - Percussão"
"Mark Kennedy - Percussão"
"Michelle Cobbs - Backing vocals"
"BJ Nelson - Backin vocals"

Produzido por: Alex Sadkin, Ian Little, Duran Duran
Gravadora: EMI Records

Lado B de "Seven and Ragged Tiger"

O single seguinte "New moon on monday" foi lançado em Janeiro, acompanhado por outro vídeo ambicioso. Em fevereiro, eles apareceram na capa da revista Rolling Stone, e ganharam dois prêmios do Grammy nas categorias Formato Longo e Formato Curto em videoclipes.
O remix de "The Reflex", lançado em  Março, tornou o segundo single da banda  tanto no Reino Unido como nos EUA (onde permaneceu no topo durante 5 semanas). O vídeo do Arena foi nomeado no MTV Awards como  Melhor Performance em shows,mas perdeu para “Jump” do Van Halen.

Enquanto Duran Duran e o Rio foram vistos por muitos como obras-primas do princípio ao fim, o resplendor começava para o Seven and the Ragged Tiger. No documentário Extraordinary World, filmado uma década depois, Rhodes descreveu o som como "Histeria abertamente controlada, que colidia abaixo da superfície".

A variedade no estilo musical foi extendida nos projetos solos durante a  pausa da banda. Simon Le Bon e Nick Rhodes concentraram-se no som atmosférico, como em "Tiger Tiger" no projeto Arcadia, enquanto John e Andy Taylor se juntaram com Robert Palmer e os membros do Chic para criar o Power Station, que tinham  músicas que soavam como “Of Crime and Passion”.

 

 

 

 

 

Graziela Lima de Souza