Notorious

Devo - Oh, No! It's Devo

Oh No! It's Devo foi o quinto álbum lançado pelo Devo, em novembro de 1982. Seu produtor, Roy Thomas Baker, trabalhou também com nomes como Queen, The Cars, Ozzy Osbourne, e mais recentemente com o Smashing Pumpkins.

Influenciado por algumas complicações na época, este trabalho representou um retorno aos primórdios do grupo, mais ligado aos sintetizadores do que nos álbuns anteriores, em especial o New Traditionalists, que ao tentar explorar novas idéias e conceitos, não teve a mesma aceitação da crítica nem do público que os bem-sucedidos Q: Are We Not Men? A: We Are Devo! (primeiro álbum, numa estréia mais que criativa) e Freedom of Choice (considerado por muitos fãs a obra-prima do grupo).

FICHA

"Devo - Oh, No It's Devo "
Data de Lançamento:
1982, 11 faixas - 32m15s
Produzido por: Roy Thomas Baker
Gravadora: Warner Bros

Faixa a Faixa:
01. Time Out For Fun – 2:48
02. Peek-A-Boo! – 3:01
03. Out Of Sync – 3:34
04. Explosions – 3:01
05. That's Good – 3:23
06. Patterns – 2:57
07. Big Mess – 2:42
08. Speed Racer – 2:38
09. What I Must Do – 2:34
10. I Desire – 3:13
11. Deep Sleep – 3:24

Bob Lewis, amigo de Gerald Casale e Mark Mothesrbaugh, juntou-se a eles em 1970 para formar o grupo, tornando-se seu empresário alguns anos depois. Pouco antes da produção de Oh, No! It´s Devo, Bob, que havia deixado de empresariar o grupo, resolve processá-lo, exigindo direitos autorais por sua contribuição na concepção da teoria sobre "de-evolution", principal referência do Devo, exposta artisticamente em suas músicas e no visual dos integrantes (embora nem sempre isso fosse bem compreendido por todos).

Mas o maior dos problemas ocorreu quando o grupo teve uma idéia no mínimo bizarra: produzir uma música cuja letra seria um poema escrito por Robert Hinckley Jr., que ficou famoso ao tentar assassinar o então presidente norte-americano Ronald Reagan. Isso causou um grande mal estar durante a produção do novo álbum, porém assim que ele foi lançado, numa espécie de resposta às tendências negativas que vinham rondando o Devo, o que os membros demonstravam querer mesmo era curtir o que vinham fazendo, como podemos conferir numa declaração de Mark em 1982:

"Time Out For Fun is basically what the album is all about. We decided it was time to enjoy what we were doing. So for this album, everything on it was fun, all things we enjoyed doing."

Mark Mothersbaugh, BAM Magazine, 12/03/1982

Curiosamente, este álbum fez mais sucesso aqui no Brasil do que em outros países. Mesmo assim, a exemplo do B-52's, o Devo representou muito bem o estilo new wave da época, com visuais bizarros e letras divertidas, e as músicas de Oh No! It’s Devo até hoje figuram em set-lists de 80's das baladas brasileiras – com destaques para Time Out For Fun, Peek-a-Boo! e That's Good.

 

 

Innen Wahrheit