Notorious

Depeche Mode A Broken Frame

Primeiro álbum após a saída de Vince Clark, A Broken Frame soa mais sofisticado que o debut Speak and Spell sem perder a aura synthpop peculiar da banda. Tão importante quanto seu mais famoso trabalho posterior, Music for The Masses, A Broken Frame traz faixas cuidadosamente lapidadas sobrepondo efeitos sonoros, metais e letras memoráveis.

Este álbum curiosamente passou despercebido no Brasil, quando caiu a ficha já era tarde demais e por um bom tempo era preciso garimpar os sebos do centro da cidade de S. Paulo para conseguir um exemplar.

A abertura, Leave in Silence, vinte e quatro anos depois continua atual e assim deve permanecer por mais algumas décadas. David Gahan ainda não era tão atrevido sonoramente, mesmo assim sua voz já transmitia um sentimento que daria sentido a quase tudo o que a banda produziu após este disco.

My Secret Garden é a faixa que mais lembra o estilo de Vince Clark que na época já estava às voltas com Alyson Moyet no Yazoo.

Monument quebra de vez esse saudosismo e mostra aquele lado mais sombrio de Martin Gore com batidas minimalistas e um timbre bem underground. Synthpop sem vocal : )

FICHA

"Depeche Mode - A Broken Frame"
Data de Lançamento:
1982
11 faixas, aproxim. 46'40".

Faixa a Faixa:
01- Leave in Silence 06:28
02- My Secret Garden 04:45
03- Monument 03:14
04- Nothing to Fear 04:16
05- See You 04:35
06- Satellite 04:40
07- The Meaning of Love 03:06
08- My Secret Garden 04:20
09- A Photograph of You 03:04
10- Shouldn't Have Done That 03:10
11- The Sun & The Rainfall 05:02

Produção: Depeche Mode e Daniel Miller

Nothing to Fear, também não tem guitarras (aliás nenhuma música do disco tem) e é uma das melhores faixas, inspiração total.

See You, hit disparado na Inglaterra apesar de ser uma música sem grandes destaques foi um dos primeiros passos para o sucesso absoluto que não tardou a chegar alguns álbuns depois.

Satellite, seguindo a mesma fórmula de Monument, é um pequeno descanso no meio do disco que segue mais agitado com The Meaning of Love.

My Secret Garden, é mais uma pérola desde álbum, instrumental impecável, já conta com toda a identidade da banda, mesmo sem vocais, qualquer um sabe dizer que é Depeche Mode.

A Photograph of You segue a linha de The Meaning of Love, falando sobre saudade, amor e um pouquinho de existencialismo.

Shouldn't Have Done That é daquelas músicas que pela estranheza merecem atenção especial, no fim das contas uma ótima canção, leia a letra.

The Sun & The Rainfall é um título e tanto e a música não deixa por menos fechando o disco de forma suave e que permite um "play it again" sem ter que pensar duas vezes.

A Broken Frame é um álbum obrigatório, pela beleza, pela sonoridade atual e pelo cuidado com que foi produzido, desde a belíssima capa até a última faixa.

Enjoy : )

Gabriel Front