Notorious

Depeche Mode - Construction Time Again


Contra Capa da versão vinil

O terceiro albúm do Depeche Mode, Construction Time Again de 1983 , mudou totalmente a sonoridade da banda. Foram utilizados recursos de synth com elementos industriais/eletrônicos, além da banda ter decidido trabalhar com Gareth Jones, um grande produtor musical.

Assim, o depeche utilizou nas canções desse álbum uma abordagem obscura, crítica, política, social , sombria e enigmática . É o primeiro com a participação de Alan Wilder, e a partir deste, ele se tornou um dos mais importantes integrantes da banda, inclusive compondo até algumas canções deste álbum.


Lado A da versão vinil

Falando em canções, que tal evidenciarmos a 4ª faixa do álbum, hein? A sensancional everything counts ficou em 6º lugar nas paradas britânicas e também obteve o sucesso almejado em países como África do Sul, Alemanha, Suécia e Suíça.
A mudança sonora desse álbum foi tão relevante que em março de 2007, remasterizaram um documentário em dvd sobre esse próprio álbum ressaltando a importância do mesmo pra banda.


Faixa - a - Faixa

1 – Love, In Itself - A música abre o álbum ao melhor estilo sinthpop, muito bem produzida, com muitos sintetizadores e um vocal inspirador de David Gahan. A letra fala do amor que não é suficiente em si mesmo.

2 - More Than a party - Hit com a sonoridade mais pesada do álbum, trazendo também elementos industriais e uma acelerada surpreendente no fim da música, mais uma vez David Gahan mostra o poder de sua voz.

FICHA

Depeche Mode - Construction Time Again
Data de Lançamento:
1983
Número de Faixas: 10
Tempo Aproximado: 42 min

Faixa-a-Faixa:

01.
Love, In Itself
02. More Than a Party
03. Pipeline
04. Everything Counts
05. Two Minute Warning
06. Shame
07. The Landscape Is Changing
08. Told You So
09. And Then...

Capa [Design] - Martyn Atkins
Capa [Ilustrações] - Ian Wright
Engenheiro de Som - Gareth Jones
Fotografia [Capa] - Brian Griffin
Produção - Daniel Miller , Depeche Mode

Gravadora: Mute Records

3 - Pipeline - Com um estilo mais minimalista e sem perder o propósito industrial a música fala sobre trabalho em oleodutos, que seria canalizações especial para o transporte á distância de petróleo e seus derivados.

4 - Everything Counts - considerada uma das melhores músicas da banda, a maravilhosa everything counts além de ter alcançado o sexto lugar nas paradas britânicas como ja foi dito anteriormente, também foi um sucesso como single tanto que chegou a vender mais do que o próprio álbum. Atualmente a vendagem de singles de erevything counts já superou a marca de 3 milhões de cópias.

5 – Escrita por Alan Wilder,Two Minutes Warning, a quinta faixa do álbum, é recheada de batidas incessantes com frases de cunho sombrio e melancólico , reforçando a magnitude de uma musicalidade eletrônica/ industrial.


Lado B da versão vinil


6 - Shame
- Com uma batida maravilhosa e sintetizadores ultrainspirados, a música segue em ritmo com a cara da banda.

7- Em The Landscape Is Changing – Alan Wilder, se volta para uma questão puramente social de conscientização dos agentes poluentes que destroem a natureza. Assim como o título da música “A paisagem está mudando”, a música detalha a necessidade de solicitar a sociedade a importância de cuidarmos melhor do mundo em que vivemos em relação à degradação da natureza que tanto afeta e muda a imagem do nosso meio ambiente.


capa da versão tape

8 - Told you So - Mais uma vez com uma introdução de teclados incríveis, a música tem uma pegada extremamente sinthpop, elevando ainda mais a qualidade da banda. Com certeza, uma das melhores músicas do álbum.

9 -A música alcança seu grau de intensidade na medida certa com um vocal extremamente inspirador" And Then" segue em um ritmo suave, tendo uma


Lado A da versão tape

percussão eletrônica maravilhosa.


Faixa Bônus
: A edição americana do álbum ainda contem uma faixa bônus, Everything Counts em uma versão Long Version com mais de 7 minutos.

Curiosidade: o álbum ainda contem uma "faixa escondida" Everything Counts com apenas 1:05 de duração.


Fernando Cardoso