Notorious
Echo & The Bunnymen – Ocean Rain

 


Capa do Vinil

Quarto álbum de Echo And The Bunnymen, Ocean Rain foi lançado em 1984 e é considerado pela critica e pelos fãs o melhor álbum da banda, a obra-prima. O próprio vocalista, Ian McCulloch, declarou que esse é o melhor álbum que fizeram.
E não é para menos, pois além de alcançar o 4º lugar nas paradas britânicas, o álbum rendeu disco de ouro.

Tudo começou quando no final de 1983 a banda gravou quatro músicas novas para o programa de John Peel na rádio BBC, o John Peel's Session. Ainda em 1983 foram convidados para gravar um especial. Aproveitando a oportunidade, eles simplesmente não tocaram músicas antigas e sim algumas de suas músicas novas. Entre elas, duas que gravaram para o John Peel's Session.

FICHA

"Echo & The Bunnymen – Ocean Rain"
Data de Lançamento:
1984
Número de Faixas: 09
Estilo: Synth Pop
Tempo Aproximado: 35minutos

Faixa-a-Faixa:

01. Silver - 3:19
02. Nocturnal Me - 4:54
03. Crystal Days - 2:24
04. The Yo Yo Man - 3:11
05. Thorn Of Crowns - 4:50
06. The Killing Moon - 5:46
07. Seven Seas - 3:19
08. My Kingdom - 4:06
09. Ocean Rain - 5:10


Arranjo [Orquestral] , Piano, Cello [Solo] – Adam Peters
Baixo – Les Pattinson
Bateria - Pete De Freitas
Guitarra - Will Sergeant
Vocal - Ian McCulloch
Fotografia - Brian Griffin
Designer - Martyn Adams
Engenheiro - Gil Norton, Henri Lonstan
Engenheiro Assitente - Jean-Yves
Mixado por - Echo & The Bunnymen e Gil Norton
Produção - Gil Norton, Henri Lonstan, Ian McCulloch, Les Pattinson, Pete De Freitas e Will Sergeant
Escrito por - Ian McCulloch, Les Pattinson, Pete De Freitas, Will Sergeant

Gravadora: Korova

A maior parte do álbum foi gravada em Paris, mas como McCullovh estava doente na fase de gravação, não ficou satisfeito com o reultado e resolveu refazer sua parte quando retornou a Inglaterra. Também contaram com uma orquestra para gravar o álbum.

Realmente esse é o álbum mais bem elaborado deles, tanto musicalmente quanto no que diz respeito as letras. É diferente dos álbuns anteriores. Aliás, é diferente de todos os álbuns que fizeram. Em certa ocasião, falando sobre o álbum, McCulloch disse que nunca viu nenhuma banda, em nenhum lugar, fazer algo parecido. Bem, jogada de marketing ou não, ele tem razão, rs.

Todas as faixas são muito boas, afinal é considerado álbum conceito. Mas com certeza as mais conhecidas são "The Killing Moon", "Silver" e "Seven Seas".
"The Killing Moon" se tornou não só a mais conhecida do Ocean Rain, se tornou a mais conhecida do Echo. Muitos dos que não conhecem a banda conhecem essa música. E alguns que dizem gostar de Echo conhecem apenas esta, rs. "The Killing Moon" alcançou o 9º lugar nas paradas britânicas.



Ocean Rain foi relançado em 2003 com 8 faixas bônus e em 2008 com 2 faixas bônus, que são as versões 12" de "The Killing Moon" e "Silver".

Embora todos conheçam "The Killing Moon" nem todos conhecem o álbum Ocean Rain por inteiro. O álbum seguinte, o Echo & The Bunnymen, ficou mais conhecido. Apesar de gostar muito desse ainda prefiro o Ocean Rain.



Portanto, fica a dica para quem quiser conhecer melhor a banda, vale muito a pena!


 

Natascha Coelho