Notorious

Erasure - Wonderland


Contra Capa de Wonderland

O álbum de estréia do Erasure, Wonderland, foi lançado em maio de 1986, porém para que se chegasse até a sua realização o tecladista Vince Clarke teve que fazer uma série de testes para que o dueto Erasure pudesse existir.

Lado A

Após a saída de Vince Clarke do Depeche Mode em 1981, do duo Yazoo em 1983 e também de projetos como o The Assembly, em 1985, Vince colocou um anuncio no jornal inglês Melody Maker a procura de um vocalista. Após exaustivas audições e já na 42ª apresentação, eis que aparece Andrew Ivan Bell (Andy Bell), um ex-açougueiro e que depois integrou a banda The Void e também o grupo Dinger . Seu timbre de voz agradou aos ouvidos de Vince e assim estava formado o duo Erasure.

Vince Clarke queria continuar a fazer Synth Pop em 1985, onde esse estilo de música já estava em decadência e começava então uma árdua caminhada do Erasure para poder conquistar um lugar ao sol.

A música que foi escolhida para o teste para vocalista era ‘Who Needs Love Like That’ que acaba sendo o 1º single da banda lançado em setembro de 1985 e onde Vince apostou todas as fichas neste trabalho, porém ela lhe rendeu apenas uma modesta 55ª posição na parada britânica. Mas isso dessa vez não desanimou Vince que estava predestinado a ir frente e lançou mais 02 singles, Heavenly Action em novembro de 1985 com 100ª posição nas paradas britânicas e com sucesso na Suécia e Oh L’amour em abril de 1986 com a posição de nº 85, mas com o diferencial de ter estourado nas Fm’s da Europa e as primeiras colocações nas paradas da França e Austrália.

A banda teve que realizar vários shows em clubes londrinos para tentar propagar sua música e atrair a atenção do público inglês que ainda não estavam convencidos com o estilo de música deles. Críticos já começavam a interferir na carreira da banda dizendo que Vince teria arrumado uma nova maneira de transformar o sintetizador em uma arma de tortura.

FICHA

"Erasure - Wonderland "
Data de Lançamento:
maio de 1986
Faixas: 11 faixas
Duração: 52 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01.
Who Needs Love Like That - 3:18
02. Reunion - 3:24
03. Cry So Easy - 3:35
04. Push Me Shove Me - 5:10
05. Heavenly Action - 3:30
06. Say What - 3:55
07. Love Is A Loser - 3:02
08. Senseless - 3:26
09. My Heart ... So Blue - 4:30
10. Oh L'amour - 3:12
11. Pistol - 3:29

Gravadora: Mute Records


Lado B

Com a colaboração do executivo da gravadora Mute Records, Daniel Miller é lançado em maio de 1986 o álbum Wonderland que alcança apenas a 71ª posição no Reino Unido. A critica pegou pesado com o dueto publicando na revista Sounds a seguinte resenha: “A combinação entre um arrogante ex-futurista e um escandaloso cantor de acampamento pode não ser um recipiente para sucesso, mas estranhamente, era um golpe de mestre".

Além dos 03 singles já citados o álbum traz canções que remetem muito ao estilo que o Yazoo estava fazendo com os sintetizadores de Vince em evidência com arranjos simples, porém melodiosos e uma voz bem definida de Andy Bell nos vocais.

Destaques para as canções ‘Push Me Shove Me’, ‘Cry So Easy’, ‘Love Is a Loser’ e‘March On Dowm The Line’.

Curiosidades:

- O hit ‘Oh L’amour’ fez muito sucesso aqui no Brasil e devido a isso a edição brasileira do álbum, além de contar com a versão de estúdio, incluía a versão ao vivo que repercutiu muito nas Fm’s daqui.

- A edição inlglesa do LP contém as faixas ‘Push Me Shove Me’ e ‘Pistol’ , mas não tem a faixa ‘March On Down The Line’ e posteriormente foi lançado em edição limitada em LP com + 03 bônus, sendo eles ‘Oh! L’amour’ (Re-Mix), ‘March On Down The Line’ e‘Gimme! Gimme! Gimme!’ (regravação do sucesso do quarteto sueco Abba e maior inspiração do Erasure). A faixa ‘Push Me Shove Me’ apresenta também uma versão Remix.

- A edição inglesa em CD conta com os bônus ‘Say What’ (Remix), ‘March On Down The Line’ (Remix) e ‘Senseless’ (Remix)

- Já a edição americana em CD excluiu as faixas Push Me Shove Me e Pistol e inclui‘March On Down The Line’ e colocaram 02 bônus, ‘Who Needs Love Like That’ (The Love That Mix Version) e Oh! L’amour (The Funky Sister Remix).

- Agora a versão brasileira em CD é um caso a parte!!!!....eu tenho este CD e eles fizeram o favor de colocar no encarte, capa e rótulo do CD o track list da edição inglesa porém o CD contém as músicas do track list da versão americana.... Se já era complicado entender a edição deste álbum nos EUA e Inglaterra, imagine aqui.

- Ahhh..... apenas para dar uma lição nos críticos que massacraram o Erasure no inicio de sua carreira.... eles lotaram por 20 noites seguidas o Hammersmith Odeon em Londres durante a turnê ‘The Tank, The Swan & The Baloon em 1992 quebrando o recorde da casa.

Reinaldo Varani