Notorious

Front 242 - Official Version

Capa Vinil

Official Version foi lançado em 1987 pela Wax Trax! Records nos EUA e pela Red Rhino na Europa e é o terceiro álbum do Front 242.

FICHA

"Front 242 - Official Version"
Data de Lançamento:
1987
Faixas: 9 faixas
Duração: 39 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01. W.Y.H.I.W.Y.G. 7:22
02. Rerun Time 5:20
03. Television Station 2:37
04. Agressiva Due 2:54
05. Master Hit (Part 1 & 2) 7:00
06. Slaughter 3:25
07. Quite Unusual 3:44
08. Red Team 3:44
09. Angst 1:50


Gravadora: Red Rhino

Esse com certeza é um dos melhores álbuns do Front, além de ter sido muito importante, pois foi o que definiu de vez o estilo da banda, consolidando-a no cenário do EBM. Eles já nos mostraram isso na coletânea anterior, que reunia os primeiros singles, o Backcatalogue (também lançado em 1987), e voltaram com o Official Version para reafirmar isso. E foi aí também que Front 242 ganhou notoriedade internacional.

Official Version tem seu quadro de som muito mais movimentado, completo e dinâmico, o que contrastou com o minimalismo dos dois primeiros álbuns. O uso de recursos de som é muito maior.

Além da qualidade e sofisticação dos arranjos, contamos também com o peso dos vocais. Estes (como sempre) são fortes e dão mais profundidade as músicas, mais impacto. E é isso que eu também gosto no EBM, essa força, essa atmosfera pesada. Isso tudo traz mais emoção, mais sentimento para as músicas!

Nesse álbum tem vários samples do filme Videodrome (aqui no Brasil lançado como Videodrome - A Síndrome do Vídeo), de David Cronenberg. A própria abertura da clássica Masterhit, é tirada da voz do apresentador no filme, uma espécie de Silvio Santos, com o poder do Roberto Marinho, trágico!!!



Fita K-7
O álbum todo é muito bom, mas acho que as três primeiras faixas são um pouco “ligth”, rs. Na minha opinião as melhores são “Agressiva Due”, “Quite Unusual” e “Masterhit”. Desta última gosto tanto da original quanto das versões.

O álbum foi lançado em vinil e em CD. O CD tem duas faixas a mais do que o LP, que são as versões 12” da “Quite Unusual” e da “Agressiva”.

Em 1992, já que a Wax Trax! Records não estava mais ativa, todos os álbuns da banda lançados até então foram relançados pela Epic nos EUA e pela Red Rhino na Europa, inclusive o Official Version. Essa versão, além das 11 faixas do CD do primeiro lançamento, tem mais duas. São elas: “Masterblaster” e “Hypnomix”, ambas remixes da “Masterhit” tiradas do single de mesmo nome.

Realmente acho esse um dos melhores álbuns do Front 242, juntamente com o Backcatalogue. Gosto muito do álbum seguinte, o Front by Front, mas ainda prefiro o Official Version. Para quem não conhece, vale muito a pena conferir.

Natascha Coelho