Notorious
George Michael - Faith

 

FICHA

George Michael - Faith
Data de Lançamento:
1987
Número de Faixas: 9
Estilo: Electronic/Synthpop
Tempo Aproximado: 50 minutos

Lado A
01. Faith – 3:16
02. Father Figure – 5:36
03. I Want Your Sex (Parts 1 & 2) - 9:17
04. One More Try - 5:50

Lado B
01. Hard Day - 4:48
02. Hand to Mouth - 4:36
03. Look at Your Hands - 4:37
04. Monkey 5:06
05. Kissing a Fool - 4:35

Produtor – MGeorge Michael


Gravadora: Epic Records

Faith é o primeiro disco solo do cantor lançado em 1987, sucesso no mundo com mais de 10 milhões de cópias vendidas. O disco foi o primeiro álbum lançado por um artista branco a alcançar o topo da parada americana de rhythm & blues. Depois do fim da dupla Wham! George que sempre foi o principal compositor seguiu com uma carreira solo muito bem sucedida que começou de forma magnífica com este grande clássico dos anos 80 que gerou sete singles de muito sucesso.

Faith - é a faixa título que abre o disco de forma contagiante. Começa com um órgão de igreja tocando uma música do Wham! chamada Freedom para depois entrar numa batida deliciosa com violão colocando todo mundo para dançar.

Father Figure – A segunda música faz o disco mudar de clima quase de forma drástica. É uma música romântica e uma balada perfeita para dançar acompanhado. Ela ainda conta com backing vocals femininos poderosos deixando-a mais forte.

I Want Your Sex Pts. 1 & 2 – Essa música fez o mundo inteiro acompanhar o rebolado irresistível de George. Do primeiro ao último minuto, é impossível ficar parado. Além de tudo isso, cantar sobre sexo e não ser nem um pouco vulgar foi uma verdadeira cartada de mestre de George. Apenas essas 3 músicas foram o suficiente para colocar George no patamar das grandes estrelas da música pop lado a lado com Madonna, Michael Jackson e Prince. Mas Faith ainda tinha outras facetas para mostrar.

One More Try traz uma das interpretações mais marcantes de George. A forma como ele canta inspira, arrepia e me emociona sempre que escuto.

Hard Day volta a fazer o clima esquentar com mais batidas maravilhosas e vários backings sensacionais.

Hand to Mouth traz George cantando de uma forma mais contida e traz uma batida de bateria diferente e muito envolvente. Ela é simplesmente perfeita para acompanhar com as mãos e também com os pés.

Look AT Your Hands é umas das que mais gosto, mas que não é tão lembrada em comparação com as outras músicas. Ela traz uma batida muito forte e ótima para dançar. A letra fala sobre uma mulher que é mal tratada por um cara e mesmo assim essa mulher fica com este cara.

Monkey é mais uma maravilha dançante que também foi lançada como single. O clipe dela trouxe George usando um visual diferente com suspensórios e chapéu.

Kissing A Fool aparece bela e delicada, e também com mais uma performance triunfante de George. Nessa música temos um pouco de jazz e R&B misturados a voz de George de uma forma tão sensacional, que chega a arrepiar.

Bônus do CD:
O CD ainda traz uma versão remix do mestre Shep Pettibone, para a música Hard Day e A Last Request que é a parte 3 de I Want Your Sex que encerram o disco de maneira espetacular.

Com o disco Faith George Michael ainda trouxe um visual bem característico imitado por muitos homens mundo afora: barba por fazer, jaqueta preta de couro, calça jeans, botas de cowboy e um item que se tornou obrigatório para os homens na segunda metade dos anos 80, um brinco em formato de argola com um crucifixo pendurado. Faith aparece praticamente em quase todas as listas de melhores discos de todos os tempos e pode-se dizer que a qualidade das suas músicas é bem superior a quase tudo feito atualmente. O disco ainda entrou no livro 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer e suas músicas sempre poderão ser ouvidas na pista do Autobahn.

Ronaldo Martins Lima