Notorious

Kraftwerk - Computer World

Versão Japonesa do single
"Pocket Calculator"

UM POUCO DE HISTÓRIA

O Kraftwerk (pronunciado [Kraft,verk], usina de energia em alemão) é o grupo mais influente na sonoridade dos grupos dos anos 80. Foi fundado em 1970 por Florian Schneider-Esleben (flauta) e Ralf Hütter (teclado) no estúdio Kling Klang, na cidade de Düsseldorf, Alemanha. Conheceram-se quando estudavam no Conservatório de Düsseldorf no final dos anos 60, participando da cena de música experimental da época, o movimento posteriormente intitulado Krautrock. Após alguns álbuns experimentais, o sucesso da banda veio em 1974 com o álbum Autobahn. 

Em 1975, formou-se o que ficou conhecida como a formação clássica do Kraftwerk. Juntaram-se a Hütter e Schneider, Wolfgang Flür e Karl Bartos.

COMPUTER WORLD

O álbum Computer World, lançado em maio de 1981, utilizou a linguagem da música pop e é o precursor do que hoje consideramos música eletrônica. A banda praticamente definiu a cibercultura, com o estabelecimento de uma nova concepção de arte. O Kraftwerk lançou o álbum 1 ano antes de a IBM lançar o primeiro PC (Personal Computer).

FICHA

"Kraftwerk - Computer World "
Data de Lançamento:
1981
7 faixas, aproxim. 35 min..

Faixa a Faixa:
01- Computer World - 05:09
02- Pocket Calculator - 05:33
03- Numbers - 03:22
04- Computer World pt.2 - 03:21
05- Computer Love - 07:17
06- Home Computer - 06:20
07- It's More Fun To Compute - 04:14

Gravadora: EMI Records

As faixas tratam de temas ligados a essa nova sociedade, controlada pelos computadores. Um exemplo é a faixa Computer World, em que cantam “Interpol and Deutsche Bank FBI and Scotland Yard”, instituições que se beneficiam dessa nova tecnologia. Uma curiosidade é a música Pocket Calculator. Existem várias versões de acordo com o país onde foi lançado o LP: em inglês, alemão, francês, japonês, italiano e polonês. Outro destaque é a faixa Numbers, uma das primeiras músicas do estilo freestyle e grande influência para grupos como o Information Society. Já a música Computer Love, além de influência para bandas dos anos 80, inspirou uma banda contemporânea (ouça Talk, da banda Coldplay, e tire as suas próprias conclusões).

Hoje, com o avento da Internet e das músicas no formato MP3, a concepção da arte gráfica dos álbuns parece ter pedido a importância para a maioria dos consumidores de música. Algo muito diferente do início dos anos 80, em que o conjunto da obra era um grande diferencial.

Por isso, cabe aqui um comentário sobre a arte do álbum Computer World. Na capa, minimalista, as faces dos quatro músicos exibidas no monitor de um computador TRS-80. Na contra capa, quatro músicos representados por robôs, olhando para baixo atrás de máquinas. Uma expressão totalmente contrária a dos rockstars da época.

É pela inovação que o Kraftwerk é considerado, ao lado dos Beatles, um dos grupos mais influentes do século XX.

"I program my home computer, beam myself into the future"

Fabiano Ribeiro