Notorious

Kraftwerk - Man Machine

Parte de trás do Disco

Capa do cassete de "Man Machine"

Ano 1978..... mas para este disco, a data não importa pois ele foi lançado anos à frente do seu tempo. Visionários, os músicos (cientistas) do Kraftwerk criaram em seus laboratórios as referências definitivas para tudo o que foi considerado como música eletrônica.... e fizeram isso com total maestria. Daqueles que você pode ouvir ad infinitum. Para entender o presente e prever o futuro, olhe para o passado...... faz todo o sentido! Depeche Mode, New Order, OMD, Soft Cell, Human League, Duran Duran, Erasure, Pet Shop Boys, enfim, os principais ícones da década criaram suas inesquecíveis músicas sobre as bases criadas pelo Kraftwerk.

The Robots
O mais curioso no trabalho do Kraftwerk é que eles conseguem esgotar o tema na própria música. É quase uma crueldade para a imaginação das outras pessoas. Não tem como fazer outra música com esse tema sem referenciar essa....dá pra entender? Imagine um quadro de Escher aonde você nunca sabe aonde começa ou aonde termina. Um paradoxo temporal, acho que desta forma fica mais fácil entender as músicas desse grupo. Apenas para controle o começo dessa música era usado para anunciar o intervalo comercial da Rede Gazeta (SP) na década de 70.

FICHA

"Kraftwerk - Man Machine"
Data de Lançamento:
1977
6 faixas, 36 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01 The Robots - 6:15
02 Spacelab - 5:57
03 Metropolis - 6:05
04 Model - 3:44
05 Neon Lights - 8:57
06 Man Machine - 5:30

Gravadora: EMI Records/ Capitol Records
Capa :
Karl Klefisch
Mixado por:
Joschko Rudas, Leanard Fotografia: Günter Fröhling
Produção: Florian Schneider, Ralf Hutter

Spacelab
O clima "FritzLanguiano", se é que esse termo existe, acompanha todo o disco, e nesse aspecto essa é uma das faixas mais marcantes. Imagine tudo em preto e branco, ok?

Metropolis
Falando em Fritz Lang, lá vamos nós outra vez.


Encarte de "Man Machine"

The Model
Uma das poucas faixas com bastante vocal. Pra você que não foi no show (não resisti), sinto muito, mas perdeu o que podemos chamar de: um show perfeito! Fique de ouvidos ligados pois existem várias versões desta música, tanto do próprio Kraft como interpretadas por outros grupos.

Neon Lights
Quase melancólica, esta música é para ouvir à noite passeando pela cidade. Belíssima.

The Man Machine
Essa batida é como uma nona de Beethoven, você vai reconhecer em qualquer lugar. Essa vozinha metálica..hummm..... pode ser uma heresia, mas eu sempre me lembro do Zap...calma , os homens-máquina vieram antes para fazer escola. Todo mundo bebeu nesta fonte...aliás, se encharcam nela até hoje.

Gabriel Front