Notorious
Metrô - Olhar

 


Capa do Single de "Beat Acelerado"

Nos Anos 80 (foto da época)

Vamos comentar este sucesso de 1985 do Metrô, banda que tem o destaque da voz da Virginie. Sucesso que já apareceu com este 1º álbum, logo após o lançamento do Single "Beat Acelerado" em 1984.

Na verdade, podemos encontrar as músicas mais conhecidas desta Banda, neste 1º. Álbum. É quase como o primeiro álbum do Ultraje à Rigor, que já podemos chamar de "O Melhor de..." rs

O sucesso foi tão bem reconhecido, que teve até a gravação da música tema da novela "Ti Ti Ti" (composição da Rita Lee e Roberto de Carvalho)! Mas, realmente, temos que fazer reverência aquela voz fininha e super-afinada da Virginie, além da qualidade musical de Alec, Danny, Xavier e Yann. Todos os integrantes são franceses ou descendentes, uma das primeiras bandas a usar os sintetizadores no Brasil, desde a primeira banda pré-Metrô (A Gota Suspensa, bem Kraftwerkiano). O Metrô se tornou um dos ícones da New Wave no Brasil, sendo um dos pioneiros no estilo por aqui, com vários teclados e sintetizadores e um visual que variava entre o New Romantic e o New Wave.

FICHA

"Metrô - Olhar"
Data de Lançamento:
1984
Número de Faixas: 11
Estilo: New Wave, Pop Rock, Synth-pop

Faixa-a-Faixa:

01. Olhar
02. Cenas Obcenas
03. Johnny Love
04. Sândalo De Dândi
05. Melodix
06. Beat Acelerado (Versão II)
07. Tudo Pode Mudar
08. Hawaii-Bombay
09. Stabilo
10. Que Loucura!
11. Ti Ti Ti

Produção - Luiz Carlos Maluly

Gravadora - CBS Discos

No ano seguinte (1986) a música Johnny Love fez parte da trilha sonora do filme Rock Estrela.

E tem outros sucessos que todo mundo aqui com certeza conhece, e sabe cantar junto, como: "Sândalo de Dandi" e "Tudo pode mudar" – essa é a que eu mais gosto.


Capa do Single de "Ti Ti Ti"

Faixas:

Olhar - Baladinha com muito teclado, totalmente synth- pop, que poucas pessoas conhecem. Vale a pena escutar!

Johnny Love
- esta lentinha, todo mundo gostava de dançar de rostinho colado nos bailinhos, e fez parte da trilha do Rock Estrela.

Sândalo de Dândi - uma das músicas mais conhecidas da banda, tem uma harmonia e ritmo que conseguiu cativar o pessoas das pistas facilmente, na mesma levada de Legal Tender do B-52's, recheada com vários sintetizadores.


A Banda

Beat Acelerado (Versão II) - Essa música e o clip, faz a gente lembrar de filmes como "Dirty Dancing", tanto pelo som como pelo visual das roupas da banda, e das cenas. Gravaram um pedaço deste clip no Metrô de SP, e fazem brincadeiras com cenas dos Beatles – a Virginie atravessando uma faixa de pedestres.

Tudo Pode Mudar - "... e no balanço das horas tudo pode mudar!" Essa frase musical ficou muito marcada. Na época, esta música era a mais executada nas rádios, logo após "We Are the World"!

Hawaii-Bombay – aqui a banda faz uma comparação com as cidades, e com a diversidade de sentimentos que podem existir dentro das pessoas.

Stabilo - a música também aparece aparece no filme "Rock Estrela", com a própria banda fazendo uma apresentação, a Virginie com um vestido de bolinha totalmente anos 60. Este som, é praticamente uma mistura de The B-52´s com Talking Heads, e eles ainda fazem uma brincadeira com aquela música infantil "Frére Jacques"!

Ti Ti Ti - acho que essa é a que mais dispensa comentários, pelo sucesso que fez com a novela, e nada mais claro do que a mensagem que a Rita quis passar com essa música: Vai cada um cuidar da sua vida!

Paully