Notorious
New Order - Substance II

 

FICHA

New Order - Substance II
Data de Lançamento:
1989
Número de Faixas: 12
Estilo: Synthpop
Tempo Aproximado: 50 minutos

Disco 1 - Lado 1
01. In a Lonely Place – 6:15
02. Procession – 5:36
03. Mesh - 3:02

Disco 1 - Lado 2
01. Hurt – 7:00
02. The Beach – 7:28
03. Confusion" (instrumental) - 7:38

Disco 2 - Lado 1
01. Lonesome Tonight - 5:12
02. Murder - 3:58
03. Thieves Like Us (instrumental) - 7:55

Disco 2 - Lado 2
01. Kiss of Death – 7:00
02. Shame of the Nation – 7:55
03. 1963 - 5:35

Produtores – Martin Hannett, Michael Johnson e Stephen Hague
Remixes - Arthur Baker, Jon Robie e Shep Pettibone

Gravadora: DG Discos

Neste sábado é dia de celebrar a música de qualidade que nunca sai de moda! Dia de celebrar o Dia Mundial do Mundial do Vinil com uma festa pra lá de especial: Noite do vinil neste sábado no Autobahn tocando os saudosos discos de vinil na pista mais animada de São Paulo!

Estamos aqui hoje para falar de mais uma raridade, o disco mais raro (e caro) dos anos 80! Se você ainda não comemorou o seu aniversário nesse ano, e como o Natal ainda está longe, é um ÓTIMO presente para sua LISTA DE DESEJOS.

Estamos falando do disco SUBSTANCE II do New Order!

É um dos discos de vinil mais raros de todos os tempos porque a gravadora argentina DG Discos teve essa sacada: por que não lançar somente os "lados B" (b-sides) em um LP duplo que complementasse os lados A das músicas conhecidas da banda? Rapidamente esse disco duplo argentino, com os b-sides de todos os 12" do New Order se tornou o item mais procurado por DJs e fãs de todo o mundo. Nem na Inglaterra saiu, nem no Japão, especialista em vinis raríssimos, existem edições raras de discos que só saíram no Japão nos 80, como o Night Versions do Duran Duran, mas sempre com uma tiragem bem maior. O Substance II só saiu na Argentina e com tiragem limitada. Nada melhor do que comentar o disco mais desejado dos anos 80 na semana que o Autobahn comemora o Dia Mundial do Vinil com uma Mega Festa ANOS 80, revivendo os saudosos discos de vinil da década!

Devido ao sucesso do Substance original, a gravadora argentina lançou essa raridade, e essas músicas só foram aparecer mais tarde na versão em CD do Substance, um CD duplo, que no primeiro CD conta com todas as faixas do vinil original de Substance, e no segundo CD, todas as faixas constantes do Substance II que só teve lançamento na Argentina. Importante citar que na Argentina, as bandas dos anos 80 são adoradas até hoje e New Order, Pet Shop Boys, Depeche, OMD, Talk Talk, Erasure, tiveram vários singles 12" lançados lá que nunca tiveram lançamento aqui como Left to my Own Devices, Pandora's Box e It´s My Life por exemplo. Aliás outros países da América Latina também foram contemplados com todos esses hits. Por isso não estranhe quando bandas maravilhosas como OMD, Camouflage, marcam shows apenas no Peru, Argentina, Chile, Bolívia, porque nesses países shows dessas bandas maravilhosas esgotam os ingressos em minutos.

De tão raro e famoso, tornou-se comum comentários no Instagram do tipo "Never seen before!", ou "Thank you for showing me something new!" quando usuários viam o post com o LP "negativo" (preto com letras brancas) do "irmão mais famoso".

Para se ter uma idéia, a última vez que esse disco foi colocado à venda na internet, foi pelo discogs em 2012... há 5 anos não tem ninguém vendendo essa raridade na internet, e mais de 130 mil pessoas colocam essa raridade no topo de sua wishlist (fila para comprar quando aparecer algum vendedor). Pela razão demanda/oferta se tornou o disco de vinil mais raro e mais caro dos anos 80.

IN A LONELY PLACE: É o lado B de Ceremony, gravada em 1981 ainda nas cinzas do Joy Division, digamos um pouco "assombrosa", melancólica, mas linda, bem ao estilo JOY DIVISION, mas já com a introdução dos sintetizadores, um quê do que estava por vir com o NEW ORDER.

PROCESSION – música já mais dançante, à la New Order.

MESH – Sim, o New Order ainda respira os ares do Joy Division, Stephen Morris traz sua inconfundível bateria ao melhor estilo Closer...

THE BEACH – sinceramente eu já havia ouvido essa música, afinal o Marcos Vicente toca sempre essa versão na pista Autobahn, só não sabia que esse remix de Blue Monday era essa faixa do disco raríssimo.

CONFUSION INSTRUMENTAL: versão maravilhosa e muito mais experimental nos samples e sintetizadores, em 1983 o New Order dando uma aula de como se fazer música eletrônica experimental, estou falando aqui da versão instrumental que está neste LP, mas eu gosto da música não só pelo ritmo e estilo, mas pela letra também, quando tocamos a versão 12" original... "You just can't believe me, when I show you what you mean to me..."

LONESOME TONIGHT não chega a ser uma música triste, melancólica; é uma balada onde se sente que o Sumner ainda revive os tempos do Joy Division, a música em si é linda. Eu gosto muito, é o conhecido Padrão New Order de Qualidade que conhecemos. Vale cada acorde.

THIEVES LIKE US INSTRUMENTAL para quem AMA essa música, como eu, não tem como separar a versão instrumental da versão original cantada porque lembramos de cada verso. Linda ! Não há outro adjetivo melhor. Detalhe interessante, todos fãs dos filmes dos anos 80 já ouviram essa versão! É essa versão raríssima que John Hughes usa no filme A Garota de Rosa Shocking quando a Molly Ringwald começa a confeccionar seu vestido para o baile final e ápice do filme.

Temos que admitir que John Hughes mudou a história da música dentro dos eua, ao ser o primeiro diretor de Hollywood a lançar New Order, Smiths e Simple Minds nas telonas dos cinemas.

KISS OF DEATH idem à faixa anterior, essa música é linda! Dançante do primeiro ao último segundo. Pode ser chamada de versão Dub de Perfect Kiss, o New Order criativamente dava nomes diferentes a versões b-sides de seus 12", como The Beach em Blue Monday, Shame of the Nation em State of the Nation e Kiss of Death em Perfect Kiss, entre outros... Um dos maiores das pistas dos anos 80, foi executada pela primeira vez no Brasil na casa QG, esquina da Cidade Jardim com Faria Lima, durante a competição de Miss QG daquele ano (sim nos anos 80 muitas danceterias elegiam suas musas em competições entre as frequentadoras das casas), e a música trilha dos desfiles foi Perfect Kiss, a partir daí nunca mais parou de tocar em todas as danceterias de São Paulo!

SHAME OF THE NATION versões 12" de grandes bandas normalmente são ótimas. Esta de State of The Nation é New Order puro: os acordes, o ritmo, acompanhados de uma letra muito bacana. Eu também danço nesse ritmo..

1963 sem palavras ! Lado B de True Faith ! Fantástica ! Se tornou o lado B mais tocado nas pistas do Brasil, devido ao enorme sucesso do single de True Faith (segundo maior sucesso do New Order nos Estados Unidos). Foi a música mais executada na Rádio 89 FM nos anos de 1987 e 1988, sendo a mais pedida da rádio nesses anos... Era uma das poucas que extrapolava as classificações do FM nos anos 80. Era uma das únicas músicas que você podia ouvir nas rádios rock e alternativas de então como 89 e 97 FM, e mudando de rádio você podia ouvir tocando na mesma hora em rádios como Jovem Pan e Transamérica.

Quer ouvir as músicas desse disco maravilhoso? No Youtube tem a versão do CD bonus do Substance que tem todas as músicas dessa raridade (exceto Mesh que só saiu nesse vinil, substituída por Cries & Whispers no CD):

https://www.youtube.com/watch?v=16fMU9ccWfQ&t=3847s

A música Mesh também se encontra no Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=hpghMn2Vg1c


Marcel Gimenez