Notorious

Nitzer Ebb - That Total Age


Contra Capa

Lado A

O Nitzer Ebb é uma das bandas pioneiras do estilo EBM – Electronic Body Music – ou Industrial Music ao lado do Front 242 e foi fundado por Douglas McCarthy (vocal principal e guitarra), Bon Harris (voz, percussão e guitarra) e David Gooday (percussão) no ano de 1982 na cidade de Chemsford (Essex) no Reino Unido.

O quarto membro da banda Simon Granger ficou responsável pela imagem visual do grupo.

Sob influência do hard techno pop alemão e outras sonoridades como o Newbeat, Rock gótico e Punk e herdeiros do Kraftwerk, o Nitzer Ebb criou um ritmo poderoso e agressivo com vocais gritados e palavras de ordem e militarismo, reivindicando mudanças como se fosse uma revolta.

As letras das músicas não tem frases construídas e sim palavras que são exaustivamente repetidas em alto e bom som e que causa furor em qualquer pista de dança.

That Total Age é o trabalho de estréia da banda surgido somente em 1987 e considerado o melhor de todos, nele podemos encontrar o mega-hit Join in the Chant além de outros hits que identificam o estilo deste álbum singular. O Nitzer Ebb a partir do segundo trabalho modificou seu estilo a partir de influências do techno pop de bandas como Depeche Mode.

Faixa a faixa

Fitness to Purpose

Sexo selvagem como se fosse uma batalha. A letra fala do furor de uma relação sexual produzindo calor nos corpos e deixando neles as marcas das unhas até chegar ao êxtase e tudo isso acompanhado das batidas e metais pulsantes.

 
FICHA

  "Nitzer Ebb - That Total Age "
Data de Lançamento:
11 de maio de 1987, 10 faixas, 42 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Fitness To Purpose (5:00)
02. Warsaw Ghetto (3:47)
03. Violent Playground (3:46)
04. Murderous (5:40)
05. Smear Body (5:40)
06. Join In The Chant (6:01)
07. Alarm (3:55)
08. Let Your Body Learn (2:47)
09. Let Beauty Loose (2:24)
10. Into The Large Air (4:08)

Produzido por: Phil Harding
Mixado por: Phil Harding
Gravadora: Geffen Records

Murderous

Onde está a juventude, é hora de saber, é hora de viver, estamos mais fortes agora, corações ao alto e gritos dourados. Um verdadeiro manifesto a juventude provocando-os a mostrarem quais são seus direitos dentro de uma sociedade.


Lado B

Join in the Chant

Marca registrada do Nitzer Ebb e hit responsável pelo reconhecimento mundial da banda, Join in the Chant fala, ou melhor, esbraveja sobre mentiras, ódio, armas, fogo, músculos, e tudo que pode incitar a violência mundial.
Livros queimam e propagam o fogo como se toda a história registrada neles fosse
disseminada.

Let Your Body Learn

O corpo como forma de expressão, dançando ao som contagiante da música e ao som dos tambores. Pés e mãos em sincronismo. Ritmo alucinante que mesmo aquele que não quer dançar acaba se arriscando na pista de dança. Detalhe que nessa época não precisávamos de pílulas de êxtase para dançar freneticamente, pois o som envolvente de ritmos como o EBM já era mais do que suficiente.

Os anos 80 são assim... pura geração saúde, curtíamos as músicas sem precisar de artifícios e quando a musica é boa pra quê procurar esses caminhos obscuros, não é mesmo?!


Reinaldo Varani