Notorious
New Order - Brotherhood


Cena do Clipe "Bizarre Love Triangle"

Brotherhood é um dos álbuns mais importantes da carreira do New Order e dos anos 80, pois além de ser o auge das composições marcantes do grupo, traz para o mundo o mega-hit da década "Bizarre Love Triangle", sucesso absoluto em diversos países e impulsionando o grupo a fazer turnês pelos Estados Unidos.

Lançado em setembro de 1986, o quarto álbum do grupo foi massacrado pela crítica inglesa, alegando que Brotherhood é de qualidade inferior ao anterior Low-Life e que "foi feito de qualquer jeito" e lançado аs pressas para arrecadar dinheiro para o selo Factory, que estaria passando por um momento delicado de situação financeira.
De qualquer forma as críticas negativas não influenciaram o público, que aceitaram bem o álbum, que fascinava com o clima musical e as letras enigmáticas de Bernard Summer. O dado interessante do álbum, éґque após a perseguição da crítica até 85, Sumner estudou canto, gravou o Brotherhood usando todos os recursos que tinha aprendido de voz, mas não gostaram do resultado. Voltaram para o estúdio e gravaram tudo de novo, mas sem usar nenhuma técnica de voz, nada do que tinha estudado, gravou exatamente a essência do New Order e foi esse o maravilhoso resultado final, com a voz original de Sumner que conquistou o mundo, com o New Order de sempre, sendo independente e com sua própria cara, não batendo continência para a crítica.

O álbum é dividido claramente em uma parte mais "eletrônica" e outra meio pop/rock, combinação que deu muito certo na mistura de letras fortes com ritmos dançantes. Um bom exemplo disso é a marcante "Bizarre Love Triangle" que diz em um dos seus versos : "Why can't we be ourselves like yesterday, I'm not sure what this could mean, I don't think you're what you seem, I do admit to myself, that if I hurt someone else, then I'll never see just what we're meant to be..". Eleita como a música=símbolo da década, símbolo dos anos 80, na única votação internacional realizada até hoje - as 80 melhores músicas dos anos 80, quando faturou o primeiro lugar.

 
FICHA

 

"New Order - Brotherhood "
Data de Lançamento:
setembro de 1986, 11 faixas - 35 mimutos, aproxim.

Faixa a Faixa:
01. Paradise - 3:48
02. Weirdo - 3:51
03. As It Is When Was - 3:43
04. Broken Promisse - 3:44
05. Way of Life - 4:03
06. Bizarre Love Triangle - 4:20
07. All Day Long - 5:09
08. Angel Dust - 3:40
09. Every Little Counts - 4:25

O álbum abre com as batidas de "Paradise", que rapidamente adota um vocal duplo intenso e, com isto, um ar de perigo que se junta com a alegre melodia.

"It Is When It Was" se destaca com a abertura mínima preparando para um vocal ameaçador: "The streets are so empty at this time of night/I'd rather walk on my own by right...".

"Weirdo" e "Broken Promisse" chamam a atenção pelo baixo característico de Peter Hook.

"All Day Long" lança o desafio em comentar sobre abuso infantil, e se tornou uma das mais belas cançхes dos anos 80, e "Angel Dust" faz um paralelo sobre o uso de drogas.

Terminando, na faixa final está "Every Second Counts", com sua semelhança leve ao clássico nova-iorquino "Walk On The Wild Side" de Lou Reed (O New Order diz que não tinham idéia de que se pareciam, e ninguém acreditava neles na época). Álbum que arrebatou milhares de fãs para a banda em todo o mundo, e entrou definitivamente na história como um dos principais discos de todos os tempos, mesclando os mais avançados sintetizadores e computadores com o uso de instrumentos acústicos e fora de moda.

 

 

 

Carlos Simôes