Notorious

OMD - Sugar Tax

Capa Vinil

Lançado em 1991, Sugar Tax é o oitavo álbum de OMD.

O titulo do álbum se refere ao fato de que tudo o que é bom ("doce") tem um preço, principalmente quando se trata de relacionamentos. E isso realmente reflete a realidade.

 

FICHA

"OMD - Sugar Tax"
Data de Lançamento:
1991
Faixas: 12 faixas
Duração: 47 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01. Sailing On The Seven Seas 3:45
02. Pandora's Box 4:09
03. Then You Turn Away 4:17
04. Speed Of Light* 4:29
05. Was It Something I Said 4:29
06. Big Town 4:19
07. Call My Name 4:23
08. Apollo XI 4:13
09. Walking On Air 4:49
10. Walk Tall 3:55
11. Neon Lights* 4:19
12. All That Glitters 4:06



Gravadora: Virgin

Esse álbum representa uma fase um pouco conturbada pois os integrantes haviam deixado a banda, restando apenas McCluskey. Portanto podemos dizer que esse foi um trabalho solo dele. Mas isso não atrapalhou e nem impediu que o álbum fosse um sucesso, ficando em 3º lugar nas paradas britânicas. McCluskey contratou músicos, Lloyd Massett e Stuart Kershaw, para contribuirem com o álbum. E foi nesse cenário que nasceu Sugar Tax.

Sugar Tax realmente fez muito sucesso e traz uma das músicas mais conhecidas e aclamadas de OMD, a "Pandora's Box". O single ficou entre as 10 mais tocadas nas paradas britânicas, ficando em 7º lugar. Também alcançou as paradas dos EUA, ficando em 11º lugar. A música foi inspirada no filme mudo de mesmo nome, de 1929. Na verdade é uma homenagem a atriz principal do filme, Louise Brooks.

Outra que também fez bastante sucesso é a "Sailing On the Seven Seas". Ficou em 3º lugar nas paradas britânicas e em 9º nas paradas dos EUA.


Mini Disc

Mas a minha música preferida, não apenas desse álbum como de todas da banda, é a "Speed of Light". Na minha opinião é a melhor de todas!! A música fala sobre como os relacionamentos mudam com o passar do tempo e faz uma comparação como se os relacionamentos mudassem tanto e tão rápido como a velocidade da luz. Demais!

McCluskey mostrou nesse álbum que na verdade a alma da banda é ele. Pois conseguiu, sozinho, fazer um trabalho com o sucesso que fez e melhor do que muitos trabalhos em que a banda estava completa. Quando um músico tem visão e talento o sucesso independe disso.

A música Speed of Light foi prouzida por Howard Gray, fundador da banda Apollo 440. Outro grande destaque é a música Neon Lights feita por nada mais nada menos pelo ícone de todos os tempos da música eletrônica, Kraftwerk.

Se por acaso alguém ainda não conhece Sugar Tax (duvido que isso seja possivel, rs) tem a obrigação de conhecer. Isso mesmo, obrigação! Afinal de contas um bom apreciador tem que conhecer o que há de melhor, rs.

Natascha Coelho