Notorious

Paralamas do sucesso - O Passo do Lui


Versão Argentina do K7 de "O Passo do Lui"

O trio Herbert Vianna, João Barone e Bi Ribeiro estrearam em 1983 com o álbum ‘Cinena Mudo’, demonstrando ao público para quê vieram e os ensaios na casa da avó do baixista Bi Ribeiro e mais uma fita demo da música ‘Vital e sua Moto’ tocada na Rádio Fluminense renderam um contrato com a gravadora EMI. Antes disso o Rock nacional na década de 80 ainda estava engatinhando com bandas como a Blitz e Gang 90 que faziam um rock mais puxado para o humor.

Foto da Época

‘Vital e sua Moto’ foi o carro chefe e o grande trunfo da banda onde em determinado trecho da música eles dizem que os Paralamas do Sucesso iam tentar tocar na capital.

Pois é, parece que eles foram muito mais além do que isso: o primeiro grande passo era ingressar no maior festival de rock que o Brasil já teve, o famigerado Rock In Rio e para isso o trio preparou o seu segundo trabalho no ano de 1984,‘O Passo do Lui’, um álbum repleto de músicas que viraram hits da noite para o dia. Das dez
faixas contidas no álbum pelo menos sete tocaram nas rádios, o que levou o trio ao
estrelato e ao Rock in Rio.

Herbert Viana confessou que naquela época estava nervoso com tudo aquilo e que ele não sabia como iria ser a aceitação do publico estimado em 140 mil pessoas, já que o festival contava com nomes de peso como Queen, Ozzy Osbourne, Rod Stewart, AC/DC, Yes e também os brasileiros Lulu Santos, Kid Abelha, Blitz entre outros.

Resultado: o reconhecimento nacional da banda e que mais tarde fariam uma participação no festival de Montreux na Suíça e também shows nos Estados Unidos, sendo a primeira banda brasileira reconhecida internacionalmente.

Vamos então a uma análise faixa a faixa do álbum que modificou a estória da banda:

Óculos – Trazendo na melodia ritmos caribenhos e que lembra muito sol, verão e praia, a música conquistou a cabeça da moçada que entoou em alto e bom som o refrão no Rock in Rio, enchendo de alegria aqueles três heróis que não estavam acreditando no que estavam presenciando. Como muita gente que usa óculos, às vezes era discriminada entre os jovens, os Paralamas quiseram por um ponto final nisso tudo, valendo observar que Herbert usava óculos....é parece que ele se defendeu muito bem.

FICHA

"Paralamas do sucesso - O Passo do Lui"
Data de Lançamento:
1984
Faixas: 10 faixas

Faixa a Faixa:
01. Óculos
02.. Meu Erro
03. Fui Eu
04. Romance Ideal
05. Ska
06. Mensagem De Amor
07. Me Liga
08. Assaltaram A Gramática
09. Menino E Menina
10. O Passo Do Lui

Gravadora: EMI Music

Meu Erro – Outro sucesso consagrado do trio que fala de um relacionamento que se desgastou devido a vários erros e que ele não acredita que o amor possa voltar a reinar, pois tudo será igual como antes.

Fui Eu - Apesar dessa música ser do Paralamas, ela acabou fazendo mais sucesso com o trio feminino ‘Sempre Livre’ que a regravou.

Romance Ideal – Uma balada que emplacou nas rádios e embalou alguns romances na década de 80. Aqui vemos um homem apaixonado deixando que a ‘menina’ como é citada na música conduzir o relacionamento fazendo o que bem quiser.

Ska – O título da música refere-se ao movimento jamaicano ‘Ska’ que faz uma fusão de ritmos caribenhos como o Calypso com o Jazz e Rhythm & Blues americanos. Os Paralamas foram um dos pioneiros a trazer esse ritmo para o Brasil.

Mensagem de Amor – Outra faixa que ficou mais conhecida na voz de outro interprete e que foi regravada pelo Léo Jaime.

Me liga – Balada que desmistifica o velho ditado que diz ‘Quem não tem sorte no jogo, tem sorte no amor’, pois aqui são os jogos do amor que ditam as regras.

Assaltaram a Gramática – Essa faixa traz a participação especial de Lulu Santos, mais uma grande sacada do trio que sabia onde buscar referências para seu segundo trabalho. Se naquela época eles já diziam na letra da música que a gramática e a fonética haviam sido assaltadas, imagine agora em tempos de internet, que os jovens escrevem as palavras de forma mais bizarra, apenas para ser mais prático e rápido.

Menino e Menina – Nessa faixa o ritmo Ska é bem evidente e traz uma letra bem simples, é uma das poucas que não rolou nas rádios.

O Passo do Lui – Faixa titulo e instrumental reverenciando mais uma vez o Ska. É só você se imaginar estando em uma ilha paradisíaca ao som deste ritmo. E viva a Jamaica!!!

Curiosidade:

Com todo esse sucesso, foi inevitável a comparação do trio com o grupo inglês The Police, mas que mal há nisso, pois na verdade as duas bandas são excelentes mesmo!!!

Reinaldo Varani