Notorious

Pixies - Doolittle

Sem dúvidas, Pixies é uma das bandas que melhor representam o rock alternativo dos anos 80. Surgiu em Boston, nos Estados Unidos, com uma forte influência do punk e surf music, e tocavam bastante para o público underground americano até lançarem o álbum independente “Surfer Rosa” em 1988, que teve boa repercussão na imprensa e pelo continente europeu.

FICHA

"Pixies - Doolittle "
Data de Lançamento:
1989
Faixas: 15 faixas
Duração: 38 minutos aprox.
Estilo: Indie

Faixa a Faixa:

Lado A
01. Debaser 2:53
02. Tame 1:55
03. Wave Of Mutilation 2:42
04. I Bleed 2:34
05. Here Comes Your Man 3:21
06. Dead 2:21
07. Monkey Gone To Heaven 2:56


Lado B
01. Mr. Grieves 2:52
02. Crackity Jones 1:24
03. La La Love You 2:43
04. Number 13 Baby 3:51
05. There Goes My Gun 1:49
06. Hey 3:31
07. Silver 2:25
08. Gouge Away 2:46


Arte – Vaughan Oliver
Baixo – Kim Deal
Bateria – David Lovering
Engenheiro [Assistente] – Dave Snider, Matt Lane
Engenheiro [Mixagem] – Steve Haigler
Guitarra, Back Vocal – Joey Santiago
Fotografia – Simon Larbalestier
Engenheiro Produtor – Gil Norton
Guitarra, Vocal – Black Francis
Escrito por – Black Francis


Gravadora: 4AD ‎

No ano seguinte, 1989, lançaram seu segundo álbum, “Doolittle”, também lançado pela gravadora independente 4AD.

Para produzir o disco, chamaram Gil Norton, que tinha acabado de ser contratado pela gravadora, que teve como missão mesclar um som característico com letras, consideradas fortes pra época, que abordavam assuntos como morte, tortura bíblica e violência.

O álbum teve dois sucesso comerciais, “Here Comes Your Man” e “Monkey Gone To Heaven”.

Nem é preciso comentar que “Here Comes Your Man” é a música mais conhecida da banda, pois fez um sucesso estrondoso nas rádios, especialmente nas brasileiras. Foi escrita durante a adolescência do vocalista Black Francis e curiosamente era pra ter sido lançada no álbum “Surfer Rosa”, mas os produtores acharam que a canção era “pop” demais pra banda.

“Monkey Gone To Heaven” foi um single polêmico, pois fazia referências ao número da besta, o que fez cair um pouco da popularidade do grupo entre os “politicamente corretos”, mas ao mesmo tempo se tornou uma música famosa por esse fato, ou seja, uma dose de polêmica sempre faz bem em qualquer álbum.

“Debaser” é uma música atípica, pois apesar de fazer parte do “Doolittle”, somente foi lançada como single em 1997 para promover a coletânea “Death to the Pixies”, que comemorou os 10 anos de existência da banda. A letra foi baseada num filme francês de 1929 chamado “Um Chien Andalou”, que chamou a atenção do Black Francis pelo seu surrealismo e o título da música faz uma alusão que o filme contraria todos os padrões da arte e da moralidade.

Outras duas músicas de destaque são “Hey” e “Wave of Mutilation”, bastante referenciada pelos críticos e tornaram cult entre os fãs.

Junto com “Surfer Rosa”, são os dois melhores trabalhos dos Pixies e vale a pena ter na discoteca básica, lembrando que no próximo sábado o Projeto Autobahn fará o Especial Pixies e New Order, uma festa que será histórica.

 

Carlos Simões