Notorious

The Pretenders - Learning To Crawl


Contra Capa do LP

Hoje vamos comentar sobre um dos discos mais importantes da era New Wave:
“Learning To Crawl”, lançado pelo Pretenders em 1984, sendo o terceiro álbum
da banda.


Lado A do Vinil

O grupo, que surgiu em 1978, tinha na formação original a vocalista e guitarrista Chrissie Hynde, James Honeyman-Scott (guitarra, backing vocal e teclados), Pete Farndon (baixo e backing vocal) e Martin Chambers (bateria e backing vocal), e obtiveram um razoável sucesso na Inglaterra com os dois primeiros discos, porém a banda tinha muito problemas com drogas, o que levou os integrantes Pete Farndon e James Honeyman-Scott morrerem de overdose em 1982.

Em 1983, a banda contratou Robbie McIntoshi como guitarrista e Malcolm Foster como baixista, elaborando um álbum bem maduro, com letras inteligentes e críticas, sem deixar de lado o romantismo, que somados a uma pegada de rock e new wave, conseguiram a consagração com “Learning To Crawl”, pois alcançou sucesso absoluto nos Estados Unidos e no resto do mundo, trazendo os dois maiores hits da banda: “Back On The Chain Gang” e “Middle Of The Road”.


Lado B do Vinil

Chrissie Hynde compôs todas as letras do disco, com exceção da música “Thin Line Between Love And Hate”. Chrissie, que é considerada pelo público e crítica como umas das melhores compositoras da década de 80, soube retratar bem suas últimas experiências, ela tinha acabado de ter um filho e terminar o relacionamento de 3 anos com Ray Davies, perdeu de forma trágica e dolorosa dois integrantes da banda e acabara de se casar com Jim Kerr, vocalista do Simples Minds, além de sempre se envolver em questões políticas e ambientais, em defesa da natureza.

O álbum conta com 10 faixas, sendo elas:

MIDDLE OF THE ROAD

O disco não poderia abrir com faixa melhor que essa, ritmo totalmente empolgante e new wave, é uma canção auto-biográfica que explora bem o seu lado emocional e forte. Em um trecho da música ela canta “I got a kid, I’m third-three, hey (Eu tenho um filho e tenho 33 anos)”.

O solo de guitarra e a bateria são fantásticos, além da Chrissie Hynde dar um show usando a gaita.

BACK ON THE CHAIN GANG

Curiosamente essa música foi lançada somente como single no ano de 1982 e aproveitando o sucesso estrondoso, a gravadora a incluiu no álbum, o que certamente ajudou nas boas vendas.

A letra é uma homenagem ao guitarrista James Honeyman-Scott, que morreu de overdose aos 25 anos de idade.

FICHA

"The Pretenders - Learning To Crawl"
Data de Lançamento:
1984
Faixas: 10 faixas

Faixa a Faixa:
01. Middle Of The Road 4:08
02.
Back On The Chain Gang 3:44
03.
Time The Avenger 4:47
04.
Watching The Clothes 2:48
05.
Show Me 4:00
06.
Thumbelina 3:12
07.
My City Was Gone 5:14
08.
Thin Line Between Love And Hate 3:33
09.
I Hurt You 4:27
10.
2000 Miles 3:30

Genero: Pop
Style: New Wave

Gravadora: Sire Records Company, WEA International Inc.

TIME THE AVENGER

Música caracterizada pelo bom emprego do baixo, que nos dá a sensação de ouvir essa faixa tocada ao vivo. Como na maioria das canções, a guitarra foi tocada pela Chrissie Hynde.

WATCHING THE CLOTHES

Música com a pegada de rock e blues. A letra é muito engraçada, retrata a história de uma garçonete que dá um duro danado drante a semana e sua“diversão” aos finais de semana é ficar lavando roupas, já que é o único tempo que tem para realizar os afazeres domésticos.

SHOW ME

Baladinha que impressiona devido aos belo vocal que Chrissie Hynde emprega nessa música.

THUMBELINA

Essa é uma faixa peculiar, pois possui fortes influências de folk music, bem diferente de todo o álbum, tornando-se uma música bem experimental.

MY CITY WAS GONE

Música que foi o lado B de “Back On The Chain Gang” e também aproveitada no disco e chegou a ser executada nas rádios dos Estados Unidos.

Mais uma letra autobiográfica de Chrissie, que retrata sua tristeza pela cidade onde passou sua infância, Ohio, que foi praticamente devastada pelo progresso, muita poluição e enormes edifícios, descaracterizando a cidadezinha residencial.

THIN LINE BETWEEN LOVE AND HATE

Essa faixa é uma versão da música de mesmo nome do grupo de Rithym and Blues“The Persuaders”, que fizeram sucesso em 1971. destaque para o piano na introdução da canção.

I HURT YOU

Outra lenta do álbum, que fala sobre arrependimento, frustrações e raivas, seriam momentos vividos pela vocalista?

2000 MILES

Música natalina que foi lançada com single em dezembro de 1983, antecipando para o público o lançamento do disco e fez muito sucesso na Inglaterra, onde até hoje é popular e regravada por diversas bandas. Fez muito sucesso também no Brasil e é bem executada nas rádios.

Um fato curioso é que muitas pessoas pensam que a letra conta a história sobre duas pessoas que se amam e estão a 2.000 milhas de distância na época de Natal, mas na realidade Chrissie compôs a letra contando sobre a distância entre o Pólo Norte (onde vive o papai-noel) e a Inglaterra, um percurso aproximado de 2.000 milhas.

É um álbum maravilhoso de ouvir, do começo ao fim, se tornando um item obrigatório para nós, amantes dos anos 80.

 

Carlos Simões