Notorious

Trilha: A Garota de Rosa Shocking

Capa Vinil

Hoje vamos comentar sobre uma das trilhas sonoras mais importantes da década de 80, ou seja, “A Garota de Rosa-Shocking”, lançado em 1986.

FICHA

"Trilha - Garota de Rosa Shocking"
Data de Lançamento:
1986
Faixas: 10 faixas
Duração: 40 minutos aprox.

Faixa a Faixa:
01. OMD - If You Leave 4:24
02. Suzane Vega - Left of Center 3:32
03. Jesse Johnson - Get To Know Ya 3:33
04.INXS - Do Wot You Do 3:17
05. The Psychedelic Furs - Pretty In Pink 4:40
06. New Order - Shellshock 6:04
07. Belouis Some - Round, Round 4:23
08. Danny Hutton Hitters - Wouldn't It Be Good 3:43
09. Echo & The Bunnymen - Bring On The Dancing Horse 3:58
10. The Smiths - Please Please Please Let Me Get What I Want 1:50



Gravadora: A&M Records

Um dos grandes diferenciais desse álbum é que a maioria das bandas escolhidas são inglesas, tendo ainda a australiana INXS. Tudo isso graças ao gênio John Hughes, que sempre fazia questão que as bandas gravassem os singles especialmente para os filmes, e não aceitava as gravadoras empurrarem o que ele deveria colocar nos filmes. Ele sempre escolhia o que ele mais gostava!

John Hughes comentou que na época as gravadoras americanas tentavam impor que as bandas dos Estados Unidos estivessem na trilha sonora, mas mesmo assim o cineasta não se vendeu, sendo sempre original e apresentando para o mundo inteiro excelentes artistas, provocando a fúria das grandes gravadoras, que perdiam dinheiro, pois as independentes repassavam uma porcentagem bem maior aos artistas.

Além do filme ter sido um estouro de bilheteria, pois os filmes de John Hughes abordavam de forma responsável o comportamento dos jovens, também consagrou a atriz Molly Ringwald como a rainha dos adolescentes, lembrada com muito carinho até hoje em dia. Durante o filme podemos ouvir 3 músicas do New Order, Thieves Like Us (enquanto ela está refazendo o vestido rosa-shocking), Elegia (após o Blane não retornar o telefonema, até a hora em que eles brigam na escola) e Shellshock quando o Duckie está empinando a bicicleta. Fato inédito até então de colocar uma banda alternativa em 3 músicas do filme.

Com a trilha sonora o sucesso também não foi pouco, chegando no topo dos discos mais vendidos.

São 10 faixas ao todo, sendo elas:

IF YOU LEAVE (OMD) – Toca num momento clássico do filme, no baile de formatura, que tornou a cena sensível e emocionante. Foi composta especialmente para o filme e foi o maior sucesso do OMD nos Estados Unidos.

Outro single feito especialmente para o filme

LEFT OF CENTER (SUZANNE VEGA COM JOE JACKSON) – Parceria da cantora que viria a ser mundialmente famosa com a música “Luka” com o pianista Joe Jackson (dono do hit “Stepping Out).

GET TO KNOW YA (JESSE JOHNSON) – É a faixa menos conhecida do album porém não menos importante. Há quem diga que a voz do Jesse Johnson chega a lembrar muito à do Prince.. se ele imitava a voz eu não sei.. mas o visual era quase idêntico.

DO WOT YOU DO (INXS) – Single que impulsionou as vendas do álbum “Listen Like Thieves” pelo mundo afora, pois a trilha foi uma vitrine para bandas, até então, não muito conhecidas pelo grande público.


Disco "Picture" do Psychedelic Furs

PRETTY IN PINK (PSYCHEDELIC FURS) – Música da banda inglesa que havia sido lançada originalmente no disco “Talk Talk” de 1981, que foi regravada em 1986 cm uma nova roupagem musical, especialmente para o filme. Alguns fãs reclamaram na época, alegando que a nova versão estava com “mais cara de rádio”, mas quem puder ouvir e comparar as duas percebe que não há tanta diferença assim, foi estardalhaço de fã mesmo..

 


Single feito especialmente para o Filme

 

SHELLSHOCK (NEW ORDER) – Uma das bandas favoritas do John Hughes, que chegou a comentar que não poderia deixar o New Order de fora, já que os seus álbuns eram maravilhosos, tanto que no filme aparecem outras duas música, “Thieves Like Us” e “Elegia”, porém não lançadas na trilha sonora original. O New Order ficou lisonjeado pela esolha, que foi meio que de última hora e ficaram quase 40 horas no estúdio, pois praticamente o filme estava para ser lançado e a música tinha que estar pronta.

ROUND, ROUND (BELOUIS SOME) – O cantor era famoso pelas suas músicas no estilo New Wave na Inglaterra e recebeu essa oportunidade de mostrar seu trabalho independente.

WOULD’NT IT BE GOOD (DANNY HUTTON HITTERS) – Versão cover do Nik Kershaw, que usava o vocal de uma forma mais suave. A nova versão ficou mais caracterizada pelo uso dos sintetizadores.

BRING ON THE DANCING HORSES (ECHO AND THE BUNNYMEN)
– Sem comentários para essa faixa maravilhosa, que faz parte do álbum “Learn & Sing”, lançada anteriormente em 1985, mas que na verdade foi composta especialmente para o filme, que já vinha sendo produzido no mesmo ano de 1985.

PLEASE, PLEASE, PLEASE LET ME GET WHAT I WANT (THE SMITHS)
– Uma curtíssima (menos de 2 minutos, porém deliciosa melodia de se ouvir, essa faixa encerra o disco em grande estilo com mais uma maravilhosa banda de Manchester.

Em clima de férias e relembrar os bons tempos da sessão da tarde, vale a pena adquirir ou baixar essa trilha sonora por completo, cada faixa vale a pena ser escutada, raramente eu acompanhei alguma trilha que fosse possível ouvir todas as músicas, uma melhor que a outra, aproveitem!!

Carlos Simões