Notorious
Propaganda - A Secret Wish


Parte de Trás do Vinil de "Secret Wish "

Lado A do Vinil de "Secret Wish "

A banda alemã Propaganda surgiu na cidade de Dusselford e foi formada em 1982 por Ralf Dorper (membro da banda pop industrial Die Krupps), Andreas Thein e Suzanne Freytag e pertence ao movimento Synthpop. Posteriormente foram integrados a banda o jornalista Paul Morley, o músico e compositor Michael Mertens e Claudia Brucken como
vocalista.

No reino unido o Propaganda assinou contrato com a ZTT Records, gravadora responsável pelas bandas Frankie Goes to Hollywood e Art Of Noise, e conseguiu alcançar o Top 30 com a faixa Dr. Mabuse. Em 1985 é lançado o memorável e derradeiro álbum ‘’A Secret Wish” produzido por Trevor Horn e Steven Lipson. Letras marcantes, que misturam oposições entre amor, ódio, anti-capitalismo, ultra-romantismo, inveja e sentimentos que destroem a humanidade, além de poemas de tirar o folêgo.
Definitivamente esse álbum alcançou a perfeição musical entre harmonia, letra e arranjos eletrônicos. É preciso escutar várias vezes o álbum para descobrir cada vez mais a atmosfera deslumbrante que ele é capaz de nos envolver.

Mas como tudo na vida não é flores, como já dizia o ditado, a banda teve sérios problemas com a gravadora ZTT Records como compilação de suas músicas sem autorização prévia e não pagamentos dos direitos autorais. A banda só foi receber os seus direitos no ano de 2.000 e cada um de seus integrantes receberam o montante de £182, sendo que a gravadora havia angariado mais de £500.000, 15 anos após o lançamento do álbum.

 
FICHA

  "Propaganda - Secret Wish "
Data de Lançamento:
1º de julho de 1985, 9 faixas, 40 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. Dream Within A Dream (8:04)
02. The Murder Of Love (5:13)
03. Jewel (3:07)
04. Duel (4:41)
05. P–Machinery (3:50)
06. Sorry For Laughing (3:27)
07. Dr. Mabuse (First Life) (4:57)
08. The Chase (4:05)
09. The Last Word / Strength To Dream (3:00)


Produzido por: S.J. Lipson
Mixado por: Lipson e Horn
Fotografia: Corbijin
Gravadora: ZTT

 


Lado B do Vinil de "Secret Wish "

Faixa a Faixa:

Dream Within A Dream

O álbum abre com um momento de reflexão. Trata-se de um belíssimo poema de autoria de Edgar Alan Poe que foi transformado em música, ou, diga-se de passagem, recitado por Suzane Freitag, a outra vocalista da banda. ‘Tudo o que nós vemos ou parecemos não passa de um sonho dentro de um sonho’. Coloque um
fone de ouvido e relaxe ao som desta música, você vai viajar por 09 minutos. Pode-se dizer que se trata de um synth-pop progressivo, se é que existe este termo. Só ouvindo para entender.

The Murder Of Love

Excelente faixa e melodia com batidas consistentes. Marca registrada da banda e que prevalece por todo o álbum. Pop industrial de 1ª linha.

Jewel

Jewel é um pop industrial agressivo e sado-masoquista com um clima gélido e com percussão de Michel Mertens e sintetizadores de Ralf Dorpen desconcertantes. Mas a letra é da doce e angelical ‘Duel’ que nos todos conhecemos? Pois é isso que eu quero dizer, se você ainda não me entendeu, então escute as 02 faixas e fique
impressionado com o que vai ouvir de como uma mesma música seguindo uma mesma melodia e letra pode ser cruel e doce ao mesmo tempo. Amor e ódio andando lado a lado.

Duel

Agora você entendeu o que eu queria dizer. A mesma Claudia Brucken que interpreta a agressiva Jewel, agora se transforma em uma voz angelical. A letra relata as conseqüências de um duelo de inveja, ganância e mentiras. Duel é a música de maior repercussão da banda e indispensável. A versão 12 é belíssima.

Frozen Faces

Um show de ritmos experimentais. Música também indispensável, mas aqui no Brasil a edição em vinil não incluiu esta faixa importante.

P-Machinery

Motor, potência, força, movimento, dirigir. Estes são os 05 comandos. A letra mistura a máquina e o ser humano. Comandos indicam o que devemos expressar. Tudo isto é sintetizado no incrível video clip desta música que aparece a banda como marionetes sendo conduzidas pela máquina, vale a pena conferir. A melodia da música
é fantástica, muito bem construída e seus remixes são arrasadores.

Sorry For Laughing

O clima é mais obscuro, mas mantendo a linha melódica bem definida e vocal determinantes.

Dr. Mabuse

Single de estréia da banda, é uma obra-de-arte absoluta da música eletrônica que recupera o clássico do cinema alemão que Fritz Lang realizou nos anos 20 e que era já um prenúncio da ascensão nazista que ocorreria na década seguinte. Ganhou diversas versões, uma melhor que a outra como ‘Das Testament Des Dr. Mabuse’.
É simplesmente divino. Pode-se dizer que uma banda nunca trabalhou tão bem seus remixes como Propaganda.

The Chase

Por um momento parece que estamos escutando uma versão diferente da clássica ‘Duel’. A banda consegue nos enganar a todo tempo. The chase é magnífica e tem um final interessante. Confiram.

Strength To Dream

Faixa instrumental regada a uma tempestade e que fecha essa obra de arte singular. Tão singular que a banda se dissolveu pouco anos depois deixando sua marca expressiva, como se fosse um projeto com o intuito de ser único e pra sempre, mas aí fica uma pergunta que não quer se calar. Como seriam os trabalhos seguintes? Na verdade a banda voltou a gravar em 1990 somente com 01 integrante da formação do 1º álbum, o percussionista Michael Mertens, O nome do álbum é ‘1234’,fazendo alusão a introdução de Jewel, mas nada tem haver com a sonoridade impecável de ‘A Secret Wish’.

‘A Secret Wish’ é um trabalho tão conceitual que no mesmo ano de 1985 ganhou um álbum com as versões 12 intitulado ‘ Wishful Thinking’ onde os remixes ganham um nome semelhante ao título original. Imperdível. E como se ainda não bastasse em 2.002 sai outro álbum com mais versões diferentes com o nome de ‘Outside World’.

Confesso a todos que fazer esta matéria sobre essa maravilhosa banda e sua passagem meteórica pelos anos 80 me fez conhecer melhor o álbum ‘A Secret Wish’ e descobrir que a banda não é uma One Hit Wonder como alguns pensam, onde só fez sucesso com ‘Duel’.

Recomendo a todos que escutem essa obra de arte e seus remixes e depois comentem o que acharam.

1234 ... eye to eye!




Reinaldo Varani