Notorious

Pet Shop Boys - Actually


Verso do Vinil de "Actually"

Lado A

O ano de 1987 foi muito especial para a dupla inglesa Pet Shop Boys: empolgados pelos prêmios recebidos no Brit Awards e Ivor Novelo Awards ambos pela música “West end Girls”, eles lançaram seu terceiro álbum “Actually”.

Seu primeiro single “It´s a Sin” alcançou o primeiro lugar nas paradas porém causou muita dor de cabeça à banda que foi processada por plágio da musica “Wild World” do cantor “Cat Stevens”. Apesar da polêmica a banda ganhou este processo, ganhando ainda, uma indenização por danos morais que foi doada à instituições de caridade.

O álbum teve 4 singles (“It´s a sin”, “Rent”, “What have I done to deserve this?” e “Heart”) nas listas do Top10 singles no Reino Unido. Seu estilo musical é muito semelhante ao primeiro álbum da banda “Please”, porém contou com uma produção muito mais elaborada, o que auxiliou no sucesso do álbum.


Tamanho foi seu sucesso que o período compreendido entre o lançamento de “Actually” até o lançamento do álbum “Introspective ” é chamado entre os fãs e a própria banda como “Imperial Age” (Era Imperial).

A versão remasterizada de “Actually” foi lançada em 2001 com o titulo “Actually / Further Listering 1987 – 1988 ”. Além das musicas originais remasterizadas o álbum vem com um CD extra com vários B-sides, remixes e musicas inéditas.


Lado B
CD extra da versão remasterizada (Further Listening 1987 - 1988)

01 . I want to wake up (Breakdown mix)
02 . Heart ( Shep Pettibone version)
03 . You know where you went wrong
04 . One more chance (seven inch mix)
05 . It´s a Sin (Disco Mix)
06 . What have I done to deserve this?
07 . Heart (Disco Mix)
08 . A new life
09 . Always on my mind (demo version)
10 . Rent (seven inch mix)
11 . I want a dog
12 . Always on my mind (Extend dance mix)
13 . Do I hate to?
14 . Always on my mind (Dub Mix)

 
FICHA

  "Pet Shop Boys - Actually "
Data de Lançamento:
07 de setembro de 1987.
10 faixas, 47 minutos, aprox.

Faixa a Faixa:
01. One More Chance (5:28)
02. What Have I Done To Deserve This? (4:21)
03. Shopping (3:37)
04. Rent (5:07)
05. Hit Music (4:44)
06. It Couldn't Happen Here (5:19)
07. It's A Sin (4:59)
08. I Want To Wake Up (5:08)
09. Heart (3:57)
10. King's Cross (5:09)

Produzido por: Julian Mendelsohn e Pet Shop Boys
Engenheiro de som: David Jacob e Julian Mendelsohn
Gravadora: Parlophone

Algumas faixas de Actually:

Rent: Uma belíssima canção que fala da dependência que se pode criar dentro de uma relação: econômica, sentimental ou emocional;

It´s a Sin: Polêmica, ela retrata o ressentimento que Neil Tennant desenvolveu pela educação católica em sua formação acadêmica. Seu vídeo, que teve a direção de Derek Jarman, faz uma alusão aos sete pecados capitais;

What have I done to deserve this?: Com participação da cantora Dusty Springfield, deveria ter sido lançada no álbum de estréia da banda, porém devido à agenda da cantora e a insistência da banda na participação da mesma na gravação, a musica acabou saindo no terceiro álbum.

Heart: Quarto e último single de Actually, música que fala sobre o amor, sobre o fato que toda vez que eu vejo a pessoa que eu amo, eu sinto uma reação estranha, ótima música hit de pista.

I Want to Wake Up & Shopping: Estas não fizeram tanto sucesso como as anteriores mas merecem destaque no álbum.

 

Cláudia Villalobo