Notorious

Pet Shop Boys - Please


Encarte de Please

Vamos falar do álbum de estréia deste duo maravilhoso que nos brindou nos anos 80 com hits que marcaram época nas pistas de dança e nas rádios.

A dupla tinha realmente tudo para dar certo, pois a inclinação musical entre Neil Tennant e Chris Lowe eram evidentes. Neil desde os 11 anos de idade era compositor e posteriormente começou a tocar violão e cantava em uma balada folk. Já Chris sempre tocou trombone e piano.

Foi em 1981 em uma feira de eletrônicos em Kings Road que esses dois mestres do
technopop se encontraram pela primeira vez e o gosto musical por sintetizadores veio a tona. De uma simples conversa surgiu o desejo de fazerem uma parceria e no
apartamento de Neil Tennant começaram a compor suas músicas e também em um estúdio em Candem Town.

Lado A do Vinil


O duo optou primeiramente pelo nome de ‘West End’ nome esse tirado de uma região de Londres e depois decidiram mudar o nome para Pet Shop Boys devido a amigos de Chris Lowe que trabalhavam em uma loja de animais de estimação (Pet Shop).

Como Neil Tennant trabalhava para a revista Smash Hits, aproveitou a ocasião em
que foi enviado para fazer uma entrevista com a banda The Police e conheceu o
produtor Bobby Orlando, o qual concordou em produzir a primeira versão do single
‘West End Girls’. A música foi executada em clubes de Los Angeles e San Francisco e com razoável sucesso na Europa e através disso o duo tratou de procurar uma gravadora e então assinam em 1985 com a Parlophone.

Em julho de 1985 lançam o segundo single Opportunities (Let’s Make Lots Money)
chegando ao 11º posto no Reino Unido.

Neil e Chis resolvem então fazer uma releitura do 1º single ‘West End Girls’ e procuram dessa vez o produtor Stephen Hague, lançando-o em outubro de 1985 e dessa vez alcançando em janeiro do ano seguinte na Inglaterra e Estados Unidos a marca de um milhão e meio de cópias vendidas.

 
FICHA

  "Pet Shop Boys - Please"
Data de Lançamento:
1986, 10 faixas

Faixa a Faixa:
01. Two Divided By Zero (3:33)
02. West End Girls (4:47)
03. Opportunities (Let's Make Lots Of Money) (3:44)
04. Love Comes Quickly (4:19)
05. Suburbia (5:07)
06. Tonight Is Forever (5:05)
07. Violence (4:28)
08. I Want A Lover (4:05)
09. Later Tonight (2:49)
10. Why Don't We Live Together? (4:47)

Gravadora: EMI

 


Lado B do Vinil

O terceiro single é ‘Loves Comes Quickly’ lançado em 24 de fevereiro de 1986 e na sequência é lançado o álbum ‘Please’ atingindo o 7º posto na parada Bilboard 200 e o posto de número 37 do Top R&B/Hip Hop Albuns.

O título ‘Please’ tinha a intenção de que o comprador pedi-se ao lojista “Por Favor vocês tem o ábum do Pet Shop Boys?’’ e parece que a idéia deu certo . As letras das músicas tinham como temas a violência urbana que pode ser observada no single seguinte ‘Suburbia’, a ansiedade existencial, consumismo de ostentação evidentes no single ‘Opportunities’.

As letras irônicas de Neil Tennant ora pendendo para o homossexualismo e ora para o heterossexualismo é o ponto forte do álbum.

 

Reinaldo Varani