Notorious
Roxette - Look Sharp

 


Look Sharp, lançado em 19 de Outubro de 1988, é o segundo álbum da banda sueca Roxette, formada por Marie Fredriksson e Per Gessle. A dupla se formou em 1986, mas antes disso, ambos eram artistas de sucesso na Suécia. Per tinha uma banda cahamada Gyllene Tider, formada em 1977, onde Marie fazia algumas participações especiais nos vocais.

FICHA

Roxette - Look Sharp
Data de Lançamento:
1988
Número de Faixas: 12
Estilo: Synthpop
Tempo Aproximado: 54 minutos

Faixa-a-Faixa:
Lado A
01. The Look - 3:56
02. Dressed For Success - 4:11
03. Sleeping Single - 4:39
04. Paint - 3:29
05. Dance Away - 3:25
06. Cry - 5:05

Lado B
01. Chances - 4:07
02. Dangerous - 3:48
03. Half A Woman, Half A Shadow- 3:33
04. View From A Hill -3:39
05. Shadow Of A Doubt - 4:13
06. Listen To Your Heart - 5:27

Produtor – Adam Moseley e Clarence Öfwerman


Gravadora: EMI Svenska AB

O primeiro álbum da banda, Pearls of Passion, foi lançado em 1986, somente na Suécia. A dupla teve realmente sucesso fora da Suécia com o álbum Look Sharp, e a história de como isso aconteceu é bastante curiosa. As rádios Suecas começaram a tocar a faixa The Look, e a banda então estourou na Suécia. Um estudante norte-americano de Minneapolis, Dean Cushman, estava na Suécia como estudante de intercâmbio. Cushman se apaixonou pela sonoridade da faixa que tocava em todas as rádios do país e comprou uma cópia do álbum. No final de 1988, ele levou essa cópia para os EUA. Lá chegando, implorou para que um DJ da rádio KDWB 101,3 FM tocasse a música. A partir daí, cópias em fitas cassete da canção The Look foram espalhadas pelos EUA. De repente, o Roxette tinha um Single de sucesso nos EUA sem que nenhum produto oficial tivesse sido lançado no país. Quando o single foi finalmente lançado por lá,atingiu #1 no Billboard 200, e o álbum estreou no Billboard Hot 100 como número 50, um feito incomum para um artista novato na época, e rapidamente subiu à posição 23. Na Inglaterra, o álbum atingiu #4, onde ficou por 53 semanas, e foi também certificado Platina. Na Suécia, foi o segundo maior álbum em vendas da história da música Sueca, atrás somente de Arrival, do ABBA. O álbum alcançou Platina e até mesmo Ouro em vários países ao redor do mundo.


Deste álbum também saíram os Singles Chances, Dressed for Success(#14 nos EUA), Listen to your Heart (#1 nos EUA), e Dangerous (#2 nos EUA). O album foi certificado como album de platina nos EUA, vendendo mais de 10 milhões de cópias no mundo todo.

A mágica de Look Sharp é que mesmo em canções tristes como Sleeping Single, os arranjos geralmente previnem a música de se tornar demasiadamente açucarada. Em algumas canções como Dance Away, emoções mais “amargas” como “dançar para longe de um relacionamento ruim” são atenuadas por uma batida alegre de sintetizadores.

Em todo o álbum, refrões poderosos o tornam leve, e realmente são 50 minutos muito divertidos.

Patricia Neves