Notorious
Simple Minds - New Gold Dream (81, 82, 83, 84)


Capa do vinil

Lançado em 1982, o sexto álbum do Simple Minds, NEW GOLD DREAM (81,82,83,84), foi literalmente um divisor de águas pra história da banda. Com o auxílio do produtor musical Peter Walsh, a banda conseguiu nesse álbum uma sonoridade mais requintada, conseguindo grande prestígio no cenário musical da época. Desse modo, a banda se incluiu na categoria de banda New Romantic, assim como outras bandas de sucesso da época como o Duran Duran.

Nesta fase, a banda começa a sofrer com algumas mudanças em sua composição. Alguns integrantes anunciaram sua saída. Primeiro foi Brian McGee que era baterista da banda e ajudou muito na direção do álbum e alegou cansaço das turnês. Em seu lugar entrou o baterista Kenny Hyslop que também saiu do grupo. Após a saída de Hyslop, entra Mike Ogletree que também não permaneceu por muito tempo.

Ainda confiante em conseguir um músico fixo para assumir as baquetas da banda, o grupo não desiste de achar alguém pra assumir o lugar de Mike Ogletree e enfim, o cargo foi dado a Mel Gaynor que a partir de então, se tornaria o baterista permanente do grupo. Mesmo com a pouca permanência na banda Mike Ogletree também participou da gravação do álbum assim como Mel Gaynor.


Contra-capa do vinil

Entre saídas e reposições de seus integrantes, o álbum não sofreu com essas mudanças, pelo contrário, o sucesso do álbum foi tanto que a banda conseguiu emplacar vários singles, dentre eles, “Promisse You a Miracle” que é considerado o primeiro grande sucesso da banda ,foi hit em diversos países europeus e alcançou o Top 20 do Reino Unido e o Top 10 da Austrália juntamente com e “Glittering Prize”, que também é uma maravilha musical à parte.Considerado um dos grandes clássicos da banda “Someone, Somewhere In Summertime” também estourou nas paradas de sucesso .

Contudo, a faixa "Hunter and the Hunted" foi executada em um solo de sintetizador pelo tecladista de Jazz Herbie Hancock. Nesta fase, a banda se torna muito conhecida do público e conquista milhares de fãs , inclusive chegou a contrariar alguns fãs mais antigos devido sua grande repercussão comercial ,e toda esse estouro comercial fez com que o grupo fosse convidado para participar de grandes festivais europeus.

FICHA

Simple Minds - New Gold Dream (81, 82, 83, 84)
Data de Lançamento:
13/09/1982
Número de Faixas: 9
Estilo: Technopop / New Romantic
Tempo Aproximado: 46 minutos

Faixa-a-Faixa:

01.
Someone Somewhere (In Summertime)
02. Colours Fly And Catherine Wheel
03. Promised You A Miracle
04. Big Sleep
05. Somebody Up There Likes You
06. New Gold Dream (81-82-83-84)
07. Glittering Prize
08. Hunter And The Hunted
09. King Is White And In The Crowd

Capa - Malcolm Garrett
Engenheiro de Som - Peter Walsh
Fotografia [Capa] - Jamie Morgan
Produção - Peter Walsh
Sintetizadores e Programação: Charles Burchill e Michael MacNeil

Gravadora: Virgin Records

Faixa - a - Faixa


1 - Someone Somewhere in Summertime
abre o álbum ao melhor estilo New Romantic trazendo o que realmente a banda queria em relação a esse trabalho, algo mais pop e comercial.


Capa do Single - Promised a Miracle

2 - Colours Fly and Catherine Wheel - Sintetizadores, guitarras e baixo muito bem trabalhados nesta faixa, uma canção brilhante para ser apreciada pra quem curte um estilo mais pop rock, porém, sem perder a essência new romantic.

3 - Promised You a Miracle - Música mais dançante do álbum, que atingiu o Top 20 no Reino Unido e o Top 10 na Austrália.

4 - Big Sleep - Uma maravilha New Romantic que começa com teclados extremamente criativos e uma sonoridade melancólica que segue a música até o seu fim,Jim Kerr com sua voz única, dá um atrativo a mais na música.


Capa do Single Someone, Somewhere (in Summertime)

5 - Somebody Up There Likes You - Faixa instrumental muito bem produzida e que agrada em sua sonoridade.

6 - New Gold Dream - Tema título do álbum na era revolucionária dos sintetizadores , onde a sonoridade dos synths foi aplicada de maneira perfeita fazendo uma música de extrema qualidade, aliás os sintetizadores e a guitarra eram um casamento perfeito nessa banda.





Capa do Single Glittering Prize
7 - Glittering Prize - Assim como Someone Somewhere in Summertime, esta faixa é um pouco mais pop mais sem dúvida uma das melhores do álbum.O ritmo que Jim Kerr impõe na música é de extrema inspiração, realmente um clássico dos anos 80 e uma letra que é praticamente uma verdadeira poesia.

8 - Hunter and the Hunted - Mais uma vez a perfeição rítmica toma conta do álbum com teclados perfeitos fazendo qualquer fã delirar. Nessa faixa, o tecladista de Jazz Herbie Hancock, executou magnífico solo de sintetizador.

9 - King Is White and in the Crowd – Fechando com chave de ouro, a última música do álbum possui em sua estrutura uma qualidade surpreendente, criativa e inovadora advinda do synth com batidas levemente pulsantes , adentrando suavemente aos nossos ouvidos.



Fernando Krafty