Notorious
Simple Minds ‎– Street Fighting Years

 


Após um longo período em turnês pelo mundo, o Simple Minds entrou novamente em estúdio para gravar o álbum politicamente carregado Street Fighting Years.

Lançado em 1989, o primeiro single do álbum a canção Belfast Child tem 6 minutos de duração e foi baseada na canção celta "She Moved Through the Fair", Belfast Child chegou a primeira posição nas paradas do Reino Unido, este single foi uma expressão da banda em apoio à campanha de libertação do refém irlandês Brian Keenan, sequestrado pela Jihad Islâmica.

O Álbum chegou a primeira posição recebendo muitos elogios da crítica, incluindo as raras cinco estrelas da Q Magazine mas, recebeu uma crítica menos positiva da Rolling Stone que não viu com bons olhos o refrão positivo da canção "Mandela Day".
FICHA

"Simple Minds ‎– Street Fighting Years"
Data de Lançamento:
1989
Número de Faixas:10
Estilo: Synthpop
Tempo Aproximado: 58 minutos

Faixa-a-Faixa:


Lado A
01. Street Fighting Years - 6:26
02. Soul Crying Ou - 6:07
03. Wall Of Love - 5:20
04. This Is Your Land - 6:22
05. Take A Step Back - 4:23

Lado B
01. Kick It In - 6:11
02. Let It All Come Down - 4:56
03. Mandela Day - 5:45
04. Belfast Child - 6:42
05. Biko - 7:34





Gravadora: Virgin


Segundo o crítico Mark Coleman ao cantar "Mandela's Free" repetidamente no refrão celebratório da canção, Kerr cria a impressão tragicamente errônea de que Nelson Mandela já foi libertado, exatamente o que as autoridades em Pretória gostaríamos que acreditássemos somente no final da música fica realmente claro que ele ainda está preso, quando é cantado "Set Mandela Free" ("Libertem Mandela").



Esta canção foi composta especialmente para o concerto em homenagem aos 70 anos do então ativista e preso político Nelson Mandela.

O Single "This is your Land" foi escolhido como o principal single dos Estados Unidos, porém mesmo com a participação de Lou Reed, o single não conseguiu deixar alguma marca nas paradas pop.

Nanda Ramona